Pesquisar

14 de novembro de 2003

EXISTEM LIMITES PARA A MALDADE?

"Não acredito no diabo, acredito em Deus. Por que Deus criaria alguém para ficar enchendo o seu saco?" - Clodovil, no programa Provocações da TV Cultura, dia 13/11/2003.

Recentemente o país ficou chocado com o assassinato do casal de jovens Liana Friedenbach e Felipe Silva Caffé na cidade de Embu-Guaçu pelo menor de idade apelidada de "Champinha" e mais alguns comparsas. Foi um crime hediondo, sem motivo, sem razão. Em outras palavras, pura maldade. Mas de onde vem este mal?

Muitas pessoas tem suas teorias. A mais aceita é que o ser humano é produto da sociedade em que convive, e mesmo sendo essencialmente bom, ele assume uma posição malévola se a sociedade assim lhe exigir (o que pode acontecer das mais diversas formas, afinal o assunto é muito complexo).

Outra teoria é a de que o ser humano é uma criatura liderada ainda por instintos tão primais quanto violentos, oriundos de uma época em que nós supostamente éramos selvagens, cobertos de pelos, irracionais, e que nossa noção de bondade é baseada na renuncia destes instintos, que agora catalogamos como maldade. São eles, na verdade, coisas naturais à nossa espécie, resquícios de nossa evolução genética.

Uma outra teoria é a de que o ser humano é a fonte de seu mal. Que o homem é mal por natureza, e que fazer coisas abomináveis é natural humana (portanto fazer o bem não é natural ao ser humano).

Ai você pega a maioria das pessoas neste mundo, que pensam como o Clodovil, não acreditando mais na possibilidade de existência de Satanás (e assumindo daí duas posturas: nós somos a fonte de todo o mal ou Deus é bem e mal na mesma criatura, o que vai totalmente contra a Bíblia e o evangelho de Jesus Cristo).

E então, fechando com chave de ouro, aparece um jovem de 16 anos, que tinha um comportamento psicopata desde os 12, capaz de premeditar e executar uma atrocidade destas contra outros 2 seres humanos, os tratando como menos do que nada.

Diante desta abominação, não é possível que você não se pergunte até que ponto a maldade pode chegar. Qual é este limite do mal, afinal?

Eu entendo que o limite da maldade de um homem é aquele que ele põe como limite da atuação de Satanás em sua vida (acreditando nele ou não), da absorção das coisas que ele pões no mundo para contaminar a nossa alma. Ou seja, é limitado pelo grau de contaminação que nós permitimos ter, da abertura que damos a ele em nossas vidas. Isso acontece, muitas vezes, quando damos vazão aos nossos desejos, e buscamos satisfazê-los sem medir conseqüências, sem observar as coisas sob a luz de Jesus.

O homem tem uma boa dose de maldade em seu coração, isso é verdade. Mas falando de uma forma metafísica entre os conceitos de bem e mal, eu creio que o homem tende ao equilíbrio entre ambas as partes, ao Ying-Yang (equilíbrio entre positivo e negativo) do certo e do errado, o que não pode acontecer segundo a palavra de Deus (terás um só Senhor e só a Ele servirá). Ou seja, sejamos bons ou maus (obviamente bons, é claro), não médios, pois os mornos Jesus disse que vomitaria de sua boca.

O mal que habita em nossos corações tenta nos forçar a alimentá-lo, dando abertura para a atuação maligna do Diabo em nossas vidas. Então, com isso, começamos a tender ao menos que levemente ao "lado negro".

Um garoto de 16 anos que mora no meio do mato não tem as mesmas experiências, por exemplo, que as que um garoto que mora nos EUA (e que resolve pegar uma metralhadora, levar na escola e disparar contra seus colegas e professores) tem. Este Champinha não devia acessar a Internet e ver sites indevidos, nem devia ver programas de televisão com mensagens subliminares, sexo explicito e violência excessiva, e nem mesmo devia ler livros obscuros sobre ocultismo. O que o levou então a um nível tão grande de maldade? O que o fez ter uma atitude destas, o transformando em um psicopata tão frio e sem o mínimo valor pela vida humana? Psicose mesmo? Um distúrbio mental? Ou algo que muita gente não acredita ser possível?

Eu já ouvi histórias de psicólogos que ficam enojados com pessoas que sofrem de distúrbios psicóticos. Dizem ser pessoas tão insensíveis que seus estômagos chegam a se embrulhar quando conversam com elas. Mas o mal que este rapaz manifestou pode ter ocorrido devido a uma abertura que ele deu em sua vida para Satanás? A verdade é que não há como saber sem investigar a vida deste garoto. E esta é uma investigação muito complicada. Então, tudo o que falei ficam como hipóteses, na minha opinião, muito plausíveis. Sei que a mente humana é complexa e que a psicose é um distúrbio serríssimo, mas todas as vezes que me deparo com notícias assim, me pergunto se isso realmente é um distúrbio ou se é obra do maligno.

Os jovens mortos estavam errados ao irem para aquele lugar abandonado escondidos? Estavam. Li em um blog de uma amiga que ela dizia que não haviam meios de se evitar aquilo, indo escondido ou não, indo para lá eles morreriam. Possivelmente isso é verdade.

Não quero comentar sobre a atitude do casal de namorados, pois se eu falar o que penso muitas pessoas podem me xingar. Mas isso não muda o fato de eu ter me irado com o que aconteceu, e de clamar por justiça. Ai eu me lembro daquele versículo (Mateus 5:6) em que Jesus diz: "Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois eles serão fartos". Que assim seja, Senhor Deus.

Finalizando, quero dizer que em contrapartida ao limite da maldade que um homem pode ter, não existe um limite de bondade que um ser humano pode demonstrar, desde que o vetor de sua bondade seja Jesus Cristo. Uma vez que você dá abertura total da sua vida à Jesus, a bondade que Ele pode fazer por meio de você é infinita. E esta é capaz de colocar o mal do seu coração sob controle até o tempo em que será extirpada da sua essência, no dia em que você habitar nos altos céus diante do Deus vivo.

Apocalipse 21:4 - "Ele (Jesus) enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas".

P.S.: Me desculpem, estou abalado com esta notícia, tomei mais conhecimento dela hoje. E obrigado Sche, vou reler esta passagem que me falou.

0 comentários: