Pesquisar

1 de fevereiro de 2012

PESQUISA





Fiz uma pesquisa neste blog durante um ano inteiro, visando ter uma idéia de que tipo de pessoa visita (e lê) esta publicação online. O resultado final contou com a resposta de 83 pessoas e o resultado em números segue abaixo:



Sou crente em Jesus Cristo e congrego em alguma igreja
  40 (49%)
Sou ateu
  6 (7%)
Sou agnóstico
  2 (2%)
Sou de outra religião não cristã
  1 (1%)
Sou crente em Jesus Cristo mas não sigo as religiões
  30 (37%)
Sou indeciso, não sei definir minha fé
  4 (4%)


O resultado foi um pouco diferente do que eu pensava.

Em primeiro lugar (49%) vem as pessoas que são crentes em Jesus e que congregam em alguma igreja, e eu imagino que haja uma gama muito grande de denominações neste meio, seja católica, seja protestante. Mas eles ainda assim representam um pouco menos da metade da amostra. Ou seja, um pouco mais da metade dos visitantes são de pessoas que fogem ao estereótipo do "crente padrão". Eu sinceramente pensava que a proporção de pessoas desta categoria seria maior. Isso pode significar que este blog não é um blog cristão convencional, e gosto de imaginar que de fato ele não é. Afinal, eu mesmo não sou, sob muitos aspetos, um crente ou sequer um ser humano convencional.

Em segundo lugar há Os que crêem em Jesus mas não seguem as religiões (37%). Somando estes aos primeiros tenho 86% de visitantes que declaram acreditar e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, portanto nisso sim a maioria pensa como eu. Eu entendo o que as pessoas que votaram nesta opção pensam. "A religião é algo perigoso e manipulável pelo homem e eu não quero me deixar levar por ela, apenas por Jesus e seus ensinamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo, e à Bíblia", mas na mente da maioria das pessoas a crença em Jesus é indissolúvel da religiosidade, seja para o bem ou para o mal. Eu entendo que as pessoas que votaram nesta opção simplesmente declararam que podem ou não frequentar uma igreja, mas tem a visão de que uma coisa é Jesus e sua salvação, e outra a igreja, seus dogmas, doutrinas, ritos e cultura. Apesar de congregar em uma igreja (batista) eu me classifico mais nesta opção. Penso que congregar é de extrema importância, seja por motivos espirituais de comunhão, convivência, aprendizado, louvor e alimentação, seja por motivos psicológicos de encorajamento, adequação e engajamento. Além do mais a igreja, por mais defeitos que ela tenha, é um dos principais legados que Jesus deixou na Terra, e tem um grande propósito em seu plano. E quando eu falo de igreja não me refiro obviamente aos templos ou denominações, mas sim ao conjunto de pessoas que amam a Deus, que buscam realizar sua vontade, que vivem abaixo da graça de Jesus.

Em terceiro lugar (7%) há os ateus. Eu fiquei pensando por um certo tempo porque um ateu entraria em um blog cristão (mesmo um não convencional como este). Um ou dois eu até entendo porque são pessoas que conheço, mas o restante eu fiquei um pouco curioso. Imagino que seja pelo que o blog apresenta quando eu não falo sobre minha fé, o que é considerável. Sei mais ou menos o que pensa um ateu, já li algum material de engajamento, tenho inclusive um livro em particular que desfila em suas páginas o quanto toda e qualquer crença é fruto de uma fome psicológica derivada da própria estrutura da mente, uma ânsia que gerou a religião e a mitologia em tempos imemoriais. Imagino que a maioria das coisas que escrevo neste sentido lhes provoquem risadas ou até mesmo pena. Ou ver um dito crente ter suas crises lhes interesse de alguma forma , porque um dos objetivos deste blog sempre foi o de me permitir vomitar o que incomoda minha mente e meu coração, e ver um crente reclamar é uma espécie de comprovação de sua contradição. Sei lá... de qualquer forma, sejam bem-vindos sempre.

Em quarto lugar (4%) há os indecisos. Imagino que tenham entrado neste blog buscando, como eu busquei anos atrás, algo que lhes indique "a verdade" que seus corações lhes dizem que existe "em algum lugar por ai". Eu buscava esta verdade, e flertei com filosofias e religiões até encontrá-la em Jesus Cristo. Não foi na igreja batista, nem na igreja x, y ou z. Foi em Jesus Cristo. Por meio de uma igreja, é verdade, mas a igreja foi o meio e não o fim da busca, entende? E ainda não a encontrei plenamente. A vida cristã é um processo que só termina com a morte, e vamos descobrindo Jesus dia-a-dia, e nos deixando transformar por ele no dia-a-dia também. Não é fácil. Me lembro bem das palavras do meu primeiro pastor quando me interessei pelo batismo: a vida não ficará mais fácil quando você decidir-se por Jesus e dar o valor e significado a seu sacrifício na cruz, mas ficará sim mais difícil já que você terá que lutar contra o próprio mundo que segue muitas coisas que são o oposto do que Deus quer de nós... porém o prêmio é sua salvação e o cumprimento da vontade de Deus, e isso compensa tudo, absolutamente tudo.

Em quinto lugar (2%) há os agnósticos, que pelo que eu entendo são pessoas que acreditam em um deus criador, mas não que ele seja aquele Deus descrito na Bíblia. Inclusive não consideram a Bíblia como algo mais sagrado do que qualquer outro texto religioso do mundo, tão pouco que ela revele algo verdadeiro ou imaculado pelo homem. Acreditam  em um deus distante que simplesmente deu a ignição na criação e que ocorreu dai para frente foi seguindo as leis que ele havia estabelecido antes: as leis da física, da química, da biologia. A evolução ocorre sobre estes trilhos e assim seguirá eternamente. Provavelmente entram neste blog pelo fato de que eu falo em certos momentos desta questão de causa e efeito que eu creio permear o Universo. Deus estabeleceu leis de fato, e muita coisa as segue, mas Ele nos deu formas de mudar nossas próprias vidas e nossa própria percepção da realidade. Ele nos deu capacidade, vontade própria, oração, a salvação de Jesus e sua palavra para nos moldar e moldar o próprio mundo. Pessoas que não acreditam em Deus podem fazer coisas boas? É claro que sim! As vezes até melhor do que muitos que crêem. Mas apenas obras não são o bastante para Deus. Ele quer que você faça coisas boas, evolua! Mas acima disso ele quer que o significado destas coisas esteja no seu amor por Ele. Deus é um pai ativo e quer se relacionar com seus filhos.

Por ultimo (1%) há aqueles que são de outra religião que não a cristã. Fico imaginando qual seria e o motivo do porque entrou neste blog, mas espero que tenha gostado de alguma coisa que eu tenha escrito. Nem tudo o que eu escrevo é de cunho religioso, muita coisa é derivada do meu cotidiano e de como eu lido e penso com as coisas que me ocorrem. sema bem-vindos como todos os demais.

0 comentários: