Pesquisar

23 de fevereiro de 2012

SUBMISSÃO

E disse-me o SENHOR: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos. Porém, falando-vos eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do SENHOR, e vos ensoberbecestes, e subistes à montanha. E os amorreus, que habitavam naquela montanha, vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos como fazem as abelhas e vos derrotaram desde Seir até Horma. Tornando, pois, vós, e chorando perante o SENHOR, o SENHOR não ouviu a vossa voz, nem vos escutou. Assim permanecestes muitos dias em Cades, pois ali vos demorastes muito.

Deuteronômio 1:42-46


Como é difícil ser submisso, não? Mesmo aqueles que são julgados como pessoas submissas na verdade não o são totalmente.

A descrição do termo é dada da seguinte forma:

  1. Ato ou efeito de submeter.
  2. Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita.
  3. Humildade, humilhação, passividade, subserviência: falou com toda a submissão que o caracteriza.
A imagem acima, da submissão de um lobo a outro mais forte após uma luta ou manifestação de força representa a idéia que a maioria das pessoas tem do ato de submeter-se: algo humilhante, degradante, uma falta de escolha, uma opressão, uma tolisse de alguém sem amor próprio.

Apesar do lobo submisso estar fazendo a coisa certa (a outra escoha ali seria a morte ou ferimentos que o deixariam muito próximo disso) não é esta a imagem de submissão a que me refiro.

Deus é muito mais forte e poderoso do que qualquer humano, maior do que a soma de todos os intelectos que a humanidade já produziu e mais poderoso do que todas as armas já criadas. Deus é o lobo supremo, o eterno macho alfa da alcatéia (que você pode escolher fazer parte ou não). Mas Ele nunca lutará contra você e nem te porá no chão para que você reconheça isso. A submissão que Ele quer de você não é pela simples manifestação de força ou humilhação mas sim pela confiança e pelo amor pelas obras que Ele já demonstrou. Ele nos amou primeiro. Ele se humilhou primeiro, por meio de Jesus Cristo.

O homem, e eu me incluo ai, é arrogante. Queremos trilhar nossos caminhos, queremos ganhar pelas nossas forças, queremos ser senhores de nossas vidas, ansiamos pela auto-suficiência, queremos ser super-heróis, queremos atenção e amor dos outros. Queremos fazer o que nos der na telha. Isso é liberdade na cabeça da maioria. Queremos subir a montanha e enfrentar nossos inimigos mesmo que Deus não esteja em nosso meio, e mesmo que a vontade dEle tenha sido manifestada em contrário, ignorando-o e sendo rebeldes.

Podemos ganhar algumas vezes, mas há muitas ocasiões em que não temos forças para superar o desafio. Na maioria das vezes falhamos miseravelmente quando o inimigo a ser derrotado somos nós mesmos (eu que o diga).

Deus coloca-se como uma força, sabedoria e vontade superiores para a o ser humano. Deve ser buscado antes de qualquer coisa ou ação. O motivo do por que fazer ou deixar de fazer algo devia levam em conta sempre como um dos mais impotantes fatores se aquilo é da vontade de Deus ou não.

Buscar a vontade de Deus já não é uma tarefa das mais simples (exige estudo, oração e prática da palavra, convívio com os irmãos, desprendimento de seu próprio ego), mas escolher simplesmente renegá-la reduz mais ainda suas chances de vitória, felicidade e paz, nos arriscando assim a "permanecestes muitos dias em Cades".

0 comentários: