Pesquisar

10 de fevereiro de 2012

ÓBVIA SEMELHANÇA


Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

João 14:7-11

Que Jesus é Deus, e que Deus é Jesus, todo mundo que nEle crê sabe. Mas este texto me fez pensar em algo que provavelmente a maioria das pessoas já pensou, mas reflito aqui mais uma vez: a óbvia semelhança que existe entre pais e filhos.

Um filho manifesta muitas coisas de seu pai. Minha esposa por exemplo tem a mesma teimosia e humor do pai, além da cor dos olhos. Já comigo isso não é tão óbvio, pois do meu pai herdei poucas características, tendo, como dizem por ai, "puxado mais a minha mãe", assim como meu irmão mais velho. Já meu irmão do meio é uma cópia bastante aproximada do meu pai.

De qualquer forma, na maioria dos casos, os filhos são parecidos com seus pais em diversos aspectos, de tal forma que uma pessoa, ao olhar pai e filho juntos, indentifica-os como tal. Se não fisicamente, psicologicamente.

Com Jesus não é diferente. Sendo filho de Deus Ele manifesta a plenitude do Pai em tudo: atos, palavras, pensamentos,  a coerência de sua vida, seus milagres, o amor que manifesta... mas e nós?

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.

1 João 3:1
Por meio da aceitação de Jesus em nossas vidas, nos tornamos filhos de Deus, assim como Ele foi. E como tal, passamos a manifestar características de nosso Pai, a saber, a nova natureza que o convertido ganha, seu novo coração.

Isso não ocorre da noite para o dia, creio. Já falei inúmeras vezes que a conversão é um propósito de buscar ser como Deus quer que sejamos, e isso é um processo que leva a vida toda, um constante aperfeiçoamento na direção de Jesus, nosso modelo supremo de comportamento, amor e atitude em todos os aspectos.

Assim sendo, devemos passar a manifestar as características de Deus em nossos atos, pensamentos e palavras, sem esmorecer quando falhamos (o que tem ocorrido invariavelmente todos os dias comigo), mas pensando sempre que "se hoje eu não consegui, amanhã consigo". Se hoje eu não consegui evitar falar um palavrão, ou se hoje eu não consegui manifestar amor, amanhã vou me esforçar para conseguir. E assim, vamos nos parecendo cada vez mais com nosso Pai.

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Efésios 4:13-14
Oro pela transformação de Jesus em mim, para que a filiação que ganhei pela aceitação do sacrifício de Jesus seja manifesta em tudo o que sou e faço, cada vez mais e mais. Buscar agir cada vez mais como Jesus, amando e me doando, é meu alvo. Que o Senhor me ajude a mudar cada vez mais em direção a este alvo.

0 comentários: