Pesquisar

10 de abril de 2008

INSUSTENTABILIDADE GLOBAL

Nos últimos dias fui destacado em meu serviço a fazer o levantamento de softwares de CRM (Customer Relation Management, ou Gerencia de relacionamento com o Cliente) para um grande projeto em minha empresa. A etapa inicial é prospectar no mercado as ferramentas existentes de acordo com indicações de grandes institutos de pesquisa de qualidade, como o Forrester e o Gartner.


Comecei a estudar um pouco mais do assunto, pois nunca fiz nada ligado a CRM, vendas ou marketing. O trabalho de um analista de sistemas é isso ai mesmo, absorver conhecimento e implementá-lo, escolhendo ferramentas ou então as desenvolvendo.


Bem, indo direto ao ponto... conheci algumas coisas bem interessantes, dentre elas o conceito de CRM 2.0, que é básicamente pegar os softwares de CRM e implementá-los com funcionalidades WEB 2.0. Assim, o software que antes tinha uma cara de sistemão mesmo, instalados em sua empresa exigindo uma infra-estrutura sua (de técnicos, administradores e analistas), agora passa a ter a cara de sites de relacionamento como o Orkut, com funcionalidades de comunicação instantânea como o MSN (permitindo interconectar celulares blackberry por exemplo) criando uma revolução na dinâmica de relacionamento com o cliente, gerando um ganho bem interessante.


O mais incrível ainda é que estes sistemas utilizam-se de um modelo de negócio bastante agressivo, que eu conheci há alguns anos atrás com o nome de ASP (Aplication Service Provider), mas que hoje tem o bonito nome de “On Demand”. Trata-se do fim do conceito de compra de software, e sim do aluguel. O sistema de CRM em questão (Oracle CRM on Demand ou o Salesforce.com) não fica mais instalado em sua empresa. Você não precisa mais ter uma infra-estrutura de TI em sua empresa para suportar esta aplicação (servidores, bancos de dados, analistas, técnicos) porque o seu service provider vai cuidar disso para você, por um valor fixo por mês para cada usuário contratado. Isso torna as coisas mais simples e mais baratas, porque o seu custo com infra-estrutura é diminuído, e os gastos com a ferramenta são diluídos por anos a fio de aluguel. Do ponto de vista empresarial, isso é simplesmente perfeito, e todos saem ganhando, certo?

Bem tanto. Entro aonde eu queria desde o começo: os técnicos e analistas desempregados ganharam algo? Alguém poderia falar que eles poderiam trabalhar no service provider, mas as coisas não funcionam assim, caso contrário seria meramente uma transferência de custos, o que não é vantajoso. O service provider tem uma equipe grande, que dá conta de centenas de clientes ao mesmo tempo. Se tiverem que contratar alguém, vão contratar uma ou duas pessoas no máximo, frente muitas outras que ficaram desempregadas por conta disso.


Estive pensando com um amigo meu e chegamos à “brilhante” conclusão de que o modelo atual de economia global não é sustentável. A população cresce a cada dia, e o crescimento da economia ocorre em escala menor. Entenda por crescimento da economia a criação de vagas de trabalho no mundo. As curvas vão se distanciando uma da outra, e o resultado é bastante óbvio, não? A cada ano, o mundo tem mais desempregados, seja proporcionalmente, seja quantitativamente. O que vai acontecer com este exército de desempregados? O que você acha que vaia acontecer, com milhões de pessoas sem emprego e sem renda? Pedir esmolas é que não vão. Vide o MST.


Para piorar, a curva de capacidade de alimentação do planeta também cai em relação à de crescimento populacional. Traduzindo: tem cada vez mais gente no mundo, e a capacidade de produção e alimentos não acompanha este crescimento. Ou seja: a cada ano, o mundo tem mais pessoas famintas, seja proporcionalmente, seja quantitativamente... o gráfico que eu montei a seguir demonstra isso (os dados de previsão futura são coletados da Internet e não são exatos, mas sim aproximados e estimados).

Se você era como eu e não tinha a noção do que significava crescimento sustentado, agora, como eu, sabe que isso não existe no mundo do jeito que ele se encontra. A culpa é das pessoas que tem filhos sem parar? Em parte sim, mas porque eles tem filhos sem parar? A causa deveria ser estudada.


Políticas públicas como a de se ter apenas um filho, já em prática em países como a China, podem resolver o problema populacional em poucas gerações, mas os frutos destas gerações, como se vê na China, não seria muito bons do ponto de vista humano e psicológico: crianças mimadas, que por sua vez se tornam adultos incapazes de exercer relacionamentos horizontais (com semelhantes). Seria triste de certa forma.


Nem sempre é possível unir o útil ao agradável. Mas não é de hoje que eu digo que o mundo está entrando em colapso, e é por isso que eu digo sim, quando me perguntam se acredito em Jesus Cristo e se eu sinto que o retorno dEle é iminente. Porque Ele mesmo disse que voltariam em dias de tribulação nunca antes vistos neste mundo, aonde a maldade seria praticada abertamente.


De alguma forma, o mundo está cometendo um lento e horripilante suicídio coletivo. Nem sei porque as pessoas se importam com o aquecimento global, se estão se matando por meio da economia insustentável a tanto tempo.


Se cataclismas globais ocorrerem antes de uma terceira guerra mundial, creio que seja o meio do planeta se auto-regular, de acordo com sua estrutura e funcionamento, que creio, são criação de Deus. De uma forma ou de outra, milhões morrerão e sofrerão, assim como já morrem e sofrem.


Eu já me cansei de perguntar o porque. Agora eu quero saber é o até quando...

0 comentários: