Pesquisar

31 de agosto de 2009

DISNEY COMPRA A MARVEL

Disney anuncia compra da Marvel por US$ 4 bilhões


A Walt Disney Co. anunciou nesta segunda-feira que fechou um acordo para comprar a Marvel Entertainment Inc. em troca de pagamento em dinheiro e ações no valor de quatro bilhões de dólares. "Acreditamos que somando a Marvel a um único portfólio de marcas da Disney teremos significativas oportunidades de crescer e criar valor a longo prazo", declarou o presidente e diretor executivo da Disney, Robert Iger.
  • O personagem da Marvel Homem-aranha em cena do filme de 2001; Disney adquire os direitos

O diretor executivo da Marvel, Ike Perlmutter, também comemorou a negociação: "A Disney é o lar perfeito para o arquivo de personagens da Marvel, dada sua provada habilidade para ampliar a criação de conteúdos e empreendimentos. "Esta é uma oportunidade sem precedentes para a Marvel de fortalecer sua vibrante marca, tendo acesso à formidável organização global e infraestructura da Disney em todo o mundo", completou.

Além de Homem-aranha, Homem de Ferro e X-Men, o elenco de mais de 5.000 personagens da Marvel inclui o Capitão América, o Quarteto Fantástico, Thor, entre outros. Disney e Marvel anunciaram que os acionistas da Marvel receberão 30 dólares por título em dinheiro e aproximadamente 0,745 de ação da Disney por cada ação da Marvel.

Com base na cotação de fechamento da ação da Disney na sexta-feira passada, o valor da negociação é de 50 dólares por cada ação da Marvel ou aproximadamente quatro bilhões de dólares. Perlmutter continuará supervisionando as propriedades da Marvel, que incluem Marvel Studios, Marvel Animation e Marvel Comics, e "trabalhará diretamente com linhas globais de negócios da Disney para (...) integrar o patrimônio da Marvel", completa o comunicado.

(* Com informações da AFP)


Eu nunca vou me esquecer do fato de J. R. R. Tolkien ter deixado em seu testamento uma condição muito clara quanto aos direitos de seu maior sucesso, "O Senhor dos Anéis": o de que ele nunca fosse repassado à Disney ou a qualquer uma de suas subsidiárias ou empresas para qualquer tipo de adaptação.

O motivo é bastante claro se você assistir às adaptações que a Disney costumava (e costuma) fazer. Veja "O Caldeirão Mágico", uma adaptação que ela realizou sobre os 2 primeiros livros da série "As Crônicas de Prydain", de Lloyd Alexander (os quais li todos). A Disney defecou em cima da obra! Descaracterizou personagens, mudou a trama e colocou seu "padrão de qualidade", fazendo um belo exemplo de animação Disney, mas com uma história muito infantil. Seria como adaptar "Star Trek" para crianças de 6 a 10 anos de idade. Os personagens cantariam em certos trechos, muitas tramas desapareceriam e seriam alteradas, as crianças iam adorar mas seria uma descaracterização imensa da obra original, a tal ponto de ser classificada como sacrilégio.

A Disney tem uma imagem a zelar, tem um público. Ela tem um tipo de identidade conceitual, uma forma de contar histórias, que é muito forte e é mantida como aquilo que faz dela o que ela é. Não tiro dela este mérito. É uma empresa enorme, um conglomerado de entretenimento que faz games, cinema, animação, quadrinhos, livros, parques de diversão e nem sei mais o que.

Comprar direitos e alterar obras no entanto é um de seus "modo operante". E é por isso que eu fico preocupado com esta notícia. A curto e médio prazo nada mudará, mas a longo prazo fico imaginando como será o Wolverine da Disney, ou o Hulk, ou os X-Men. Já pensou em incluir o personagem Howard (O Super Pato) em Patópolis?

Mas ao mesmo tempo tenho algumas esperanças. Fico pensando se a Disney não está comprando a marca Marvel justamente para fazer coisas que ela não podia fazer sob a marca Disney, ou seja, atingir um público adolescente e adulto. Quem sabe eles não fazem as coisas certas? Já imaginou filmes dos X-Men feitos pela Pixar (que faz parte do conglomerado Disney)? Seria demais!

Infelizmente a esperança em casos como este parecem sempre tolas. O que eles querem é fazer dinheiro. E se acharem que terão que violar a integridade ideológica da Casa das Idéias em um estupro conceitual, não pensarão duas vezes para tal.

0 comentários: