Pesquisar

31 de janeiro de 2003

SERVIDÃO E LIBERDADE

Antes de mais nada, olha ai um desenho que eu fiz de mim mesmo. Estou empolgadão para começar minhas aulas de contra-baixo amanhã de manhã!



Bem, estou muito feliz por que meu amigo João Paulo leu este Blog e gostou. Espero que outras pessoas que o leiam gostem dele também, mas principalmente, espero que Deus goste disso e do resultado que espero alcançar com estas palavras aqui postadas. Estou feliz também por que hoje tive a oportunidade de conversar sobre Jesus com um instrutor da minha academia de Kung Fu! O Jean! Que bom! Espero ter a oportunidade de conversar mais sobre Deus com ele e com outros da academia e de qualquer outro lugar aonde eu for. Mas para isso, tenho que pedir a Deus que ponha as palavras em minha boca, e que eu fale aquilo que deve ser dito para aquela pessoa em específico, pois se depender de mim só...

Bem, tem um aspecto na vida cristã na qual estive pensando hoje. Conversei bastante com meu amigo João Paulo, e este assunto apontou em minha mente, mas não cheguei a mencionar nada a ele naquele momento.

Devemos anunciar a toda a criatura, conforme a palavra de Deus nos orienta, que Jesus é o messias e que Deus é nosso senhor, e também devemos dizer a todos, com você incluindo, que Jesus nos liberta, e que com Deus somos verdadeiramente livres. Mas por outro lado, somos orientados que quando aceitamos à Jesus, devemos nos tornamos seus servos.

Ai aparece a dúvida que tive por algum tempo: como ser livre se ao mesmo tempo em que sou um servo de Deus? E a resposta é que somos livres justamente por que somos servos de Deus!

Ouvi dizer em uma pregação a algum tempo que antigamente, na Israel dos tempos Bíblicos, após um determinado número de anos como escravo, uma pessoa poderia exigir sua liberdade de acordo com as leis judaicas, ou o dono do escravo poderia libertá-lo após alguns anos, não me lembro bem qual dos dois é. O caso é que quando o mestre do escravo era muito bom para com ele, o escravo pedia a seu mestre para continuar a servi-lo, passando assim da condição de escravo para servo, uma pessoa que aceita sua condição de viver para servir a uma outra pessoa de bom grado. Assim, o mestre dessa pessoa colocava-o em uma parede e furava uma de suas orelhas com um prego para mostrar a todos que ele havia escolhido permanecer como servo, podendo ter escolhido a "liberdade". Me corrijam de eu estiver errado, mas era mais ou menos isso ai.

Nossa servidão para com Deus não é tão diferente disto. Somos escravos, não dele, mas do pecado. Encontramos nele um bom Senhor, amoroso, misericordioso e cheio de graça, o qual desejamos servir, e ai passamos a ser seus servos. E onde se encontra nossa liberdade? Na servidão à Deus!

Servindo a Deus temos a escolha de fazermos o que quisermos, mas sendo escravos do pecado, somos obrigados a pecar cada vez mais. Em nossos impulsos pecaminosos, entramos em um ciclo do qual não podemos sair sozinhos, pois somos escravos de nossas próprias paixões e desejos. O individualismo que impera hoje na sociedade é enorme. Você tem que ser bem sucedido, tem que ter muitas posses, tem que ter seus desejos satisfeitos! Tudo você é o centro! Ai esta a diferença entre os crentes e os não crentes. Os não crentes pensam em si mesmos e muitos ainda dizem pensar nos outros (e muitos fazem isso na verdade pensando em si mesmos, se vangloriando de suas obras vazias achando que isso por si só os salva de alguma forma). O crente não pensa em si mesmo ou nos outros. Pensa em Jesus e naquilo que ele nos ensinou e ensina pelo Espírito Santo de Deus. Se pensamos nos outros e os ajudamos não é para nos gloriamos ou por que somos boas pessoas (somos todos pecadores, esta é nossa natureza), mas sim por que Jesus nos orientou a fazer isso, para que tivéssemos comunhão e união uns com os outros! E ainda nos diz em Efésios 2:8-9 que : "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Perante Deus o mais justo dos homens nada é. As justiças humanas são como trapos perante a justiça divina. Nenhum homem se salva por si mesmo e por suas "boas obras". Os homens se salvam por que isso é dom de Deus, concedido a aqueles que aceitam a Jesus e o recebem como seu salvador e seu amigo, aquele que morreu para nos libertar, na cruz do calvário.

Voltando ao ponto, um servo de Deus anula suas paixões, toma sua cruz e segue a Jesus. A liberdade, insisto em dizer, está justamente ai. Por que como escravos do pecado não temos discernimento sobre o que é certo e o que é errado perante Deus, tão pouco temos meios ou desejo de servir a este Deus, que não conhecemos verdadeiramente até este momento. Mas uma vez feitos servos que amam a Deus, tomamos conhecimento não só do mal que já praticávamos, mas tomamos também conhecimento do bem e do desejo que Deus tem de que pratiquemos tal bem. A liberdade é o conhecimento do bem e do mal, que Adão e Eva inseriram na humanidade em seu pecado original. E a liberdade que Deus nos dá é essa, a de que nós escolhamos qual caminho seguir, o do bem, ou o do mal. E creia, você é livre para escolher qual dos dois vai seguir. Porém, uma liberdade muito maior do que aquela que podemos imaginar existe nos caminhos de Deus. Um caminho de vida e alegria eterna!

"Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta. Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte." - Provérbios 8:34-36

Não arrisco a dizer que identificar o que é bom e o que é mal seja tão simples assim. Muitas vezes o mal se disfarça de bem, e este é o mal mais perigoso, pois é enganador. Veja o que Paulo fala em sua carta de II aos Corintios, versículos 13 e 14:
"Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz."

Porém, como sempre digo, confie no Espírito Santo de Deus. Ore pedindo discernimento para identificar o que é bom a Deus e o que é mal. Por que o mal tem muitas artimanhas para enganar a aqueles que buscam a verdade e não são firmes. Seja firme, ame a Jesus de tal forma que seu desejo em conhecer sua vontade para a sua vida só seja menor do que o amor que você nutre por nosso salvador! Ame a Cristo! Ele te ama, muito! A ponto de não nos considerar mais seus servos, mas acima disto, seus amigos.

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer." João 15:15

Termino pedindo desculpas. A você e a Deus. Pois não sou tão conhecedor assim da palavra para afirmar o que é certo e o que é errado. Falo por mim com base no que conheço, na esperança de que Deus me use aqui para falar algo a seu coração. Gostaria muito de convidá-los a ir à igreja que freqüento um domingo destes às 19:00hs aos domingos. Como digo, a presença de Deus naquela igreja é evidente durante os cultos de adoração, e lá, um servo de Deus muito mais bem preparado do que eu (meus amados Pastores, entre eles o Leandro e o Cesar), falará sobre Jesus e Deus.

Igreja Batista Nova Canaã - Rua Almirante Richard Bird, nº 364
Chácara da Barra - Campinas - SP - Tel.: (19) 3255-7593

Fica perto do Correio Popular na Avenida Norte-Sul, no cruzamento com a Orozimbo maia. Suba a rua Mogi-Guaçu e após a clínica Valin, vire na primeira a esquerda.

Um grande abraço! E que Deus lhe abençõe!

0 comentários: