Pesquisar

15 de agosto de 2009

RECUPERAÇÃO DE ARQUIVOS EXCLUÍDOS

Hoje passei um aperto danado. Sem querer apaguei arquivos importantes. Tenho o costume de apagar minhas coisas sem mandá-las para a lixeira, usando a tecla crtl (o que força a exclusão definitiva). Bem, foram quase 100Gb de dados sem querer. Entrei em desespero.

Sou analista de sistemas e já conhecia os conceitos de gravação usados nos discos: uma vez que você os tenha excluído, eles ainda podem ser recuperados porque na verdade apenas a existência deles no filesystem do disco é que é excluída. Os bits dos dados de todos os seus arquivos continuam ali, gravados, até que você grave outra coisa por cima. Eles simplesmente ficam marcados como desocupados, e quando um dado novo precisa de espaço para ser armazenado é que ele realmente é limpo.

Ou seja: se você acabou de apagar alguma coisa sem querer de seu disco, não se desespere, apenas tome cuidado para NÃO GRAVAR MAIS NADA ATÉ QUE TENHA RECUPERADO SEUS ARQUIVOS, porque a ocupação dos bits nas trilhas do disco são meio aleatórias e não tem como garantir que o espaço antes ocupado por seu arquivo apagado não será ocupado.

Mesmo que só uma pequena parte do espaço do seu arquivo tenha sido ocupada, a possibilidade de recuperá-lo de forma íntegra é quase nula, porque os dados desta forma são corrompidos.

Assim, se você acabou de apagar os dados, não grave mais nada e procure imediatamente um software de recuperação de dados excluídos no Google.

Eu achei vários softwares, todos pagos e cuja versão shareware tem sérias limitações. Então, como sou da comunidade de software livre (mais como usuário do que como desenvolvedor) procurei mais um pouco, e encontrei o Easeus Deleted Recovery, que é um software totalmente freeware (pelo menos até a presente data) e que incrivelmente recuperou TODOS os mais de 100Gb de dados que eu havia excluído. Simplesmente perfeito! O site para fazer o download dele é http://www.easeus-deletedrecovery.com.


O software é bastante simples e pequeno. Faça o download, instale-o e execute-o. Ele vai lhe perguntar qual disco você deseja varrer em busca de arquivos excluídos. Você informa qual é e ele mostra estes arquivos, pedindo que você selecione qual deles deseja restaurar. Após isso você informa em qual pasta deseja armazenar a restauração e pronto! Ele recupera os dados!



Mas atenção: é recomendado pelo pelo próprio software que você salve a restauração em um disco diferente do disco de origem (aonde estavam os dados excluídos) para evitar problemas de restauração (afinal a restauração poderia sobrepor a trilha de algum arquivo excluído da própria restauração).

O software é bastante simples e descomplicado, gostei bastante! Funciona com Windows Vista (acho que com versões anteriores do windows também) e no caso fiz a restauração direto de minha unidade de backup IOMEGA EGO de 1Tb, que tem conexão USB 2.0. Não tive dores de cabeça alguma com ele. Recomendo!

Mas note que este software só consegue recuperar dados que estejam em seu computador, arquivos! E-mails que você usa direto na Web (hotmal, Yahoo mail, Gmail, etc) assim como arquivos hospedados em servidores cujo filesystem você não tem acesso não podem ser recuperados. Alguns tipos de software de e-mail instalados em seu computador também não serão de fácil recuperação.

Esta recuperação que citei aqui compreende recuperações como, por exemplo, quando você apaga sem querer uma pasta do seu disco cheia de fotos, ou seus documentos de texto, ou suas músicas MP3.

Espero que tenha ajudado.Justificar

0 comentários: