Pesquisar

21 de dezembro de 2011

2 TIMÓTEO 1:7-13

Após bastante tempo, voltei a fazer a leitura bíblica proposta pelo calendário da Junta de Missões Mundiais. O do ano que vem já chegou, e espero conseguir fazer a leitura todos os dias, e viver os ensinamentos de Deus em minha vida, no meu dia a dia, porque é simplesmente isso que Deus deseja de nós.

A leitura de hoje era 2 Timóteo. Eu já havia lido alguns trechos deste livro no passado, mas ao lê-lo inteiramente hoje, percebo o óbvio para quem lê esta carta: trata-se de orientações de conduta e fé. Trata-se de exemplos práticos. E trata-se de coisas que ocorrem em nossas vida mesmo hoje, no terceiro milênio. Separei os trechos que mais falaram a mim e vou descrever o que eles me tocaram em uma pequena série de posts porque o texto final ficou muito grande.


Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre. Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim.


2 Timóteo 1:7-13

Ultimamente eu venho me sentido esmagado pelo mundo. Tudo e todos parecem não acreditar em Deus, todos parecem ter prazer em rejeitá-lo, seja pelos mais diversos motivos (decepção, descrença, outra crença, etc). A sensação é de que falar de Jesus e Deus OFENDE as pessoas, e logo uma discussão chata e agressiva se inicia.
O que este trecho me diz é que isso ocorre desde o início.

As pessoas não estão dispostas a ouvir, mas isso não significa que eu tenha que me envergonhar, pelo contrário. Devo me orgulhar e perseverar.

Eu não preciso testemunhar com minha boca, mas sim com minha vida e com minhas atitudes. Mudar é difícil, mas pelo menos eu vou dar mais ouvidos a Deus do que a maioria das pessoas. Se conseguir mudar minha vida, o testemunho será mais efetivo perante tudo e todos. E é por isso que venho orado e trabalhado nos últimos tempos. Creio que deva ser assim com todos os crentes em Jesus.

0 comentários: