Pesquisar

15 de abril de 2003

IÔ-IÔ HUMANO, CAPITALISMO SELVAGEM E ORAÇÃO

Você sabe o que é Bung-Jump? É aquela parada em que a gente sobe em um lugar muito alto, se prende a uma corda elástica e se atira lá de cima. Ai ficamos subindo e descendo, subindo e descendo, até parar e voltarmos ao chão...

No parque de diversões Hopi-Hari tem um brinquedo chamado "La Torre Eifell", ou simplesmente "Elevador". Sentamos em uma cadeira de metal enorme e esta cadeira é elevada a mais de 50 metros de altura. Demora um certo tempo para chegar lá em cima. Depois, estando lá, é que percebemos o quão alto estamos, vendo os carros que passam pela rodovia dos Bandeirantes parecerem borrões do tamanho de uma formiga. Ai vem a queda, de cerca de 4 segundos no máximo, mas que parecem uma eternidade para quem está ali, não caindo, mas sendo puxado para baixo a uma velocidade enorme, causada pelo peso da cadeira metálica.

Na vida nós temos nossos altos e baixos, como no Bung-Jump. Para subirmos na vida demoramos muito tempo, mas quando caímos, parece que mãos invisíveis nos puxam para baixo, até o fundo do poço, como no Elevador. Infelizmente, devido ao mundo em que vivemos temos tido mais baixos do que altos. Poucos são os que conseguem subir até o fim do elevador, e estes normalmente não caem, ou fazem de tudo para não cair.

Por que é assim? Por que o mundo é como é hoje? As coisas só foram piorando com o passar dos anos, por que? Isso não é uma discussão filosófica, é uma discussão prática. O homem, sem Deus em sua vida, vem complicando-se cada dia mais. O mundo está a beira de um colapso econômico. A cada dia mais e mais pessoas são despejadas no mercado de trabalho e o número de vagas cai na proporção inversa. Os que trabalham, trabalham por 2 ou 3 e recebem por 1/2, e sofrem pressões absurdas pois o mercado está tão cheio de pessoal qualificado para um mesmo cargo que o perigo de ser substituído é enorme em todos os casos. Com isso as pessoas não compram e não gastam seu pouco dinheiro, os valores caem, a produção para e a economia vai entrando em colapso generalizado. Todos saem perdendo, menos aqueles que criaram as regras deste jogo imundo chamado capitalismo selvagem.

Não era esse o panorama que a humanidade traçava para si a meros 50 anos atrás, não é verdade? Pensávamos que trabalharíamos menos (afinal a tecnologia seria avançada e com tantas pessoas prontas para trabalhar, seria justo uma diminuição geral na carga horária de trabalho, sem perda de ônus para os trabalhadores) e que teríamos mais tempo para nossas famílias, para estudar, para o desenvolvimento da raça humana... doce sonho. Se assim fosse, hoje trabalharíamos de 4 a 6 horas por dia, por no máximo 4 dias por semana, teríamos bons salários, educação, saúde e habitação. A medicina, as ciências e as tecnologias com certeza estariam muito mais avançadas e o mundo provavelmente não estaria nesta guerra idiota.

Depois que a gente fala que capitalismo é coisa do diabo tem gente que nos acusa de puritanos... não falo pela igreja, mas por mim mesmo! Vejo o capitalismo da forma como é exercido atualmente como sendo um tentáculo da besta do inferno neste planeta. Um regime econômico nunca fez tanto mal ao mundo quanto este. Não sou comunista, nem socialista. Apenas acho que existem meios mais justos de se manter um capitalismo mais coerente com as necessidades sociais. Os princípios básicos do capitalismo eram justos: trabalhe receba. Hoje você trabalha mas o que recebe mal dá para se alimentar! Com isso os sonhos do ser humano vão sendo massacrados, e o que acontece então? O ser humano se torna amargo, desesperançado, triste e deprimido. Exatamente como diabo nos quer... ele dá gargalhadas da humanidade vendo o estado lastimável em que nos enfiamos. O povo amado de Deus, assim! Aqueles por quem ele mandou seu filho amado, Jesus Cristo, se acabando desta forma horrível, uns pisando nos outros, matando os outros, guerreando com os outros, explorando os outros... que vergonha.

Já parou para imaginar como isso fere a Deus? Como ele se entristece com isso? Não estamos assim por falta de capacidade nossa. Capacidade para se cuidar o ser humano não tem mesmo, é Deus quem provê isso! Mas o humano se distanciou tanto de Deus que hoje acha que sua realidade é essa picuinha maldita que vivemos, essa correria e mata-mata que enfrentamos todos os dias! NÃO É! NÃO É MESMO! Nossa vida é muito melhor do que isso, esta acima de toda essa imundície permeada por ganância, morte e guerras. Nossa vida está em Jesus!

Fico triste e quase desesperado quando constato que não posso fazer nada fisicamente para mudar o mundo. Quem dera ser um super herói, como o Lanterna Verde (não o Palmeiras, mas o Lanterna Verde da Liga da Justiça) ou como o Super Homem, para poder fazer algo pelo mundo com minhas próprias mãos! Mas sou, assim como você, apenas humano. Nada podemos fazer, a não ser orar. Jesus é muito mais poderoso do que o Super Homem e o Lanterna Verde juntos! Por que ele pode, por meio do Espírito Santo, mudar algo que ninguém mais pode: a vida das pessoas e seus corações. Ele provê salvação e conforto para a alma. E o que mais o mundo precisa do que de vidas transformadas por Jesus Cristo? Estas mesmas pessoas que hoje fazem as regras do capitalismo selvagem, se transformadas verdadeiramente por Jesus, seriam as mesmas que poderia colocar nossa sociedade humana nos eixos novamente, de olhos em Deus? Não sei. Mas seria um bom começo, e uma importante batalha ganha na guerra já vencida por Deus contra Satanás.

0 comentários: