Pesquisar

10 de março de 2009

ESPERANDO

Eu vivo esperando algo acontecer, algo que nunca ocorre. Vou dormir tarde da noite, quase todas as noites, pensando “como seria bom se amanhã algo acontecesse que mudasse a minha vida e a de todo o mundo, um evento global qualquer que derrubasse as convenções da sociedade de uma forma cabal, como por exemplo uma invasão alienígena ou o Retorno de Jesus...”. Mas as vezes imagino que nem isso resolveria a situação. Não tenho mais muita fé na humanidade. Mas tenho fé em Cristo.

O problema é que eu sempre espero por algo do tipo, e não vejo nada ocorrer. Dentro do meu entendimento o mundo é um mundo em espiral, que indo de fora para dentro parece se aproximar cada vez mais e mais de um ponto de entropia singular aonde não será mais possível que nada consciente sobreviva, porque as coisas ficarão tão doidas que para ser considerado são e poder sobreviver, você terá que se tornar tão miseravelmente mal, massacrado e doente que vai ter que abrir mão de sua consciência para não perder a sanidade.

Bem, quanto mais perto chegamos do centro da espiral, mais eu espero que ocorra algo que mude e reverta este processo de massacre da alma humana. Do jeito que estamos, o mundo será dominado pelas baratas, e não porque elas suportam radioatividade mas sim porque elas não pensam.

Antes que você diga que eu tenho que mudar a mim mesmo e não ao mundo, saiba que eu já cansei de ouvir isso. A mudança em si proposta por esta ideologia não é mudança coisa nenhuma, mas sim mera aceitação pacífica. Que mudança eu posso imprimir no mundo? Por favor, sejamos francos...

Todos esperam alguma coisa, algo que mude suas vidas, que mude o mundo, que mude as coisas ruins em boas e as boas em ótimas, e esperam que esta mudança venha de fora para dentro, o que em muitas vezes realmente só pode vir de fora, porque estamos inseridos em tantas coisas cujo controle nos escapa totalmente que só assim para que algo realmente mude.

Todos querem a mesma coisa, e esta coisa está tão próxima de nossas mãos que a comparação que Jesus faz de nós com cegos é bem explicativa: todos querem paz, mas não podem vê-la. Aquela paz das mais profundas e completas, aonde nada nos falta e nunca faltará, uma segurança tão imensamente forte que só pode ser explicada por meios teológicos.

Algumas pessoas já pensaram em levar esta utopia a ser implementada pelos sistemas sociais. Todos eles falharam. O capitalismo sobrevive porque é o sistema natural do ser humano, que é mesquinho, cruel e egoísta desde o nascimento. Quem diz que não, não tem filhos ou nunca viu uma criança em processo de educação, que faz bulling com os “amiguinhos”, mente e tenta tirar proveito naturalmente, sem que ninguém lhes ensine isso. O ser humano, se pode ser chamado de “bom”, assim o pode mais por um processo de remoção de impulsos e desejos do que agregação de valores.

Já perdi o fio da meada. Deixa eu ir dormir, mas não sem antes ficar pensando em como seria bom se amanhã algo acontecesse.

0 comentários: