Pesquisar

20 de outubro de 2009

POR QUE ESTA DOR?

Tem gente que me pergunta: “se você é crente e acredita em Deus porque é que ele deixou você ficar com esta doença e com todas estas dores?”.

O primeiro fator é físico: causa e consequência.
Eu posso ter desenvolvido esta doença (que nem sei ainda o que é, pois o diagnóstico só virá daqui a umas duas semanas, com o exame) simplesmente pelos meus hábitos errados de alimentação. Ou seja: fiz besteira e Deus não tem nada a ver com isso, porque não está escrito em lugar nenhum que ele ia nos livrar das dificuldades da vida. Na verdade estas dificuldades são, muitas vezes, necessárias para o nosso próprio desenvolvimento como seres humanos.

O segundo fator é espiritual: dependência.
As vezes vivemos no automático e nos esquecemos de que não somos de nada. De que dependemos da graça de Deus todos os dias (seja para as coisas terrenas, seja para as coisas espirituais). Não digo que Deus propositadamente nos dê estas dificuldades, mas é fato que todas elas (e no meu caso agora é com minha saúde) nos ajudam a despertar para a realidade de que nada somos, de que podemos morrer a qualquer instante, que estamos sujeitos a toda sorte de ferimentos, doenças, dores, violências e sofrimentos.

As pessoas dizem que o ser humano é hipócrita e só se volta para Deus nestes momentos de aperto. É verdade. Mas alguns aprendem a lição e permanecem voltados para o Senhor. A maioria ficará no automático até a próxima dificuldade, aonde se voltarão novamente a Deus, em um ciclo que para alguns pode acabar, mas que para muitos perdurará até sua morte.

Mesmo aqueles que estão voltados para Deus podem, neste momento, testemunhar com sua sobriedade e tranquilidade mesmo diante da dor e do sofrimento. Se estou conseguindo eu não sei. Mas com todas estas dores, sei que sem Deus nada sou.

1 comentários:

você costuma comer e logo depois ir deitar? Quem tem refluxo geralmente é orientado a fazer um intervalo de 2 hrs antes de ir deitar, a partir da última refeição. Checaram seu apêncice? Melhoras