Pesquisar

19 de junho de 2008

É MELHOR PENSAR DUAS VEZES...

...antes de dar uma de machão e dizer não.

Se existe uma coisa que eu detesto é ficar doente. Imagino que seja o mesmo com todos. Então você saberá o quão aflito estou com uma situação que vem se arrastando a quase 2 semanas: a próstata do meu sogro.


É uma história épica que vai entrar para os anais (não literalmente) da história familiar. Comecemos:


Era uma vez um homem que tinha a cabeça tão dura, mas tão dura que, dizem as lendas, foi nele que se inspiraram para fazer aquele repente que diz “lá vem aquele cabra da peste – que com cinco cabeçadas quebrou o nordeste”. Se bem que este homem é mineiro, mas isso não vem ao caso.


Este homem sempre teve abominação a médicos e remédios, e preferia tomar Dreier ao invés de qualquer remédio. Decisão sábia até certo ponto, mas perigosa.


Bem, após alguns anos percebendo que estava com certos sintomas urinários, ele visitou um urologista, que ao ver a idade do infeliz, deu-lhe uma bronca e tanto ao constatar que sua próstata estava muito maior que o esperado: “o senhor está atrasado 15 anos para este exame”. Sim, no passado ele não pensara duas vezes antes de bancar o "machão que não precisa ir ver o dotô" e quebrou a cara, ou melhor, o sistema urinário. Sim. Ele fez uma besteira enorme. Não fez o único exame que todo homem com mais de 40 anos e que ama a sua própria vida deveria fazer sem pestanejar: o abominável exame de toque.


Biópsias a parte, realizadas mais tarde, constataram que, felizmente, o crescimento era benigno. Cabeça dura e sortudo até certo ponto. Deixou estar, como é de seu feitio, e foi vivendo a vida com seu novo problema da mesma maneira "regrada" com que viveu após um infarto anos atrás: regado a azeite, lingüiça, torresmo, picanha, cerveja, vinho e alho, muito alho. Deus tem piedade dele com certeza.


Certo dia, sem aviso prévio, ele para de urinar. Toca para o pronto socorro, e coloca-se uma sonda, que em meus piores pesadelos (e no de muitos outros homens também) me visita. Após exames, constata-se que sua próstata obstruía o canal da uretra, afinal, estava 70% maior que o normal. Foram várias idas e vindas ao pronto socorro, até a decisão da adoção de um procedimento chamado “raspagem”.


Este procedimento é outro com o qual eu tenho pesadelos horríveis. Não ocorrem incisões externas para acessar a bendita glândula, pois se utiliza o próprio canal da uretra, com câmeras e bisturis especiais. Deus do céu... e tudo isso para remover apenas 30% daquela desgraça! Tudo bem que (dizem) a recuperação é mais rápida e menos dolorosa com este procedimento, mas a simples idéia de enfiarem um tubinho no meu pau me causa dores e aflições primitivas.


Foram 30 minutos de cirurgia com anestesia peridural, e 5 horas de recuperação, com quedas vertiginosas de pressão, arritmias cardíacas e todo o show pirotécnico a que se tem direito, inclusive com entubamento. De nada adiantou passar por todo este perrengue, porque o mandaram para casa 2 dias depois e ele simplesmente voltou ao PS quase que imediatamente: continuava sem conseguir urinar.


Mais idas a hospitais, com minha esposa servindo de motorista a qualquer hora e dia. Meu sogro surtando (de dor) no atendimento do hospital, dando bronca em enfermeiros, batendo boca com equipes médicas... um show de horrores. Por fim, ontem ele foi internado no hospital da Unicamp em Sumaré e ontem mesmo fez a cirurgia. Não sei quanto tempo ficará lá, mas que seja o necessário para se recuperar bem desta vez.


A cirurgia foi do mesmo tipo que a anterior, mas desta vez para extirpar 100% da próstata, segundo o médico (o mesmo da primeira cirurgia). Se não for desta vez, é melhor criar uma segunda saída para a bexiga poder se aliviar. Pelo umbigo, quem sabe...


Com esta coisa toda, andei pesquisando a respeito, e descobri uma coisa. A próstata de todo homem cresce. DE TODO HOMEM. Isso é natural e não dá pra impedir. O problema é quando a taxa de crescimento é anormal, causada por inflamações, infecções, fatores genéticos ou o maldito câncer. Se a pessoa faz o exame e é detectado algo no começo, a maior parte das vezes basta a pessoa tomar um remedinho para diminuir a taxa de crescimento da próstata e tudo fica certo. Mas se deixar pra ver quando o problema pintar, meu mermão... coitado do seu piu-piu.


Desta história toda, tiro algumas lições que passo adiante.


  1. Não tenha medo ou vergonha de levar uma dedada no fiontã uma vez por ano, mas sim de ter um bisturi enfiado no seu amiguinho veiúdo 2 vezes em menos de uma semana. Então já marque um exame com um bom urologista para o dia seguinte ao seu aniversário de 40 anos

  2. Não seja besta de fazer a cabeça de sua companheira para que ela pare de dirigir por causa de algum problema irrelevante: quando sua uretra estiver fechada e sua bexiga cheia, você não vai conseguir nem falar por causa da dor, quanto mais dirigir, e muito menos esperar sua filha chegar na sua casa pra te levar a algum lugar. Ou então, vá juntando dinheiro para o táxi e tenha uma sonda de reserva em sua casa

  3. Não tape o sol com a peneira: quando tiver algum problema médico, não pergunte quais são suas opções, mas sim o que tem que ser feito para solucionar o problema de vez, ou perto disso se não houver jeito. Quando eu fico com a garganta infeccionada e o médico me receita antibióticos eu sempre pergunto se não seria o caso de uma bezetacil (que é bem doída, mas que resolvia meus problemas em questão de um ou dois dias), mas muitos deles dizem que não, afinal o mesmo tipo de antibiótico não podem ser usados muitas vezes se não os vírus e bactérias criam resistência, e a bezetacil foi muito usada em larga escala anos atrás


Para finalizar, o vídeo da triste e educativa história da morte, por câncer de próstata, do Líder Optimus Prime, dos Transformers:


0 comentários: