Pesquisar

5 de maio de 2011

LIVRA-NOS DO MAL

Nestes dias eu tenho feito um devocional da minha igreja, e um dos versículos que vi me deixou pensando por horas e horas.

Na Bíblia há diversas citações à libertação do mal. "Livra-nos do mal" é uma recorrência nas orações sobre a qual eu nunca tinha pensado claramente até hoje.

Quando peço a Deus que me livre do mal, não extou falando para ele me guardar do mal que os outros podem e fazem contra mim. Estou falando na verdade do mal que EU posso fazer, o que é muito mais grave, perigoso e danoso.

O que uma pessoa má pode fazer comigo eu não posso controlar, em absoluto. Posso tomar medidas de prevenção, como trancar minha casa para que um ladrão não a roube, mas toda uma outra infinidade de coisas más podem ser perpetradas contra mim sem que eu tenha qualquer chance de defesa. E na verdade eu não tenho que me preocupar com isso, pois a partir do momento em que deposito minha vida diante de Deus, eu tenho que ter tranquilidade, pois entregar sua vida assim a Deus significa que Ele só vai deixar que coisas ruins nos ocorram para propósitos bem estabelecidos.

Eu não tenho escolha sobre o mal que outra pessoa decide fazer. Mas quanto ao mal que eu mesmo pratico, tenho.

O mal que eu posso fazer, se o fizer, é por escolha minha. Seja por uma decisão ou uma omissão, seja por boas ou más intensões, seja pelo que for, fui instrumento do mal. E disso creio que os crentes devem fugir.

Por isso, quando oro, não vou mais pedir que Deus me guarde do mal do que os outros me fazem, mas sim que me guarde do mal que eu mesmo posso fazer contra os outros e contra mim mesmo. E forças para suportar o mal que por ventura cometam contra mim, sabendo que tudo ocorre para o bem daqueles que amam a Deus.

0 comentários: