Pesquisar

3 de junho de 2008

O ESTRANHO MUNDO DE JACK RUSSEL

Não quero me deixar reclamar do Papito, mas fico preocupado de deixá-lo boa parte do dia sozinho no apartamento. Não tanto pelo que ele possa destruir, mas sim por causa da psique dele. Eu já tinha lido antes e voltei a ler hoje alguns sites que dizem ser o Jack Russel um cão não muito bom para apartamentos, ao contrário do que a criadora que arrumou o Xaveco pra gente disse. Prefiro confiar na criadora do que em um site escrito por sei lá quem. Ainda mais porque ela não ganhou nada com isso, afinal ele nos foi doado.


Queria ter uma casa com um quintal gramado de tamanho médio. Queria tem um bom espaço para deixá-lo correr e brincar. Mas não tenho e nem terei por alguns anos. E agora, tenho medo que ele não se adapte.


O pior: ele não se dá bem andando de carro. Enjoa muito. Ontem fomos no veterinário novamente (por conta do cocô mole que ele vinha fazendo fora do lugar normal, quase que sem controle), e ele deu um show de horrores no carro. Na ida, chegando na clínica, vomitou fartamente no pano em cima do banco traseiro, que cumpriu bem seu desígnio de "guardião do estofado". Chegando lá a veterinário o pesou (engordou 200g o safado, mesmo com todo aquele cocô) e constatou o que já suspeitava: giárdia. Está uma epidemia disso nos cães de Campinas.


A vacina de giárdia só vai rolar daqui a um mês mais ou menos com a 3ª dose da V10, e depois dela, um reforço por ano e ele fica livre desses vermes intestinais. Foram-e mais 100 reais, dentre remédio para giárdias e uma grade de xixi (pra ele não pisar nele e espalhá-lo pela casa).


Na volta, ele deu a segunda parte do show, que sempre é a mais poderosa. Ao colocá-lo no banco do carro, ele gemeu, arriou o quadril e soltou o barro mais fétido e molenga da história. Com o guardião ferido em bravo combate, o estofamento recebeu todo o impacto do golpe, e morreu sem nem gritar. Eu quase pirei, seja pelo fedor, seja pelo estofamento agora morto. OK, sei que ele não teve culpa nessa, ele não esta conseguindo segurar nem em casa por causa da giárdia, quanto mais esperar chegar em casa. Mas quer foi horrível, foi.


A Cris limpou o ex-banco e arrumou um dos refis da grade que compramos (absorvente) para colocá-lo em cima. Ainda bem, porque na metade do caminho, ele gorfou o resto de comida que tinha guardado no estômago justamente para o “grand finale”, ou bis. Após isso, totalmente desnorteado, dormiu até chegarmos em casa. Pensava que, chegando lá, ele ficaria de bode por um tempo, mas tocando o chão do apartamento, imediatamente se recompôs e passou a se comportar como se nada tivesse ocorrido, querendo brincar e tal, como se estivesse dizendo "espero que tenham entendido o recado, agora vamos brincar?".


O que chegamos à conclusão é que vai ser muito complicado passear com ele. Próximo a nossa casa não existe muitos lugares bons para ele passear (sei lá, de casa à casa do meu irmão, ou um pouco mais do que isso), e pelo visto ele ficará restrito a esta área pelo seu enjôo no carro, que usaríamos para deslocá-lo a outros lugares melhores.


Novamente: quero dar a ele o melhor, mas venho me sentindo incapaz de cuidar dele direito. Um quintal grande em uma casa próxima a bons locais para ele passear me deixariam 100% tranqüilo com relação a isso. Pelo bem dele e não meu.

2 comentários:

Ora viva!

Então como vai a vida desse Jack Russell?
Estou interessado em ter um e vivo justamente em apartamento e só com a minha mulher... Ando muito indeciso e um conselho imparcial é sempre muito válido!

Obrigado!

Olha cara, o que eu te recomendo é que pense bem antes de adquirir um. O Jack Russell é um cachorro maravilhoso, mas ele é absurdamente ativo. Para apartamentos definitivamente nçao recomendo não. Fizemos de tudo. Castramos, damos floral, tocamos CD de relachamento, saimos com ele quase todos os dias, brincamos e tal... mas ele é muito ativo e sempre faz coisas que não deve, como detonar o sofá ou rasgar alguma roupa que esquecemos em algum lugar. Note que não é questão da índole do cachorro, ele é maravilhosamente fiel, companheiro, amigo, divertido e brincalhão, mas ele precisa de espaço para correr, pular, cavar e brincar o dia todo. Neste aspecto seria melhor você tem um cachorro mais tranquilo. Se tiver dinheiro, recomendo o Welsh Corgi que é um cão mais sossegado e de pequeno porte, ou que pesquise bem os aspectos de outra raça levando em conta o bem estar do animal em um ambiente como um apartamento e o grau de adaptabilidade dele com vocês neste local. Lembre-se que você tem que pensar não só na integridade física de sua casa, mas também no bem estar e na felicidade do cão. Boa sorte que que você seja muito feliz com o cão que escolherem! Cães podem fazer bagunça mas são tudo de bom!