Pesquisar

8 de setembro de 2003

TRISTEZA

Alguns sentimentos permeiam a vida de uma pessoa de forma mais constante do que outros. Algumas pessoas estão sempre em um estado de espírito "defalt", padrão. Meu pai, por exemplo, normalmente está desencanado. Minha mãe está, normalmente, irritadiça. Meu irmão está normalmente revoltado. Minha noiva está, normalmente, feliz. E eu? Como eu normalmente estou? Qual é o estado emocional no qual eu normalmente me encontro?

Alguns arriscariam dizer que meu estado natural é estar irritado. Mas isto não é verdade. A verdade, meus queridos, é que, parando para refletir um pouquinho sobre quem eu sou, eu tenho percebido que meu estado mais comum é estar triste. Sei que Deus me ama mesmo eu tendo tantos pecados quanto tenho. Sei que Jesus morreu por mim e sei muito bem no que isto significa. Sei que devo espelhar alegria por estas coisas ao mundo inteiro, afinal por meio delas sou verdadeiramente salvo! Mas sou viciado em tristeza (dentre outras coisas as quais prefiro não comentar). Que coisa horrível de se desabafar, não!?

Vou dar um exemplo: sexta-feira foi meu aniversário. O que uma pessoa normal faria neste período? Comemoraria, não é verdade? Bem... meu aniversário passou quase que completamente em branco. Salvo os cumprimentos do pessoal do trabalho, de meus pais e irmãos, minha noiva e alguns poucos amigos (bem poucos mesmo) além de uma tia minha do Guarujá, não comemorei nada, nem mesmo uma velinha assoprei. No dia, fui à faculdade, tive aula até 22h30m, voltei para casa e dormi. No sábado, passei quase que o tempo todo sozinho, salvo o JP ter ido em casa pra gente jogar conversa fora e abrir picada no meio do matagal do meu quintal para ver o rio.

Tem gente que pode se sentir mal com isso, principalmente minha noiva, que não pode ficar comigo nestes dias. Ela tinha coisas a fazer, então ela não teve culpa alguma. Ela sabe que sou um cara prático e preferia que ela tivesse ido mesmo fazer seu curso do que ficar comigo naquele dia. Não estou chateado nem com ela, nem com ninguém mais. Por que a culpa disso tudo é minha mesmo. Poderia ter feito algo para mudar a situação, mas ao contrário, preferi me afundar nela achando que os outros pensariam "oh, coitadinho, olhe só ele ali, sozinho em seu aniversário, vamos passar a mão na cabeça dele". Tolo... sou um tolo que gosta de sentir pena de si mesmo, viciado em sofrimento. Isto não é algo muito saudável, não é verdade?! Muita gente, inclusive, vai pensar que sou louco, o que não deixa de ser verdade...

O resultado foi que ninguém realmente ligou, o que foi bem feito para mim (quem sabe assim eu aprendo?). O pior de tudo foi perceber que tenho me afundado cada vez mais em meus pecados, me atirando naquilo que eu deveria combater. Sei lá... de vez em quando me vem aquele sentimento antigo, que eu tinha antes de me converter, quando era ainda um garoto... um sentimento de que eu sou muito desajeitado para viver, ao menos nesta época, ao menos neste mundo, ao menos desta forma.

Tenho me deixado levar por todas estas coisas, e isto tem me afastado de Deus. Semana passada eu praticamente não orei, eu praticamente não li a palavra de Deus. Me sinto mal com isso, por que estar perto de Deus é como andar nas nuvens, é como flutuar pelo espaço sem nenhum pensamento de preocupação, tristeza ou medo. Deus é a cura para tudo o que me aflige, Jesus é aquele que tem a capacidade de mudar minha vida e minha forma de agir, de me ajudar a matar meu antigo eu... ah, meu antigo eu... por que não morre de uma vez e deixa o meu novo eu viver em paz? Meu antigo eu, que macula o meu novo eu... será que nunca deixará de ser eu?

Despeço-me, obviamente, triste. Que Deus possa me perdoar por isso e por todo o resto... por que estou triste não pelo fato de ter sido deixado de lado, mas pelo fato de eu ter deixado Deus de lado em muitos pontos em minha vida atual. Pontos onde eu venho tentando obter vitórias, pontos críticos da minha vida particular os quais ainda não estou pronto para me abrir nem aqui, nem com muitas outras pessoas. Me abri com minha noiva e mais ninguém além de Deus, e acredite, são pontos mais importantes do que aquele que interfere em meu bolso...

0 comentários: