Pesquisar

12 de outubro de 2013

EXCLUSÃO DE ARQUIVOS DUPLICADOS

Se você é daqueles que faz o download de um monte de músicas, videos e imagens da Internet e vai salvando tudo em um HD externo (ou mesmo no HD do seu computador) você sabe que tem uma boa quantidade de arquivos duplicados, não? Coisas que você salvou há meses ou anos ficaram esquecidas, e quando você se depara com elas ao navegar na Internet, faz o download novamente como se nunca a tivesse visto. E o processo ocorre duas, 3, N vezes.

Bem, você não está sozinho. A maioria das pessoas faz exatamente a mesma coisa. E ai um HD de 1Tb, que parecia espaço pra caramba quando você comprou o dispositivo de armazenamento fica lotado de duplicatas inúteis.

As vezes você fica revoltado ao perceber isso e começa a fazer uma limpeza manual do disco, tarefa que inicialmente parece simples mas que depois de alguns minutos demonstra ser extenuante. As duplicatas não tem os mesmos nomes, e muitas vezes nem o mesmo tamanho. Não raramente você salva o mesmo vídeo em formatos diferentes, ou resoluções distintas, e em pastas diversificadas. A tarefa parece impossível, ainda mais se você tem centenas, milhares de arquivos.

A solução para muitos é "deixar quieto" e comprar um novo HD, que em pouco tempo começará a sofrer do mesmo problema. Mas existe algo mais simples, efetivo e barato que pode ser feito. Você pode usar a cabeça - ou melhor, um software.

Existe no mercado diversos softwares que se propõe a detectar e remover duplicatas em seu HD. Alguns são pagos, outros gratuitos. Como estou com este problema, fiz uma pesquisa e encontrei um software muito bacana - e free - que faz o serviço de forma exemplar: o Duplicate Cleaner, da Digital Vulcano. Outros devem fazer a mesma coisa de forma semelhante, mas para este teste, foi o que usei.

Ele utiliza algoritmos configuráveis que lhe permite estipular como deseja fazer a comparação de arquivos a partir de uma origem (por exemplo, todo seu HD ou uma pasta específica com suas subpastas ou não). Pode pesquisar o conteúdo dos arquivos, ignorando o nome - algo muito útil - por meio de hash MD5 ou outras formas (nome igual, nome semelhante, etc). Isso significa que se o arquivo não tiver exatamente o mesmo conteúdo - por exemplo, for de uma resolução ou formato diferente - o software não o identificará como uma duplicata.

Se ele não é perfeito, é próximo disso. Em um teste rápido, fiz um scan em meu HD externo de 1Tb e ele encontrou rapidamente mais de 15Gb de arquivos duplicados no modo de pesquisa mais simples, o que significa um total de 7,5Gb de duplicatas inúteis que eu poderia excluir.

Assim, fica a dica: antes de sair comprando um novo HD por não ter paciência para fazer uma limpeza em seus arquivos, tente usar

0 comentários: