Pesquisar

17 de novembro de 2003

FALANDO DE JESUS

Ontem foi aprovada em minha igreja a minha auto-indicação para a área de evangelismo (além da área de divulgação, como webmaster). Me senti pendente a esta área por alguns motivos, mas confesso que estou com um pouco de medo. Primeiramente por que nunca desempenhei uma atividade formal dentro da igreja. A segunda é que, por experiência própria, sei que é complicado falar de Jesus às pessoas em geral.

Algumas vezes converso com pessoas que recebem a mensagem de Cristo de uma forma muito natural, mesmo não acreditando ou não a conhecendo inicialmente. Mas algumas vezes converso com pessoas que já estão tão fechadas à idéia de sequer cogitar em seguir à Jesus que falar sobre Ele é algo extremamente complicado e delicado. É como pisar em ovos. Você tem que saber usar as palavras.

Li estes dias, e não me lembro onde uma história mais ou menos assim: um rei árabe teve um sonho em que todos os seus dentes caíam. Então, intrigado, convocou um sábio para lhe interpretar o sonho. O sábio, então, lhe disse que aquele sonho significava que todos os seus entes queridos morreriam. Extremamente irritado, o rei mandou matarem o sábio. Mas como estava preocupado com o sonho, convocou outro sábio, que lhe disse que o sonho significava que ele viveria mais do que todos os seus entes queridos. Muito feliz, o rei deu 100 moedas de ouro para o sábio e o libertou. Uma mulher então se aproximou d sábio e lhe disse: "como pode isso acontecer, você disse exatamente a mesma coisa que o outro sábio, mas ao contrário dele, que foi morto, você recebeu 100 moedas de ouro". E então o sábio respondeu: "A verdade sempre deve ser dita, isso é certo. Mas a forma como ela é dita faz toda a diferença".

Eu entendo que a verdade de Jesus deve ser promulgada de fato. Mas as palavras e a forma com que se deve fazer isso varia de pessoa para pessoa. Para uns, dizer que Cristo a ama e que morreu para salvá-la basta para ascender a chama do amor por Deus em seus corações. Para outros, é preciso dizer que se ele não se arrepender de seus pecados e entregar sua vida à Jesus, no dia do julgamento final Cristo não o aceitará mesmo diante de suas lágrimas, e ele será destinado ao inferno e à morte.

As pessoas que se convertem à Cristo não sofreram lavagem cerebral, nem nada do tipo. Elas apenas ouviram e conheceram Jesus de uma forma que lhes fazia sentido. De um jeito que conseguiu romper as couraças de seus corações. As formas de se falar Dele variam de uma pessoa para outra. Mas o Cristo, este é o mesmo para todos. E para todos ele dá o seu amor, e para a todos ele salvar foi que se sacrificou na cruz.

0 comentários: