Pesquisar

18 de fevereiro de 2009

MANTENHA SIMPLES

O mundo é complicado, mas existem meios de tornar tudo mais simples: seja bom com os outros, ame todo mundo. Não aquele amor que o mundo conhece como o amor de um pai ou mãe com os filhos, ou entre amigos, ou entre marido e mulher. Mas sim aquele amor amplo e quase sobrenatural que muitas pessoas chamam de solidariedade, mas que tem um significado muito mais amplo. É este amor que Deus nos fala para sentirmos e praticarmos. É este amor do qual Jesus nos fala no mandamento que nos deixou.

Este mandamento de Jesus resume toda a palavra de Deus: Ame as pessoas como você ama a você mesmo, e a Deus sobre todas as coisas. Trate as pessoas, as considere, se preocupe com o bem estar delas da mesma maneira com que se preocupa consigo mesmo, mas sem nunca deixar de dar o devido lugar a Deus, de lhe render glórias e reconhecimentos e obediência.

Este amor não é aquele amor meramente superficial de vez ou outra fazer uma doação, dar a passagem para outra pessoa na rua ou então ajudar aquela velhinha a atravessar a avenida. Isso também, mas além disso, muito mais coisas, se não todas elas.

Seja bom com todos colocando-se no lugar deles, e agindo como gostaria que agissem com você. Não provoque e nem incomode, e antes de fazer algo pense se aquilo vai ferir alguém de alguma forma.

O problema dos dias atuais é que ninguém parece crer verdadeiramente em Jesus e em Deus a ponto de praticar este ensinamento em sua plenitude. As pessoas são individualistas, e eu me incluo neste grupo. Ninguém se preocupa verdadeiramente com os outros, e nisso nasce uma série de pecados que vem assolando o mundo desde a queda da humanidade. Isso leva à ganância, que leva à guerras, fome e mortes.

Não tenho orado como devia, e assim venho estado a tempo demais. Então oro agora por isso: que eu seja menos individualista e que eu ame as pessoas como amo a mim mesmo, e que eu ame a Deus acima de todas, e realmente TODAS as coisas. E que todos amem-se uns aos outros.

Nunca uma decisão foi de planejamento tão simples e ao mesmo tempo de execução tão complexa. Nossa liberdade é o peso de nosso fardo. Nossa capacidade de escolha e liberdade de julgamento, que creio serem derivados do pecado original aonde conhecemos o bem e o mal, são ao mesmo tempo os grilhões de nossa vida. Não fosse por Cristo, estaríamos condenados eternamente.

A humanidade parece ter um grande apreço pela complexidade, uma vez que parece lutar cada dia mais para diminuir a simplicidade de tudo o que descobre. Não digo isso para corroborar que a fé nos da um entendimento simples do mundo, o que de fato ela nos dá. Masa verdade é que a humanidade parece não aceitar respostas e coisas simples, por achar que quanto mais complexo algo é, mais certo deve estar.

O simples não basta para estas pessoas, porque o simples é superficial, alguns podem dizer. Mas existe simplicidade mais profunda do que este ensinamento de Jesus? Imagine o mundo tomado por este amor, por esta fraternidade, por este respeito e comprometimento que todos teriam com todos... tudo seria mais simples, e até onde posso imaginar, mais fácil. E se isso não pudesse gerar felicidade em você, bem... imagine-se sem aquelas coisas chatas que tanto te incomodam todos os dias.

O vizinho chato que deixa de ser chato porque deixa de fazer as chatices dele ao perceber o quanto te chateava. O chefe que deixa de ser chato por perceber o quanto aquilo te estressava. O funcionário que se empenha por entender a responsabilidade de seus atos e o amor que sentem por ele. O transito silencioso e pacífico. O governo que passa a fazer as coisas certas e a praticar justiça sem corrupção. A economia que deixa de ser maluca e se estabiliza. Os empregos que se tornam estáveis e crescentes. A paz social que lhe permite dormir com a porta aberta. A segurança de viver em um mundo aonde ninguém se odeia, aonde não existem guerras, aonde todos tem o que comer, o que vestir e aonde dormir, e aonde as crianças estudam, os adultos trabalham, os idosos descansam e todos se divertem e vivem felizes.

Tudo por causa de uma coisa simples como o amor de Cristo e não por uma coisa complexa como o modo de vida atual.

Mantenha tudo simples: este é o segredo da verdadeira paz e felicidade. Isso os cães tem a nos ensinar.

1 comentários:

Sempre penso nisso, as coisas poderiam ser mais fáceis se a pessoas fossem mais simples...