Pesquisar

1 de setembro de 2006

CARIDADE

Acho louvável que existam instituições de caridade (ONG´s) que se empenhem para ajudar a grupos desfavorecidos, mesmo que eu tenha uma visão crítica de que quem deveria cuidar dessas pessoas é o governo. Mas como o governo no Brasil é o que é, estas ONG´s fazem-se necessárias e não quero discutir o mérito disso agora. A maioria das ONG´s que tem por ai eu sei que são fachada pra sacanagens, assim como sei que tem algumas que são boas, mas também não quero discutir sobre isso.

Bem, uns meses atrás ajudei uma dessas ONG´s com 3 meses de contribuição. É uma ONG que ajuda pessoas com câncer no tratamento, com a compra de remédios, alimentos, etc. Pois é, ajudei naquela época com o que eu podia, e pensava que estava bom, né? Foi até em uma época que meu serviço atrasou salários e qualquer gasto a mais me deixava em situação ruim, mas paguei assim mesmo.

Ok, terminada a minha contribuição, começou a acontecer algo que eu já devia ter previsto. Eles me ligam todo mês pedindo contribuições. Só que eu ando bem apertado de dinheiro. Graças a Deus não tem faltado para pagar minhas contas, mas também não tem sobrado, sabe? E mesmo depois de eu repetir a mesma coisa todas as vezes que me ligam, eles dão um tempo e depois ligam novamente.

Pô, se eu já falei que não tenho, é porque não tenho mesmo, meu!!! Ai eles perguntam: nem R$10,00? É claro que eu tenho R$10,00, mas isso não pagaria o combustível que eles gastariam para vir aqui pegar esta grana. Então eu imagino que eles fazem isso tudo com um único propósito: o de me deixar mal, muito mal.

Eles ligam, contam o caso da dona fulana que teve que tirar parte da face por causa de um câncer, que precisa disso disso e daquilo, que estão fazendo mutirão e tal... e esse tipo de coisa me deixa muito, mas muito sensibilizado! "Você vai dar só R$10,00? Você deve gastar R$100,00 com besteiras, porque não economiza R$50,00 e doa pra ajudar essa pessoa?!". Parece que é isso que eles tentam colocar na minha cabeça, e colocam!

O resultado é que eu tenho que ser duro quando esse pessoa fica insistindo, e quando desligo, fico me sentindo um lixo, uma pessoa pior do que eu imaginava que era antes de atender aquele telefone. Porra, pra que me ligar então?! Por maldade?!

Conheço essa ONG e sei que ela é séria. Mas a forma de abordagem é muito ruim para mim. Fico solidário porque consigo me colocar no lugar de outras pessoas e me imagino passando por isso, carecendo da ajuda de uma ONG dessas. Mas eu não tenho dinheiro para ajudar agora. Tem gente que tem muita grana e não dá nada. E tem esse governo maldito (em todas as instâncias) que não faz nada a respeito! Faço parte de um pedacinho muito pequeno dele e tento fazer o meu melhor, mas o que uma gota pode fazer no oceano?!

Eu tenho descontado em folha o INSS e meu plano de saúde. Eu pago um valor X de plano de saúde, e pasmem, mago 4X de INSS para não ter nenhum benefício para mim ou para outras pessoas. Aposentadoria?! Puts... será que ainda vai haver previdência quando chegar a minha vez?!

Assim sendo, eu já faço caridade (compulsória) dando tanta grana assim pro governo (além disso, tem muitos outros impostos). O problema é que eles não administram os recursos da maneira correta.

Só queria não me sentir um monstro por não poder ajudar...

0 comentários: