Pesquisar

26 de dezembro de 2011

PEDINDO AJUDA DA MANEIRA CERTA

Existem muitos aproveitadores no mundo.

Como diz o ditado, gente que pede uma mão e quer levar o braço inteiro. Pessoas que querem aplicar golpes pedem por ajuda. Pode ser pela Internet, pode ser na rua.

Dai então as pessoas que realmente precisam de alguma ajuda sentem-se marginalizadas de alguma forma. "Vão pensar que eu estou querendo me aproveitar, ou que sou fraco, ou folgado, ou vagabundo" elas pensam. Mas não deveria ser assim.

Quando você finalmente cria coragem e pede ajuda para alguém, esta pessoa fica frustrada ou irritada com você? Isso já ocorreu em sua vida?

Imagine o seguinte caso: você vai pedir a um amigo que lhe ajude a pintar uma parede. O amigo concorda, e fica feliz pela oportunidade de ajudar um amigo tão querido. Mas chegando ao local, após pintar o muro por um tempo, você percebe que seu amigo está frustrado.

Algumas horas se passam e a pintura termina. Você olha para o muro e se sente infeliz porque ele não está muito bem pintado, já que você não tem muita experiência com isso. Olha para o lado e vê seu amigo muito frustrado e irritado. Você olha para ele e vê que ele não está sujo de tinta, ao contrário de você. Você se magoa com ele porque ele não fez nada para te ajudar. Ambos saem irritados e feridos daquela situação. Você não entende porque ele não apenas não te ajudou como também ficou irritado com você. Seu amigo põe na cabeça que nunca mais vai te ajudar com nada e você põe na cabeça que nunca mais vai pedir nada para ele.

Só que você não havia percebido algo: você não deu nenhum pincel ou rolo para seu amigo, nem deixou ele chegar perto da bandeja com a tinta e nem mesmo do muro. Você não percebe que não deixou seu amigo te ajudar mesmo que ele soubesse pintar muros tão bem quanto ou até mais do que você mesmo.

Isso acontece o tempo todo com muitas pessoas e muitas situações:
  • Problemas financeiros
  • Vícios comportamentais
  • Problemas emocionais
  • Comportamentos inadequados
  • Sobrecarga de atividades
  • Estresse
  • Uso de Drogas
  • Doenças
  • Desemprego
  • Problemas espirituais

Uma das coisas mais frustantes para amigos ou familiares é quando você vê alguém que precisa de ajuda, mas não pede. A pessoa é cabeça dura, é orgulhosa, ou é completamente cega e sem nenhuma noção de sua limitação. Ela confia tanto em suas forças que não admite que está com problemas, ou acha que ninguém está apto a ajudá-la. Ela está se afundando em dívidas mas acha que está tudo bem já que ainda tem limite no cartão de crédito. Ela vendeu tudo o que tinha em casa para comprar mais doses de crack mas acha que está tudo bem já que nunca teve uma overdose. Ela não vê significado para sua vida e nem tem um propósito para ela, mas acha que está tudo bem porque nunca pensou seriamente em se matar. E por ai vai.

Mas pior que isso é quando a pessoa pede ajuda, mas não permite que as pessoas o ajudem de fato. Não abrem os canais para que a ajuda ocorra, não dão as brechas e espaços necessários, não fornecem as informações necessárias, não proporcionam as ferramentas mínimas certas, não dão o acesso devido, não expõe o problema. Não aceitam ainda que realmente tem um problema.

Se você entende que está vivendo uma situação com a qual não pode lidar sozinho, a primeira coisa que você tem que fazer antes de pedir ajuda para alguém é refletir e então se convencer de fato de que precisa da ajuda, e que esta ajuda vai exigir de você algumas coisas: humildade, desprendimento, confiança, esforço, tolerância a interferência externa.

Você vai ter que se expor para a pessoa a quem vai pedir auxílio e vai ter que se comprometer com ela , pois as vezes a ajuda consiste em orientação e conselhos que a pessoa vai ter que avaliar e seguir em algum momento. Acima de tudo você vai ter que aceitar que tem o problema.

Com base nisso escolha a pessoa mais indicada e então peça ajuda. Se você deixar ela te ajudar e esta realmente for a pessoa indicada para o seu auxílio, você vai viver algo maravilhoso.

A pessoa vai se sentir bem em te ajudar. Você vai se sentir bem em ser ajudado, porque seu problema vai ser resolvido ou aliviado. Sua carga vai ser compartilhada e ambos vão estreitar seus laços de confiança e amizade. Você vai crescer porque vai aprender como evitar, resolver ou aliviar aquele problema, e vai se tornar mais independente conforme o tempo for passando. Você vai poder ajudar outras pessoas no futuro. É assim que as coisas melhoram! O prazer não está apenas na pessoa que é ajudada e tem seu problema resolvido. Ajudar também dá muito prazer. Principalmente quando a pessoa ajudada:

  • Se deixa ajudar
  • É humilde
  • É grata
  • Se esforça genuinamente para ser ajudada e solucionar o problema

Aceitar ajuda e deixar que te ajudem não é sinal de fraqueza ou incompetência, muito pelo contrário: pedir e aceitar ajuda é sinal de força e responsabilidade.

É dever de cada um lidar com seus próprios negócios e problemas de maneira correta, justa e adequada. Mas pedir ajuda quando entendemos que não somos mais capazes de lidar com a situação, e se deixar ajudar,  é algo que agrada a Deus acima de tudo.

Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Gálatas 6:1-9

0 comentários: