Pesquisar

11 de abril de 2003

CIÊNCIA, EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E DEUS

Bem, como eu havia dito no blog anterior, vou falar um pouco sobre as questões que vi levantadas por alguns espíritas.

"A ciência diz que o mundo tem milhões de anos e o universo, bilhões de anos. A Bíblia informa que o mundo tem aproximadamente 10 mil anos;"

Tenho lido e estudado a Bíblia sozinho e em grupo, na Escola Bíblica da Nova Canaã, e até o momento não vi nada que sugira que Deus criou o mundo ou o Universo a apenas 10.000 anos atrás. Mas no meu ver, nada impede que isso possa ter acontecido se assim as escrituras afirmarem. Perceba que Deus criou o Universo, um espaço infinito (o que é difícil de ser compreendido pela mente humana). Com tamanho poder sobre toda a sua criação, você acha que algo é impossível para Ele? Deus, com toda certeza, criou todas as leis da física que regem nosso Universo e nosso mundo. Ele inventou o DNA. Se existem seres extraterrestres, ele os criou também. Da Supernova em uma galáxia remota às formigas que caminham em fila no seu quintal, a todos Deus criou.

O principio básico desta questão é o seguinte: a ciência, sem sombra de duvida, é essencial ao ser humano. Os avanços obtidos por meio dela são fantásticos! No meu ver, a ciência verdadeira revela a criação de Deus! Mas crer em teorias fundamentadas em observações pobres, sem experimentações comprovadas e efetivas é pior do que tantas outras religiões afirmam ser a fé cristã: cega.

Posso citar alguns exemplos. Vários testes de medição da idade da Terra dizem que a mesma possui uma idade acima de 100 milhões de anos. Mas um certo Robert V. Gentry demonstrou cientificamente que a idade da Terra não é tão grande assim, utilizando uma técnica de medição pelo "halo", que consiste na medição da radiação do halo usando polônio. O mesmo pode-se dizer de testes de medição de agregação de carbono a um dado material para determinar sua idade. Medições sobre um mesmo material podem ter variações enormes de idade de acordo com o método utilizado. Como saber qual método é o correto? Muitos podem pensar "ah, os cientistas passam anos e anos enfurnados em faculdades, realizando estudos complexos e montando modelos que permitam-lhes comprovar suas teorias". Não digo que eles sejam mal intencionados, incompetentes ou burros, pelo contrario, são pessoas de inteligência elevada que se propõe a fazer aquilo que acham ser o certo para o bem do mundo, mas que foram educados em uma escola naturalista, que pega alguns preceitos que não passam de suposições e os admitem como verdades absolutas no Universo. Portanto meu querido,... inteligência é diferente de sabedoria. Guarde isso.

Como comprovar que algo é verdadeiro? Como comprovar que uma dada informação é verídica? Como saber se o que estão lhe ensinando desde criancinha, no primário, é verdadeiro ou não? Como saber se tudo aquilo no que se baseia a sua noção de conhecimento é real? Será que os pilares do conhecimento humano, baseados na ciência humana, não são pilares frágeis prontos a ruir? Será que a ideologia naturalista (que desconsidera a existência de um deus ou do sobrenatural) não é apenas uma opção sem fundamento para aqueles que não querem admitir o que é óbvio?

Um crivo definitivo, seja para teorias, seja para movimentos religiosos, é o tempo. O tempo preserva o que é verdadeiro, mas o que é falso, aniquila. A história comprova isso.


SOBRE AS TEORIAS CIÊNTIFICAS
Quantas teorias cientificas não foram derrubadas no decorrer dos séculos?

A igreja católica apregoava na idade média que "O mundo é o centro do universo e o Sol gira em torno da Terra", e mandou para a fogueira muitos cientistas que tinham experimentações científicas sobre a verdade do assunto.

Durante todo o século 18 o conceito do flogístico "admitia que todos os corpos combustíveis, inclusive os metais, continham um material comum, o flogístico, que escapava durante a combustão, mas podia ser facilmente transferido de um para outro corpo". Os experimentos com zinco e fósforo pareciam comprovar a teoria do flogístico. O conceito foi plenamente aceito durante cem anos e debatido durante outros cem anos antes de ser finalmente refutado. O flogístico nem sequer existia, mas mesmo assim foi aceito como verdade absoluta por mais de 100 anos.

A própria Teoria da Evolução das Espécies é uma teoria a qual aqueles que a defendem o fazem de forma mais ardente (e também muito mais cega) do que um crente defende a existência de Deus. Isso por que se a Teoria da Evolução for provada falsa, só lhes restará a explicação da existência da vida por meio da criação de Deus, ou seja, ela é defendida por aquelas pessoas que não crêem em Deus e nem querem acreditar. A teoria da seleção natural é engraçada... ela até tem um certo sentido, mas ela nunca pode ser observada efetivamente, portanto não pode ser dita científica. É no máximo, uma hipótese, mas é ensinada nas escolas como verdade absoluta. O próprio Darwin admitiu que ela era absurdamente hipotética.

As leias da hereditariedade já foram provadas e são reais, mas a prova de que um organismo mutante possa ter uma vantagem sobre os demais organismos de sua espécie a ponto de lhe dar uma vantagem evolutiva nunca foi provada. Ninguém nunca provou o exemplo evolutivo da Girafa, por exemplo. Ninguém nunca escavou um fóssil de Girafa com pescoço curto, e mesmo que o achassem, quem garante que ele sim não era uma mutação defeituosa da girafa como a conhecemos, com pescoço longo? Darwing, anos após a formulação de sua hipótese, desabafou falando que sua teoria realmente era muito mal formulada, o que levou a estas mesmas pessoas que não admitiam uma explicação divina para as coisas a criar os conceitos do Neo-Darwinismo, "melhorando" as teorias originais, a adaptando a novas evidências que anteriormente a refutavam, assim a única evolução e adaptação que se viu foi a da própria teoria da evolução.

Mas veja, não estou afirmando a mesma coisa sobre a genética! O Projeto Genôma foi um dos avanços mais significativos da ciência nos últimos anos, e pode ser usado para salvar a vida de milhões de pessoas pelo mundo, fazendo remédios mais eficazes ou estabelecendo tratamentos efetivos contra doenças genéticas graves. A questão é sobre a teoria da evolução e não sobre a genética.

Da mesma forma, ainda, entro em um assunto mais polêmico. Ninguém pode provar efetivamente que homens descendem de macacos, como tem-se ensinado em escolas pelo Brasil e pelo mundo. O fato de que a quantidade de genes (cadeias do DNA com funções específicas) semelhantes entre homens e chimpanzés, por exemplo, beire os 95%, leva muitas pessoas mal informadas a assumirem imediatamente que somos parentes genéticos, que descendemos de um mesmo organismo original, um símio original. Daí aos fósseis de tidos "hominídeos", homens primitivos que foram evoluindo com o tempo, tudo foi suposição.

Moscas tem alguns genes idênticos a humanos, por causa disso afirmamos que descendemos das moscas, ou o contrário? Veja bem, os macacos são mamíferos, como nós somos. Tem uma estrutura corporal semelhante a nossa, com uma cabeça, dois olhos, dois braços, duas pernas e diferenciação de sexo. Tem um cérebro como nós temos. Temos muitas coisas em comum, muitas características semelhantes. Se o DNA e os genes são responsáveis por definir as características de um dado organismo, nada mais natural do que os genes serem muito semelhantes. Mas as semelhanças em si mesmas não representam necessariamente uma ligação "de sangue". Se representam, ninguém pode provar ainda. E duvido que um dia o possa verdadeiramente.

Não sei se Deus pensou nisso quando criou o homem e quando criou os macacos. Mas se ele fez o DNA com estas regras, então a coisa pode ter saído de forma natural. Quando fez o macaco, seus genes saíram de uma maneira, e quando fez o homem, seus genes saíram semelhantes por que haviam algumas coisas em comum entre o homem e o macaco. Isso não significa necessariamente que o homem é produto da evolução de um símio original, do qual descendem todos os homens e macacos atuais, que os cientistas dizem ser o verdadeiro Adão. A história de Gênesis é bem clara quanto à criação. Alguns estudiosas afirmam que a tradução original destas passagens da Bíblia dão uma idéia de que Adão significa Terra e que Eva significa Vida, que Deus criou uma Terra sem vida e depois lhe deu Vida. Isto é verdade, em Gênesis isso está claro, mas depois de ter criado a Terra, as estrelas e o céu (onde se incluem o espaço sideral, as galáxias e os planetas em suas órbitas), ou seja, uma Terra morta, sem vida, ele criou as árvores, as ervas, os mares e os animais terrestres, aquáticos e voadores. Disse também que criou as bestas da terra, onde poderiam se enquadrar os dinossauros (mas sobre isso eu tenho que estudar mais). E depois disso tudo, ele criou o homem.

Veja bem, depois disso tudo criou o homem. Não esta escrito "veio o homem" ou "surgiu o homem", mas sim "Criou Deus ao homem", ou sejam, o homem é criação direta de Deus, não proveio da evolução de outro organismo, proveio diretamente de Deus. Mas para aqueles que crêem na ciência e acham que a Bíblia, especialmente Gênesis, são contos de fadas, isso nada acrescenta, não é mesmo? Mas mesmo cheios de si por suas "descobertas", no fundo, eles tem uma incerteza, pois nenhuma destas suposições pôde ser efetivamente provada. E nem poderão ser, a não ser que alguém consiga construir uma máquina do tempo e volte milhares de anos atrás para averiguar quem esta certo, Deus ou a ciência evolucionista. Não tenho provas, como tais cientistas não as tem. Por que eles não admitem também que são pessoas de fé, mesmo que sua fé seja direcionada à suas teorias? E por que milhões de pessoas acham mais fácil acreditar em uma teoria sem uma boa fundamentação do que acreditar em um Deus que a tudo criou? Veja bem, não é preguiça crer em um Deus que tudo criou (e com isso obter uma explicação completa de como tudo teve início e de como tudo vai terminar). Suposição por suposição, a suposição de Deus é muito mais real do que a suposição de teorias científicas que tentam refutá-lo. Por que as teorias falsas são derrotadas pelo tempo. Mas a "teoria de Deus" existe a mais de 2000 anos e continua sendo a mais forte "teoria" da Terra. Teoria, obviamente, para aqueles que não querem crer nele. Para mim a existência de Deus não é teoria, é fato mais que comprovado em minha vida e na vida de Jesus Cristo.

SOBRE OS MOVIMENTOS RELIGIOSOS

Sobre os movimentos religiosos, você pode observar que o cristianismo, tendo Deus como único deus existente, sendo Ele uma trindade, e tendo enviado seu filho, Deus feito carne na pessoa de Jesus Cristo, já perdura por mais de 2000 anos. Você poderia então citar "Ah, mas o Xintoísmo, o Budismo, o Islamismo e o próprio Judaísmo existem a tanto tempo quanto ou a mais tempo ainda do que o cristianismo". Sim, isso eh verdade. O Xintoísmo, por exemplo, existe praticamente desde o inicio da história japonesa, a mais de 3000 anos atrás. Mas pesquise a historia de todos estes movimentos religiosos e constate que todos eles viveram em "bolsões" protetores, e que os governos de seus países os defendiam e defendem até hoje com unhas e dentes. Os países ditos cristãos, a grande maioria ocidentais, se mantiveram abertos a todas as religiões (veja o Brasil, por exemplo, que tem desde cristianismo até judaísmo e islamismo, junto com candomblé e budismo) no último século pelo menos , ao contrario dos orientais, que se fechavam e, acima disso, perseguiam o cristianismo cada vez mais.

Dentre todas as religiões, o cristianismo foi o que mais foi pisoteado, perseguido e posto a prova na história humana. A Bíblia foi e ainda é o livro mais questionado do mundo. Observe que as outras religiões temiam o cristianismo, pois sabiam que se deixassem que ele entrassem em seus "territórios", seriam destruídas. Por que você acha que não é permitida a entrada de cristãos e trabalhos missionários cristãos em tantos países do mundo, inclusive países econômica e tecnologicamente avançados, como Japão e China (isso não impede que o povo de Deus pregue a Jesus para estes povos)? Por que o cristianismo revela Jesus às pessoas. E o conhecimento de Jesus liberta as pessoas, por que a palavra de Deus mesmo nos diz que "Conhecereis a verdade e ela vos libertara". E a verdade é que Jesus Cristo morreu na cruz para salvar a sua vida, por que ele te ama! O conhecimento acerca de Deus! Que ele ressuscitou de entre os mortos e esta junto de Deus, a ponto de voltar e salvar a todos aqueles que crêem nele e o seguem.

E queira ou não queira, ter conhecimento ciêntífico te leva cada vez mais a acreditar que Deus existe, por que observamos que o Universo é tão complexo e equilibrado que não existe meio de que tudo isso tenha surgido do nada, por acaso!

O motivo para que o cristianismo tenha durado tanto tempo, mesmo diante de todas estas dificuldades e tentativas mundiais de exterminá-lo, esta descrito na própria Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos, cap. 5, versículos de 34 a 39. Pedro e João estavam sendo julgados por ensinar sobre Jesus, no surgimento da igreja primitiva. Em Jerusalém:

Atos 5:34 Mas, levantando-se no sinédrio certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, acatado por todo o povo, mandou que por um pouco saíssem aqueles homens;
Atos 5:35 e prosseguiu: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que estai para fazer a estes homens.
Atos 5:36 Porque, há algum tempo, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; ao qual se ajuntaram uns quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos e reduzidos a nada.
Atos 5:37 Depois dele levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos após si; mas também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.
Atos 5:38 Agora vos digo: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfará;
Atos 5:39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus.

Os próprios perseguidores iniciais do cristianismo, que estava nascendo (desde o inicio existe perseguição contra os cristãos) percebem a verdade. O cristianismo só durou, dura e durará tanto por que é real plano de Deus para a constituição de sua igreja na Terra.


Bem, uma segunda questão que foi levantada é:

"A Bíblia não é a única mensagem de Deus, os espíritos dos mortos nos falam"

Neste caso, seria mais fácil afirmarem que a Bíblia não é a palavra de Deus e ponto final, ao menos seriam mais verdadeiros consigo mesmo (mas totalmente equivocados para com a verdade). A Bíblia deixa bem claro que a necromancia (em outras palavras, a consulta aos mortos, a doutrina principal dos espíritas) é pecado grave contra Deus. E por que é pecado? Por que não é possível consultar os mortos. Somente Deus tem o poder de trazer uma pessoa de volta a vida (outro preceito, o de reencarnação, cai por terra), pois Deus definiu que ao homem é cabido viver uma só vida. Em outras palavras, mortos não falam. Não importa o que o insano do Padre Quevedo ache , ou o que Alan Kardeck falou. Ou pelo menos aquilo que se fez passar por Alan Kardeck falou...

Quem consulta aos mortos esta consultando a demônios. Demônios andam em derredor das pessoas por toda a sua vida. Usam o conhecimento sobre as pessoas contra elas mesmas e contra as pessoas que gostam dela. Por isso e que quando uma pessoa vai consultar um morto, o dito "espírito" tem a voz do falecido (as vezes) e sabe de coisas que só ele e a pessoa fazendo a consulta sabiam, por exemplo. Muitas vezes estes espíritos falam coisas que ajudam a aqueles que os estão consultando (por exemplo, onde esta uma coisa de valor que estava perdida, ou uma senha de banco, ou um testamento, ou um concelho), assim como a doutrina do espiritismo prega coisas até legais aos olhos humanos, como ajudar ao próximo e fazer boas obras. Mas então, o que tem de errado com o espiritismo, por exemplo?

Bem, mesmo ele te levando a fazer coisas boas pelas outras pessoas, ele te afasta de Deus. Por que você acha que demônios ajudam pessoas? Por que gostam delas? Lucifer se revoltou contra Deus e odeia o homem por que Deus ama o ser humano. Demônios ajudam os homens para que eles se desviem de Deus mais e mais, os condenando à perdição eterna, ao convívio sem a presença de Deus, ao Hades, ao Inferno. Nesta hora seus atos bondosos e suas boas ações de nada valerão. A Bíblia diz que a salvação não é conquistada com obras, mas é dom de Deus, que o dá por meio da fé em Jesus Cristo, para que ninguém se vanglorie de suas próprias obras ou diga que se salvou por si só. Uma pessoa boa sem Jesus no coração e sem crer em Deus não se salva. Nunca ou viu o ditado popular "De boas intenções o Inferno está cheio"? De onde acha que isso veio, meu querido?

Neste caso, seria melhor aos espíritas dizerem que não crêem na Bíblia como palavra de Deus. Por que a Bíblia é bem clara quanto às praticas que eles adotam. Não é função minha julgar ninguém. Cada pessoa tem o direito de exercer a fé que desejar. Isso é um problema entre ela e Deus, e eu não tenho nada a ver com isso. Não cabe ao ser humano punir ou julgar pessoas que se desviam de Deus. Meu papel como crente é tentar mostrar a verdade de Jesus para as pessoas. Se elas vão ou não aceitar, sobre isso nada posso fazer. Não sou eu quem convence, mas sim o Espírito Santo de Deus.

Assim, posso afirmar de uma vez por todas que, ao contrario do que muitas pessoas acham, os cristãos não tem uma fé cega (vários podem ter, mas não os verdadeiros cristãos). Os cristãos tem bem clara a revelação de Deus no mundo hoje. Nos tempos antigos Deus se manifestava de forma sobrenatural, o que ele não faz mais propositadamente. Mas ele se manifesta de 4 formas claras para a humanidade, formas inquestionáveis.

Ele se revela, primeiramente, pela natureza. A natureza (ai entra desde a árvore do seu quintal até um buraco negro em uma galáxia distante) é complexa e perfeita demais, nos fazendo compreender que ela não se originou por acaso. Olhe para uma planta no seu jardim e perceba o quão perfeita ela é. Levante um pouco seus olhos e veja o Sol (mas cuidado para não olha-lo diretamente senão você pode ficar cego). Acha mesmo que a mecânica planetária (astrofísica), com sistemas solares, forças gravitacionais perfeitas que nos fazem rodear um Sol sem que a órbita do planeta se desvie e nos arremesse diretamente para esta fornalha surgiu do nada, por um acaso? Acha mesmo que sua vida, o ato de você poder ler este texto, compreende-lo e assimila-lo, a sua consciência e sua capacidade de pensar a ponto de perceber que você é você e que você existe é produto de uma evolução qualquer, do acaso puro e simples?

Deus se revela também por Jesus Cristo. Sua existência é comprovada historicamente, sabemos que ele existiu, mesmo aqueles que não querer acreditar nisso são obrigados a concordar diante de tantos fatos históricos que a humanidade já descobriu.

Deus se revela pelo Espírito Santo, tocando os corações, confortando, consolando, falando aos corações das pessoas, realizando milagres e salvando vidas. O espírito santo não é uma "sensação boa" como algumas seitas afirmam. Vai muito além disso. É um estado de presença vibrante de Deus, que fala conosco, que nos consola e que nos dá forças para fazermos a vontade de Deus na Terra.

Por fim, Deus se revela na Bíblia, em sua palavra viva. A Bíblia está para o crente assim como o Sabre de Luz está para o Cavaleiro Jedi (que apologia mais chula!!!). A Bíblia é a Espada do Espírito, capaz de separar a verdade da mentira. É exatamente isso o que a Bíblia faz. Separa a verdade da mentira, o bem do mal, o certo do errado.

Bem, falei demais. Espero que você tenha conseguido ler tudo sem dormir...

0 comentários: