Pesquisar

31 de março de 2008

O MAL HUMOR COMO MAL CRÔNICO

Semana passada eu havia lido um texto que explicava bem o que é ansiedade (eu sofro dela) que era o seguinte: "Vamos imaginar, hipoteticamente, uma pessoa que se deparasse com uma cobra no meio de sua sala, quase todas as vezes que entrasse em casa. Com o tempo sua reação ao ver a (mesma) cobra tende a diminuir, embora ainda continue tomando muito cuidado. Vai chegar um momento em que, mesmo não vendo a cobra, nessa vez que chegou em casa, ficará estressado. Talvez tenha grande ansiedade ao imaginar onde poderia estar hoje a tal cobra. Diz um ditado que a diferença entre medo e ansiedade é exatamente essa; medo é encontrar uma cobra dentro do quarto, e ansiedade é saber que tem uma cobra dentro do quarto."


Este texto me deu a impressão de que outras pessoas sabem como eu me sinto. Mesmo que eu tente não deixar transparecer para muitas pessoas há minha volta, a ansiedade me afeta e me domina demais, e ficar tentando descobrir todas as curvas perigosas da vida é uma tarefa que acaba por colocar a pessoa exausta. É assim que tenho me sentido. E é assim que o mundo e minha profissão exigiram que eu fosse, tentando prever a maior quantidade possível de possibilidades dentro de uma situação. Morrerei de estresse? Fico me perguntando quando será, e como... meus monócitos estão acima do limite e isso pode ser uma série de coisas (até Leucemia), mas muitíssimo provavelmente é puro estresse. O que virá a seguir? Se puder escolher, quero um infarto fulminante, daqueles que nem da tempo de pensar. Mas minha pressão, colesterol e triglicérides estão ok...


Se eu não fosse tão ansioso, acho que eu conseguiria lidar melhor com os infortúnios. Afinal quando ocorre algo que eu não previ, é como se o mundo inteiro visse revelada a minha incompetência, e então eu fico mais estressado. Um exemplo foi agora há pouco, quando fui tentar comprar um novo telefone celular após a operadora me enviar um bônus de R$80,00. Fiquei esperando na loja por mais de 10 minutos, até a atendente me informar que não poderia me vender o aparelho porque o sistema da operadora estava fora do ar. Qual é a operadora? Ora, é C L A R O que você sabe qual é... não, eu não tinha como prever que eu iria lá perder meu tempo. Pura ingenuidade.


Fiquei muito irritado sim. E para ser sincero, eu já não estava lá estas coisas desde ontem. Hoje acordei “no veneno”, e ainda bem que não temos cachorro em casa, porque se não eu o teria chutado. Tudo por uma mistura de pequenas e insignificantes frustrações com as quais qualquer idiota conseguiria lidar. Mas não eu. Comigo o mal-humor parece ser um mal crônico, que algumas vezes melhora e muitas vezes piora. E sobra para a Cris então me aturar nesta mutação para porco-espinho.


Tive pesadelos esta noite e não sei porque. Sonhei com coisas ruins para mim, que me causam medo e pavor. Somando o fato de que eu nunca durmo bem de domingo para segunda-feira, acho que tive combustível o bastante para me inflamar hoje por todo o dia. Não que fosse certo, mas creio que faz parte da minha natureza. Para a minha infelicidade.

0 comentários: