Pesquisar

16 de janeiro de 2003

FUZUÊ SOBRE HARRY POTTER

A algum tempo tenho ouvido o meio evangélico levantar questões preocupantes quanto a alguns filmes e livros, mais precisamente à Harry Potter. Os discursos tanto pró como contra Harry Potter vão desde acalorados (para não dizer extremistas) até os mais razoáveis. Em conversa com minha prima, via e-mail, ela me enviou uma matéria sobre o assunto, cujo autor (que não tenho o nome) defende ardentemente que Harry Potter é uma ferramenta na mão de satanás para atrair crianças para o ocultismo e assim desviá-las de Deus. Creio que nesta conversa com minha prima eu consegui formular minha opinião sobre o assunto.

Creio, da minha humilde e pueril percepção, que a grande preocupação destas pessoas que dizem para se tomar cuidado com literaturas como Harry Potter (preocupação da qual eu até compartilho) é que milhões de crianças, jovens e adultos pelo mundo inteiro preferem, por exemplo, ler livros como Harry Potter e Senhor dos Anéis, se aprofundar neles (já ouvi falar de algumas pessoas que estudam a língua elfica criada por Tolkien, ou que procuram estudos de ocultismo e magia "só de brincadeirinha", mas de brincadeira ocultismo não tem é nada) do que saber mais sobre Deus. Creio que elas não saibam se expressar direito, ou a idéia que elas tem acerca disso não bate com a minha. Ser Trekker (fã de Jornada nas Estrelas) e estudar a língua Klingon (língua de um povo alienígena guerreiro que era inimigo da humanidade e passou a ser amigo) faz parte disso também, mas ninguém acusa Star Trek de ser instrumento satânico... o fato é se deixar levar pela coisa e transportar aquilo pelo que você é fanático (gostar e ser fanático são coisas bem diferentes) para sua vida real!

O grande Q da questão é esse. O problema não esta no Harry Potter em si. Esta no mundo! A gente prefere se ocupar com leituras que não tenham nada a ver com Deus! Afinal, o que muita gente acha é que ler a Bíblia é chato, ir à igreja é chato, ouvir o pastor ou padre pregar é chato... isso acontece dentro da própria igreja! Você não sabe o quanto é frustrante para os líderes de igrejas verem que seu povo não lê (e pratica) a Bíblia com o mesmo entusiasmo do que se lê a página de esportes do Jornal. Ai o jornal passa a ser o vilão! A culpa é do jornal? Não! A culpa é da pessoa que não consegue entender que ter um relacionamento intimo com Deus por meio de Jesus Cristo é mais importante do que qualquer jornal, livro, filme ou pessoa neste mundo! Como Harry Potter atrai muito mais crianças, e elas não sabem discernir isso, tentam fazer com que as crianças sintam medo de lê-lo, ou melhor, que façam seus pais terem medo de que seus filhos leiam aquilo, e ai eles proíbem seu filhos. Não por que aquilo substitui o foco das crianças em Deus, mas simplesmente por que é coisa "do demo".

O grande escarcéu que se fez com o Harry Potter é que ele é atrativo demais para as crianças, é muito sedutor! Tanto quanto O Senhor dos Anéis é para mim, por exemplo! Ou quanto futebol é para outros... Não me pergunte se tem algo satânico naqueles livros ou filmes, primeiro por que nem li e nem vi os filmes, e segundo por que não sei reconhecer insinuações satânicas nas entrelinhas, só o pouco que conheço, e confio no Espírito Santo de Deus para que dê discernimento quando uma coisa destas aparecer na minha frente e eu possa agir. Pode até ser que tenham mesmo elementos do oculto, mas que são parte da história. Não é possível se contar uma história de um mago sem mencionar o oculto. Então não deveria ter diferença no tratamento dado a outras histórias envolvendo magos e magia em geral. Por isso este gênero se chama fantasia, é algo fantástico que não condiz com o mundo real. Nós crentes sabemos que muitas coisas neste tipo de literatura é perigosa, mas desde o instante em que desejemos copiá-la, desde que tragamos isso para nosso dia a dia. Eu li O Senhor dos Anéis e sei que não devo brincar de imitar o Gandalf (um dos magos da história), primeiro por que no geral as pessoas deveria entender que isso não condiz com a vida normal que levamos, segundo por que sei que isso não agradaria a Deus (me envolver com o oculto). Mas só o fato de ler e gostar da história significa que estou me envolvendo com o oculto? Posso estar errado, mas acho que não, desde que eu mantenha meu olhar crítico em relação ao que eu vejo e ao que eu leio.

Já sobre o Senhor dos Anéis, eu vi em um catálogo de uma livraria evangélica nos EUA um livro que se chamava "Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis" que explica as metáforas e citações que o autor faz sobre Deus em sua história. Se você ler "O Silmarillion" vai ver dezenas de menções à Deus na história. Não sei se seria possível fazer isso com Harry Potter, por que não li.

O lance é convencer os pais sobre isso! Não de que seus filhos não leiam mais isso ou aquilo, mas sim de que eduquem seus filhos! Ensinem a eles acerca de Deus, a identificar o que é certo e o que é errado! Conversem com seus filhos para eles entenderem que realidade é realidade e que ficção é ficção! Só isso, sem complicação! Uma criança que conhece e vive a palavra de Deus saberá (ou o pai saberá e lhe falará) o que é certo e o que é errado. Saberá que é impossível voar, que invocar demônios é errado e que não se brinca com o oculto, por que é perigoso, e por que desagrada a Deus, que nos ama! Mas isso não deverá impedi-la de ler um Harry Potter e se divertir com uma literatura de forma um pouco crítica. Mas como fazer isso se muitos pais não querem saber de Deus também? Ai a sociedade entra em um ciclo vicioso, entende? Ai sim é perigoso que as crianças leiam um Harry Potter. Por que elas não terão a orientação da qual falei. Não terão a palavra de Deus para se espelhar. E poderão sim tentar imitar "seu herói", e se aprofundar "de brincadeirinha" no oculto e no sobrenatural. Tudo por que não conhecem o verdadeiro e único herói da humanidade: Jesus Cristo.

Espero que, assim como minha prima, você possa ter compreendido minha opinião sobre este assunto. Se quiser me escrever para comentar o assunto, sinta-se a vontade. Um abraço e fique na paz do Senhor Jesus.

0 comentários: