Pesquisar

4 de janeiro de 2004

FICANDO SOZINHO

Estou na casa da minha noiva. Os pais dela foram viajar e eu estou tomando conta da casa para eles.

Passar um tempo sozinho tem sido bom até agora. Eu praticamente não falo e isso tem me feito bem. Mas estou começando a me sentir como naquele filme, ¿O Iluminado¿, em que a família fica isolada em um hotel na montanha e o pai da família fica completamente louco. Calma... não estou ficando louco... ainda! O JP veio dormir aqui ontem e amenizou um pouco a situação, mas ele tava caindo pelas tabelas e no final nem viu o fim da luta do Popó, que eu estava vendo. Fui dormir às 4 da manha e nem fui na igreja, o JP, corajoso, foi.

O bom de estar sozinho é que, mesmo que eu não pense de fato, as minhas idéias são mastigadas em minha mente e consigo digerir as coisas mais facilmente. Por exemplo, sobre a matéria de capa da revista Super Interessante que eu comprei (Paulo Traiu Jesus?) eu tirei a conclusão de que ele não traiu à Cristo, mas pessoas que não crêem em Jesus podem ter esta opinião a seu respeito.

Ao meu entender o evangelho é contextualizado. Ou seja, Pedro e os demais apóstolos falaram sobre temas universais da doutrina deixada por Jesus, mas de uma forma que os Judeus pudessem compreender. Paulo falou das mesmas coisas universais, só que para os gentios, para nós. E de uma forma que pudéssemos compreender também. Modos diferentes de se falar a mesma coisa. A verdade é a mesma, mas a forma como você a conta pode mudar muito sua receptividade.

A revista traça alguns paralelos entre o que Jesus disse e o que Paulo disse (nota-se que as palavras de Jesus são tiradas de um livro apócrifo (o evangelho dos doze santos). Tais paralelos são mais focados no que diz respeito às pessoas serem submissas aos governos (na época, ao César).

De fato devemos ser submissos somente à Jesus e à Deus, mas isso significa que devamos ir contra as autoridades instituídas? Creio que se fizéssemos isso causaríamos uma desordem tremenda (não só naquela época, mas hoje também). E Deus é contra a desordem. A anarquia é um símbolo de revolta, contraria à submissão que Deus espera de nós (cuja idéia não está descrita somente nas cartas de Paulo, mas sim em toda a Escritura). Submissão à Ele e às autoridades.

A anarquia é a revolta, e a revolta nasceu no coração não de Deus, mas sim de Satanás, que a incutiu no homem para destruir nosso relacionamento com o Pai. Não seja submisso por preguiça, mas sim por ser desejo de Deus. E o desejo de Deus é perfeito em todos os sentidos.

Sobre ficar sozinho, só tem uma coisa da qual tenho sentido muita falta, que é da minha noiva, a Cris... não vejo a hora de ela voltar, estou morrendo de saudades!!!

0 comentários: