Pesquisar

11 de março de 2011

FALTA DE OBJETIVOS

O que mais lhe trás sofrimento? No meu caso, é a falta de objetivos.

Estou lendo um livro muito bom chamado “A REVOLTA DE ATLAS” aonde os personagens principais são pessoas extremamente focadas naquilo que querem, empresários que tem por vocação o avanço, a produção, o trabalho, a inovação, o aperfeiçoamento, a excelência. Me sinto um merda comparado a eles.

Primeiro, porque diferente deles, eu não sei o que eu quero fazer da minha vida. E isso me causa sofrimento e desgosto porque eu sei o quão absurdo isso deveria ser para mim, mas não é. Eu só tenho uma única e inestimável vida, uma única chance de cumprir com meu propósito nesse planeta. Quantas horas já perdi sem fazer absolutamente nada, sem buscar alguma realização, matando o tempo enquanto a minha vida tão preciosa escoa da existência sem ter nenhum significado para mim e para todas as outras pessoas?

Segundo, porque não tenho forças para me sacrificar pelos frágeis e pálidos reflexos que eu julguei serem sonhos. Sempre tive pretensões de escrever livros, mas nunca consegui escrever um livro até o fim. Tenho um projeto que se arrasta há mais de 5 anos sem que eu consiga decidir qual é afinal a história que ele contará, e a situação se arrasta por minha vida me causando dores que não sei como explicar.

Terceiro porque não vejo saída para esse imbróglio. Nem 3 anos de terapia parece ter me levado a um lugar melhor. Continuo a me sentir preso a uma existência insignificante de trabalhar, comer e dormir, com espaços para entretenimento e amor. Pensei que estas coisas seriam o bastante para me manterem feliz, mas não são.

Note que não estou falando sobre uma carência espiritual, uma falta de Deus. Vejo que muitas pessoas tem uma ideia de que Jesus basta para que sua vida seja totalmente plena em todos os aspectos. Basta mesmo?

Não duvido que Jesus seria capaz de satisfazer nEle mesmo todas as necessidades e anseios do ser humano, mas convenhamos que essa não é a natureza humana, que queira ou não, foi projetada por Deus para atingir a um propósito que muitas vezes nós nunca notamos. Deus quer ser o centro de nossas vidas e quer habitar nosso coração, ou seja, nosso Eu moral, nossa capacidade de fazer o bem e amar as pessoas não porque somos bons mas porque Ele é bom, e devemos procurar ter um comportamento moral, sentimental e espiritual semelhante ao que Jesus tem. Mas e o resto?

Há espaço para muita coisa em nossas vidas. Há espaço para suas realizações pessoais, seus sonhos. E Deus pode ajudar nisso também, mas o próprio fato de buscarmos ser como Jesus ajuda nisso. Ajuda a sermos mais disciplinados, pacientes e perseverantes. A pensarmos de forma não imediatista, a abrirmos portas por meio de nosso entusiasmo, foco e visão. Jesus tinha um objetivo muito claro em sua vida, e Ele o cumpriu. Por que eu não consigo cumprir o meu? Por que eu não sei qual é o meu objetivo? Ou por que até sei qual é meu objetivo, mas tenho medo de assumi-lo, de lutar por ele?

Há poucas pessoas com determinação de ferro, mas muitas sem nenhuma determinação. Há aqueles que nadam contra a correnteza para atingir um lugar que sabem que desejam chegar, e há aqueles que se deixam levar pela correnteza porque simplesmente não sabem aonde querem ir, ou sabem, mas estão cansados demais para nadar.

Estou cansado de ser arrastado, mas não sei o que fazer comigo mesmo para tomar uma atitude quanto a isso. A questão ai é: eu sempre fui assim, eu me tornei assim ou me transformaram nisso durante minha vida? Mesmo que eu ache uma resposta, não sei se ela vai me ajudar em alguma coisa.

Por isso clamo, mais do que nunca, que preciso da graça de Deus e da presença de Jesus Cristo em minha vida. Não de uma forma pasteurizada e padronizada como vemos nas igrejas, com orações, cultos, cânticos, leituras e estudos. Preciso da presença real e inequívoca de Jesus diante da minha vida, de maneira particular e contextualizada. Preciso que Jesus me resgate, porque eu mesmo não tenho forças para me salvar.

0 comentários: