Pesquisar

8 de outubro de 2003

SOLUÇÃO E NÃO PARTE DO PROBLEMA

Hoje li o mangá "Éden" da Panini. É um mangá bem desenhado (se bem que com uma encadernação muito ruim da editora nacional) que conta a história muito interessante de um vírus que dizimou praticamente toda a humanidade, focando a vida de um casal de jovens e um andróide soldado assassino em um mundo apocalíptico, onde eles eram cuidados por um gay que estava morrendo devido à doença (misteriosamente o casal é imune ao vírus). Sempre gostei de mangas, mas este fala de algo que me preocupa muito. Ele, digamos, critica muito o cristianismo e a Deus como sendo coisas más, como parte dos problema do mundo e não como a solução.

Já li e assisti "Evangelion" muitas vezes, e gosto muito desta série. Evangelion conta a história de seres gigantes chamados de anjos que vem à terra para promover o final dos tempos, e a humanidade consegue criar clones deles, (os EVAs) os usando como máquinas de combate controladas por crianças que possuem a capacidade de se conectar mentalmente a estes clones, os controlando como controlam seus próprios corpos. É outra série que critica Deus com naturalidade, o mostrando como uma figura sádica e malévola, dando a impressão de que estamos sozinhos.

Em ambas as histórias a prerrogativa que fica é esta: a de que Deus não se importa conosco, a de que estamos sozinhos e que temos que nos virar contra um Deus que nos criou e insanamente não gosta de nós. Paro para pensar que talvez uma boa parcela da sociedade mundial começa a pensar isso. E mais: me preocupo com o que jovens (aqui no Brasil, no Japão e em outros lugares) pensam ao ler uma história como esta, jovens que não tenham a oportunidade de ouvir o outro lado da história, de ouvir o lado cristão verdadeiro.

Sou escritor (pelo menos tento ser). Aceito licenças artísticas sob inúmeras formas, mas algumas coisas me parecem claramente perigosas. Ninguém brinca com o budismo, ou com o espiritismo... mas o cristianismo está virando algo muito mencionado nos mangás por exemplo, o que me leva a pensar, preocupadamente, que os japoneses estão escrevendo isso sob duas óticas possíveis: ou eles não sabem do que falam ou sabem exatamente o que estão falando.

O fato é que tais escritores não conhecem o cristianismo e a crença em Deus a ponto de não deformar os fatos como vem deformando. Falam de coisas que não conhecem... ou conhecem muito bem e tem intenções claras, mas isso já é cabido em uma teoria de conspiração. Gostaria de escrever um mangá cristão (eu tentei, juro que tentei, e um capitulo foi até desenhado, mas a produção empacou) para que todos tivessem uma outra ótica de Deus e de Jesus. Um mangá visto de acordo com as escrituras de Deus... será que conseguirei isso algum dia?

Jesus é a solução e não o problema. Deus é o criador que nos ama e não nosso carrasco. Deus é aquele mesmo Deus que está na Bíblia e não um deus subjetivo, ou deuses, ou espíritos de mortos, ou elementos da natureza... Deus é real e não fantasia.

0 comentários: