Pesquisar

4 de outubro de 2005

MODISMO IRRITANTE

Estou cansado desta onda que existe atualmente de "livros infantis". Parece que depois do sucesso de Harry Potter e dos filmes de "O Senhor dos Anéis", viu-se que existe um enorme mercado consumidor de livros entre os baixinhos, e uma corrida maluca em busca destes pequenos leitores teve início.

Se já não bastasse a Madonna (!) escrever livros infantis, agora "Sir" Paul McCartney também lança o seu. Engraçado dizer que estava trabalhando nele a 10 anos... é realmente muito conveniente lança-lo justamente agora que o mercado está nessa febre incrível de livros infantis.

Não acho errado isso. A leitura é algo importante para as crianças, e a defendo muito. Mas o que me deixa chateado de verdade é que isso tudo me parece apenas oportunismo, apenas vontade de fazer dinheiro em cima das crianças. São poucos os materiais de qualidade neste nicho.

Quer dizer... uma Madonna da vida pode investir milhões de dólares no desenvolvimento de um projeto gráfico maravilhoso, com ilustrações deslumbrantes e vender que nem água mesmo escrevendo uma história medíocre (não sei se é, estou apenas dando um exemplo hipotético), enquanto que um autor de qualidade amarga vendas pequenas tendo uma história bem melhor mas com um acabamento inferior. Ou seja, o que se tem vendido por ai não necessariamente é de qualidade (a maioria não é). É apenas um meio de se ganhar dinheiro.

Eu mesmo estava tentando escrever uma história nestes moldes. Pensei, no topo de minha ignorância, que poderia escrever algo bacana neste estilo que a alguns anos tem se mostrado muito popular. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que a história que eu tinha desenvolvido até boas 40 páginas (e gasto no mínimo uns 4 meses de desenvolvimento) era muito semelhante a uma história de 1978 da qual eu nunca havia ouvido falar (e só fiquei sabendo disso por que li uma matéria sobre uma briga entre a Disney e outro estúdio para decidir quem vai comprar os direitos de filmagem do mesmo).

Não é rancor meu. É apenas uma observação de que existe mais do que mera inspiração artística nessa "moda". Muita gente tem ganho muito dinheiro com isso tudo...

Já quanto a mim, estou com vontade de voltar a aquilo que eu mais gosto. Não faço segredo a ninguém de que estou trabalhando em 2 livros a alguns anos. Um deles é o dessa história infantil da qual estou abdicando agora. A outra... bem, é de um gênero não muito popular no Brasil, mas é um gênero pelo qual sou apaixonado, que é a Ficção Científica. Preciso agora voltar a me dedicar a esta história, se minha tendinite não me impedir. Nesse sim acho que posso apostar as minhas fichas e investir meu tempo e mente para desenvolvê-lo.

0 comentários: