Pesquisar

2 de abril de 2003

CARTAS, IGREJA E ESPIRITISMO

Neste final de semana comecei a fazer um curso temporária na faculdade, a qual sou obrigado a fazer (mas é muito gostoso mesmo assim). Se chama Pratica de Formação, e o aluno tem a opção de qual curso vai fazer. São inúmeros, desde aqueles promovidos pela Educação Física até aqueles promovidos pelos institutos de comunicação e arte.

Neste semestre resolvi cursar uma Oficina Literária para estudo de técnicas de Contos. E foi lá, já nesta primeira aula, que pude resgatar a importância de algo ao qual eu nem sequer me lembrava mais: cartas.

Com o advento da Internet, muita gente (eu incluso) passou a usar apenas e-mail para se comunicar a distância. Ora, e por que não usa-lo? É rápido, é fácil, é de graça (sob um certo ponto de vista, como Obi-Wan Kenobi fala a Luke Skywalker em "O retorno de Jedi") e tem alcance global em uma velocidade quase que instantânea!

Mas fiquei pensando... se já houvesse Internet na época, não sei se Paulo mandaria um e-mail para. Éfeso, ou para Roma ou para Tessalonica. Penso que ele preferiria escrever uma carta de seu próprio cunho e mandá-la pelo correio, mesmo que a demora pudesse ser grande. O valor sentimental que uma carta tem vale mais do que um milhão de e-mails. Pegar o papel e ver a letra da pessoa cria uma espécie de sentimento de aconchego. Você sabe que aquela pessoa escreveu no papel que você esta segurando, que ela teve trabalho para lhe escrever, que aquilo demorou. Que aquela pessoa se importa com você! Estive pensando em começar a mandar cartas. Acho que vou mandar algumas para algumas pessoas com quem me importo muito.

Bem, indo ao foco da blog...

A Nova Canaã tem se mantido firme graças ao Senhor, Deus todo poderoso. A saída do Pr. Leandro ainda nos deixa um pouco tristes e vai nos deixar com saudades pelo resto da vida, creio. Mas os sorrisos já tem aparecido mais no rosto dos irmãos e aos poucos vamos percebendo que conseguiremos nos manter unidos, se assim Deus continuar a permitir. Temos orado muito por nosso novo pastor, seja ele quem for. E temos colocado a vida da igreja nas mãos de Jesus. Como disse o presidente da igreja ontem a noite, o José Marcos: o pastor se foi e um ainda nos virá, mas o rebanho permanece e estar junto a ele representa segurança.

O pastor dos pastores, Jesus, ainda permanece em meio a nós! A Escola Bíblica continua a ser uma benção, e temos aprendido muito sobre Deus. Ele tem nos despertado para o que ele mais quer: um relacionamento íntimo com Ele. Estar em sua presença constantemente. Quero falar sobre isso no próximo blog: estar na presença de Deus todos os instantes. Aproveitando, vou colocar aqui, e também um link na área de links, o endereço do meu disco virtual. Atualmente tem as fotos do acampamento de Carnaval da Nova Canaã, que como falei antes, foi SHOW! O endereço é http://briefcase.yahoo.com/danielpaixao, então de uma passada lá para ver como é que foi bacana!

Nesta semana que se passou eu me deparei com o site da Associação Brasileira de Estudos Espiritas. Vi alguns espiritas questionarem a autenticidade da Bíblia como a verdadeira palavra de Deus. Se alguém diz crer que o que esta escrito na Bíblia é a verdadeira palavra de Deus e ao mesmo tempo segue uma doutrina que vai de encontro a muitas coisas que ali estão escritas, esta pessoa esta caindo em contradição. Crentes fazem coisas que vão contra a Bíblia algumas vezes, mas nunca afirmaremos que isso é o certo e o que esta escrito na Bíblia deve ser desconsiderado (crentes verdadeiros, digo, por que li uma reportagem de um pastor que se diz gay, e afirma que a Bíblia é interpretada de forma equivocada quanto a condenação ao homossexualismo, o que demonstra claramente o quão equivocado ele é).

Pelo contrario, afirmamos que nós estamos errados (graças aos ensinamentos de Deus na Bíblia), e com isso, Deus corrige nossos caminhos se os entregarmos a Ele. A palavra de Deus instrui sobre o certo e o errado, e não engana. Engana-se aquele que acha que a Bíblia é falsa, ou manipulada por homens no decorrer dos milênios. Nenhum homem, nem mesmo um grupo inteiro de homens, todos muito inteligentes e ótimos escritores, conseguiriam manipular o que se encontra nas escrituras. Quem lê a Bíblia nota o grau de coesão teológica e ideológica que a permeia de forma uniforme, sem contradição alguma.

Alguns pontos que eles levantam e que me chamaram muito a atenção, por que antes de me converter eu tinha as mesmas duvidas, foram:

- A ciência diz que o mundo tem milhões de anos e o universo, bilhões de anos. Mas segundo eles a Bíblia informa que o mundo tem aproximadamente 10 mil anos;
- A Bíblia não é a única mensagem de Deus, os espíritos dos mortos nos falam


Vou falar sobre isso no próximo blog também. E sobre mais um assunto que me deixou muito dividido quando estava para me converter: o que dizer sobre a intocável e indiscutível Teoria da Evolução das Espécies, que praticamente contradiz toda a historia da criação, descrita em Gênesis? Bem, li um livro muito interessante sobre o assunto e vou contar algumas coisas sobre isso. Mas isso só no próximo blog...

0 comentários: