Pesquisar

9 de março de 2009

CONTROLE DO QUE?

Passou-se o carnaval na mais completa paz (graças à minha viagem de fuga da insanidade de Campinas) e as coisas voltam ao normal. Quer dizer, normal em termos.

Meu sogro havia feito uma grande operação devido a câncer de próstata, e ainda está debilitado. Minha sogra, em descompensação, torce o pé a ponto de trincar um osso, e desequilibrando-se, cai de cara no chão e quebra todos os pequenos ossos do pulso da mão esquerda, precisando de uma cirurgia para restaurar os movimentos da mão. Como médico disse a ela quando olhou a radiografia: “Isso ai dói pra caralho!!!”.A bruxa anda a solta...

Minha esposa está correndo com eles pra cima e pra baixo, tentando ajudá-los. Quanto a mim... bem, ajudo no que posso. Cuido da casa para deixa-la menos carregada de coisas. Pago jantar fora para que ela não tenha que fazer comida, pago faxineira para que ela não ter que limpar a casa, e por ai vai.

Mas esta é uma situação complicada de qualquer forma. Não importa o quanto se tenha de ajuda o problema deve ser enfrentado até o fim. Isso inclui a sobrecarga emocional, a qual já anda forte mesmo sobre mim, com uma série de coisas que me abalam e vem me abalando há tempos, que me fizeram finalmente ir atrás de ajuda profissional. Semana passada fiz minha primeira sessão de psicoterapia, e ainda tenho que fazer mais algumas para poder avaliar se vai me auxiliar mesmo com meus problemas.

Sinto-me cansado mentalmente, mas é um cansaço que vem não sei se do stress de ter que fazer um monte de coisas que eu não gosto de fazer ou se é decorrente de alguma outra coisa, de um sentimento de desânimo para com o mundo que, repleto de coisas ruins e erradas, não dá sinais de melhora, só de piora.

O que de melhor aconteceu comigo nestes dias? Voltei a ler a Bíblia. Para isso as dificuldades são boas, não? O ser humano é nojento, se volta para Deus apenas nos momentos de dificuldade. Será que é por isso que ele deixa que as dificuldades ocorram conosco? Eu já pensei muito nisso, tanto agora como no passado, e cheguei á conclusão de que sim, e muito mais.

As dificuldades nos dão oportunidade de nos reaproximarmos de Deus se estamos distantes, se render glórias e dar testemunho se estamos próximos, de exercitar nossa fé se temos confiança na graça do Senhor, se reconfirmar nossas crenças. Nada acontece por acaso. Merecemos estas coisas ruins que nos ocorrem e muito mais, a bem da verdade. Mas se coisas piores não ocorrem, é por misericórdia divina, e as que nos ocorrem devem ser usadas por Deus para moldar nossas vidas, da mesma forma que ele usa coisas boas.

Coisas boas ou ruins, graças ou desgraças... são convenções humanas e não temos a capacidade de compreender muitas das ramificações que um dado evento desencadeiam em nossas vidas. Não temos o controle da maior parte das coisas que a sociedade nos diz que temos. E nunca teremos. Que isso não se transforme em mais ansiedade em nossas mentes, ou em frustração para nossas almas. Deus provê o bem para aqueles que nEle crêem, mesmo que para isso coisas estranhas e tristes nos ocorram.

1 comentários:

Victor Hugo escreveu um dia.
"Tenha coragem para lidar com as grandes tristezas da vida.E paciência para lidar com as pequenas.E, depois de ter cumprido laboriosamente sua tarefa diária ,vá dormir em paz.
Deus continua acordado."
Deus está sempre acordado e velando por nós