Pesquisar

25 de agosto de 2009

O FILME DA LONTRA

Essa o meu irmão, quando ler, vai pirar. Esse é provavelmente uma das histórias mais antigas que eu tenho, ao lado da história do E.T..


Eu não sei quem era o responsável por escolher os filmes da Sessão da Tarde na rede globo nos anos 80, quando eu era criança. Haviam algumas pérolas ali, mas pensando bem hoje, os filmes eram muito, MUITO DEPRESSIVOS (será que isso está ligado á minha depressão?).


Bom, um monte de vezes eles passaram este filme da lontra, que eu descobri agora ser um filme de 1969 chamado RING OF BRIGHT WATER (no Brasil ele teve dois nomes: “Minha Amiga Lontra” e “A Lontra Travessa”), baseada na história real de um cara chamado Gavin Maxwell, que realmente conviveu com lontras durante anos, e que é conhecido por disseminar conhecimento sobre estes animais. Ele teve uma morte trágica no mesmo ano em que este filme foi lançado.



Eu não me lembro de quase nada da história. O que lembro vou contar:


Um cara tem uma lontra. Ele passa altos problemas devido a ela, que arma muita encrenca. Ele fica deprimido por causa disso. Tem-se um conflito (não real, mas um conflito aonde o personagem tem que resolver seus problemas na trama). Depois e muito trabalho ele resolve a treta. Então, andando por uma estrada com a lontra, todo feliz da vida por ter resolvido tudo finalmente, brincando com ela, a lontra entra em uma valeta que um homem estava cavando com uma picareta.


O HOMEM METE A PICARETA NA CABEÇA DA LONTRA. A LONTRA MORRE DE UMA FORMA HORRÍVEL. O CARA FICA DESESPERADO COM A LONTRA MORTA. O CARA DA PICARETA PEDE DESCULPAS E VOLTA AO TRABALHO. FIM!!!


MEU DEUS! Isso lá é filme pra se passar para uma criança ver??? Eu fiquei deprimido a beça com essa história!!! Devo ter chorado muito! Hoje vi a classificação do filme no IMDB e lá diz que o filme é UMA COMÉDIA!!! Dramática, mas ainda assim, comédia!


Eu vi “Pequena Miss Sunshine”. Eu vi “Os Excêntricos Tenenbaums”. Aquilo sim são comédias dramáticas. Agora chamar Ring of the Bright Water de “comédia dramática” é demais... devia ser chamado de “drama sarcástico”, porque o sarcasmo é fazer você se apaixonar pela lontra e depois vê-la morrer com uma picareta na cabeça.

5 comentários:

A tempos vinha procurando por esse filme, concordo com você pois o final é tão trágico que até hoje não esqueci dele. Outro tabém que é dureza é o filme Old Yeller em português " O meu melhor companheiro" acredito que quando ler o comentário da história se lembrará do cachorro e do final trágico de quando ele se atraca com um lobo para defender a família e contai raiva e no final o menino é obrigado a matá-lo com um tiro, filmes trágicos pra fazer rir e chorar.

Silvino, cara, não lembro exatamente deste gilme não, mas ao mesmo tempo essa trama do cachorro pegar raiva e ser sacrificado pelo menino não me é estranha. Devo ter visto quando criança e apagado da memória pelo trauma.

Eu me lembro desse filme: vi várias vezes na Sessão da Tarde. Tem imagens e música muito bonitas. É um filme entre engraçado e triste. Achei muito bom.

Heheh... se tu não fala eu nem lembrava. Esse foi um doa filmes que construíram minha personalidade (feliz, ou, infelizmente) ao lado de O velho e o mar, curtindo a vida a doidado, Picardias estudantis e o classico Clube dos Cinco. Bons tempos, bons tempos....

Consegui encontrar esse filme hoje (16/10. Mas não pelo seu blog, consegui encontrar graças ao seu blog o nome em português.
Nossa eu me lembro com se fosse ontem, eu criança todo feliz assistindo o filme, quando acontece aquele final trágico. Horrível o fim mas eu adorei o filme.