Pesquisar

28 de abril de 2008

UM INVESTIMENTO NADA ORTODOXO


Minha esposa gosta de tatuagens. Quanto a mim, minha vontade se extinguiu depois dos 20 anos, ao perceber que eu podia viver sem isso e que ainda por cima podia usar o dinheiro que gastaria com coisas mais divertidas, como DVD´s, eletrônicos, cerveja... mas tem gente que não acha isso e prefere a tatuagem.


Infelizmente ainda impera em parte considerável da sociedade um grande preconceito quanto a este tipo de arte. Sim, arte. Algo que é feito e aperfeiçoado pelas mais diversas culturas do mundo a milhares de anos (das mais primitivas às mais avançadas), com técnicas e padrões distintos só pode ser arte. Não quero ficar defendendo nada e nem ninguém, tão pouco falar que tatuagem é uma coisa correta de se fazer. Mas com certeza também não é uma coisa errada. Preconceitos tolos como este já deviam ter sido extirpados do consciente coletivo há muito tempo.


Um dos maiores motivos do porque eu não ostento nenhuma tatuagem em meu corpo é por medo do preconceito em alguma empresa aonde eu por ventura deseje trabalhar algum dia. Ainda bem que eu não tinha dinheiro na época que queria fazer uma, acho que hoje eu me arrependeria, mas sinto que deixei de fazê-la pelos motivos errados e não pelos motivos certos. Deixei de fazer por medo de represálias (dos pais, da sociedade) e não por vontade própria. Neste caso não sei se os fins justificam os meios, mas como disse, ainda bem que eu não a fiz na época.


Se na sociedade a tatuagem é discriminada, no meio cristão é muito mais, e no meio evangélico então as coisas ficam mais complicadas. Minha esposa tem hoje 3 tatuagens, tatuagens estas que de certa forma trouxeram desconforto a ela na igreja e com seus pais. São tatuagens bonitas e delicadas, nada agressivo: um peixe, uma Sailor Moon e um desenho grande que ela mesma fez e que hoje ocupa todo o seu ombro esquerdo. Imagine como as pessoas olhavam para ela na igreja...


Bom, o fato é que minha esposa está descontente em dar aulas no Estado. Ela é artista plástica e dá aula de artes. No Estado as coisas vão de mal a pior, e ela tem tido crises nervosas de tempos em tempos devido a alunos totalmente sem noção, a falta de estrutura, a inversão de valores da administração, etc. Combinamos de que ela ficaria só mais este ano no Estado, quando ela poderá pegar licença sem vencimentos de até 2 anos. E o que fazer neste período? Ficar em casa sem fazer nada é que não, seja pelo lado econômico, seja pelo lado psicológico dela, que como hiperativa, ficaria louca estando parada.


De manhã ela já dá aulas e um SESI na cidade de Valinhos (que ela ama de paixão), e isso eu sei que ela nunca vai querer deixar de fazer. Ficando a parte da tarde livre, ela poderia tentar voltar a dar aulas de inglês (sim, ela é multi-tarefa, fala inglês fluente também), mas isso ia render a ela no máximo 600 pilas por mês. Ai ela me veio com a idéia de fazer aulas de dança do ventre estilo tribal (é, ela é mais muti-tarefa ainda, faz uns 5 anos que ela faz dança do ventre) para se aperfeiçoar e passar a dar aulas. Mas isso também não ia render muito dinheiro e demoraria para recuperar o “investimento”.


Então eu pesquisei algo que ela me disse há algum tempo que gostaria de fazer, mas que morreu ali devido ao custo (e á minha preocupação com a reação de um punhado de pessoas): um curso de tatuador.

Em vista da situação atual, comecei a ver a coisa pelo lado empreendedor e simplesmente deixei de lado a preocupação pela reação das pessoas. O fato é que o curso que eu encontrei para ela é um curso muito bom, on-line (faz em casa) extremamente completo, com teoria e prática, passando por assepsia, fisiologia, psicologia, manutenção de equipamentos e toda a sorte de técnicas de tatuagem em si, dentre várias outras coisas ligadas direta ou indiretamente à tatuagem e às formas de realizá-la de maneira correta e segura. Mandam um kit com todos os equipamentos, máquina de tatuar, agulhas, tintas, etc. Faz avaliações, emite certificados, etc... ou seja, é o mais profissional que encontrei. O valor é de R$900,00, a vista.


O investimento é alto. Não tão alto assim, mas em vista de nossa situação de recém-casados, é alto. Mas pensando em termos empreendedores, notei uma séria de vantagens que, se as coisas derem certo, permitiriam recuperar o investimento em menos de 3 meses depois do curso concluído. O que eu vejo é:


  • Muitos tatuadores não sabem desenhar/Minha esposa desenha bem a beça há anos

  • A maioria absoluta dos tatuadores não tem nenhuma formação artística além da tatuagem/Minha esposa é artista plástica pela Unicamp

  • Quase não existem mulheres tatuadoras/Minha esposa é mulher (ainda bem, se não eu teria levado um susto na lua-de-mel)

  • Uma tatuagem, pequena que seja, sai por pelo menos R$200,00, e eu estimo que o custo para o tatuador deve ser de, no máximo do máximo, 50% deste valor, o que dá uma margem de lucro muito boa com a justificativa totalmente válida de ser um trabalho artesanal, artístico e de forte apelo sentimental


Ela conhece muitas pessoas que gostam de tatuagens, então uma clientela potencial para começar ela teria, se fosse aplicado um preço adequado. Locais (estúdios) para tatuar ela até conseguiria para começar, afinal ela já conhece algumas pessoas por ter começado a desenhar séries de tatuagens uns tempos atrás e ter percorrido muitos estúdios em Campinas para tentar vendê-las.


Ela tem diferencial, potencial, habilidade e o mais importante: paixão pela coisa. Em termos de empreendedorismo, é o que tem mais potencial no momento, e creio que ela se dará muito bem.


Agora, sobre o fato de que muitas pessoas na igreja dizem que a Bíblia fala que tatuagens são pecado... bem, que reflitam sobre o assunto assim como eu e minha esposa temos refletido. Chegamos à conclusão de que não é pecado. Como qualquer coisa na vida, o que importa é o propósito. Dentro desta ótica, para minha esposa, fazer tatuagem é tão pecado quanto passar batom ou delinear os olhos. Com a diferença de que não sai mais. Então maquiagem definitiva deveria ser pecado também, assim como a circuncisão dos judeus, que aliás, seguiam aquela lei a qual muitos se referem na hora de dizer que tatuagem é pecado.

Muitas pessoas demonizam aquilo que não gostam ou que simplesmente não acham correto. Muitas pessoas preferem dizer que a atitude x ou y é pecado porque não gostam dela, ou porque não puderam fazê-la quando queriam porque teve alguém que lhes disse que era pecado, como eles mesmos o fazem agora, sem que eles estudassem, refletissem e ponderassem de maneira imparcial.


Não moldo a realidade do pecado para que se adéqüe à minha vontade. Sei bem quais são os meus pecados, deles me lamento e contra eles travo minha luta. Mas não é porque não tive a oportunidade de fazer uma tatuagem que eu vou alegar que ela é pecado. Porque eu não acho que seja. Se afirmam que nosso corpo é templo de Deus (e eu creio nisso), acho que ai está mais um motivo pára se fazer tatuagens.


Falam que o templo de Deus não precisa de nossa intervenção para ser completo pois Deus o fez completo (e nisso eu creio também), mas se você não fizer exercícios e comer adequadamente e dormir o necessário, este mesmo corpo vai se deteriorar rapidinho. Temos que ser pró-ativos no cuidado com o corpo. Fosse assim, se Deus não quisesse que nós agíssemos em nossos corpos, seriamos todos como o Wolverine, com fator de cura que não permitiria que ficássemos doentes ou que precisássemos de transplantes, vacinas e coisas do tipo.


Não julgo que Deus ache ruins enfeitarmos este templo. Se falam que por mais simples e delicada que seja a tatuagem ela sempre carrega um significado ritualístico, deviam olhar para suas missas, ou até mesmo para nossos cultos. Dizem que o culto não é ritualístico, mas fique sem ir na igreja por três domingos seguidos para ver o que acontece.


Normalmente o “ritual” a que sempre se referem ligado à tatuagem é desenhar na pele algo que tenha um significado na vida da pessoa, uma lembrança ou um acontecimento marcante. Não tem nada a ver com pecado. Se algumas culturas e religiões usavam tatuagens para fins ocultistas ou religiosos, isso não torna a tatuagem má ou errada por si mesma. Fosse assim, a própria escrita seria pecaminosa. Afinal, as mesmas letras e palavras não podem ser usadas para promover coisas erradas como prostituição, adoração a demônios, mortes, guerras e toda sorte de coisas ruins?


Da mesma forma, elas podem e são usadas para falar de Cristo, de coisas boas, de poesia, de beleza e paz e felicidade segundo a vontade de Deus. Não se pode portanto atribuir a uma manifestação artística e/ou cultural ser boa ou maligna. Tudo neste mundo pode ser usado para o bem ou para o mal. Em qual deles, depende de você e de sua fé.



Não defendo e nem incentivo que as pessoas façam tatuagem. Mas quem quer fazer, devia antes refletir o porque, e então, depois de pensar bastante sobre o assunto, fazer ou não.

2 comentários:

Olá como vai? li o seu blog achei mt interessante pq eu tbm quero fazer um curso de tatuadora,só que aqui onde eu moro não achei nada
daí resolvi procurar na net e cheguei até vc,se puder me dizer onde sua esposa ofez ficaria mt agradecida!
obrigada.
meu e_mail:euamojuninhu@hotmail.com

Bem, como falei, o curso que estamos vendo é na VTS (http://www.vts.art.br). Me pareceu ser muito bom, e é todo via web.