Pesquisar

23 de junho de 2008

POSOCUPAÇÃO

Meu sogro está na UTI. Houveram complicações, da bexiga estourada devido ao entupimento de sondas até a queda de plaquetas e conseqüente dificuldade de coagulação (exigindo ai uma transfusão). Ele foi para a terceira cirurgia em uma semana e agora vai ser pelo método tradicional, com incisão pelo abdômen.


Minha sogra está abalada, e com razão: era para ser um procedimento simples e rápido, mas já se arrasta a mais de uma semana e já passou por dois hospitais. Eu particularmente me pergunto se não houve algum erro médico, porque estas coisas não deviam estar acontecendo. Minha mãe mesmo me disse que não importa se meu sogro é quem pediu por este tipo de procedimento em detrimento à cirurgia convencional. O médico é quem sabe o que é melhor e mais seguro, e não o paciente. Se ele foi condizente, é responsável pelas conseqüências sob pena de, no mínimo, ter agido de maneira negligente.


Então se você é alguém pesquisando sobre qual procedimento deve adotar para sua próstata, caso tenha que haver uma intervenção, sinceramente eu não recomendo em nada aquela que eles dizem ser menos invasiva, que é aquela por furos no abdômen ou pelo canal da uretra. A boa e velha cirurgia tradicional me parece ser a melhor em diversos aspectos. Ela pode ser mais intrusiva e demandar um tempo maior para a recuperação (repouso), mas eu descobri que nos demais procedimentos é impossível remover a próstata completamente, e isso causa certos problemas como sangramentos, que coagulados, podem entupir sondas urinárias ou o próprio canal da uretra. Na cirurgia convencional é possível remover tudo e cauterizar a região com maior precisão, evitando isso.


Fizeram dois procedimentos que não adiantaram em nada, só o fizeram sofrer (bastante) a toa. Porque? Porque tanta coisa a toa? Esperamos em Deus que após esta cirurgia tudo se resolva e ele se recupere, podendo voltar para casa logo. Mas que está estranho, está.


Se preocupação é se ocupar previamente em pensar sobre coisas que ainda não ocorreram, neste aspecto estamos vivendo uma posocupação. Que termine hoje em nome de Jesus, por meu sogro que está sofrendo tanto no hospital, por minha sogra que está sofrendo em casa por ele e por minha esposa, que tem sido forte mas que eu sei que está preocupada a beça também.

0 comentários: