Pesquisar

26 de julho de 2012

OBSTÁCULOS DA VIDA


E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. 
Mateus 17:20

Nada é impossível para Deus, nem aquilo que nossa razão e ciência dizem sê-lo. Jesus nos diz em Mateus 21:22 que "Tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis". Em Mateus 17 Ele diz que o que nos limita ou impede de ter tais bençãos e maravilhas, de superar os obstáculos que julgamos intransponíveis são portanto a falta de fé que temos em Deus.

Isso significa que tudo, tudo mesmo o que pedirmos a Deus, tendo fé, receberemos?

É claro que não. Deus não mentiu ao afirmar que nos dará tudo se tivermos fé, mas quem tem fé obviamente não pede qualquer coisa. Sabe pedir de acordo com o coração de Deus.

A finalidade do pedido e da correta identificação do "obstáculo" são naturais aos que realmente amam ao Senhor e que convivem com Ele, que o buscam e que com Ele tem intimidade. Nem tudo o que julgamos ser uma montanha a ser removida em nossas vidas na verdade é, e muitas coisas das quais queremos nos livrar ou que queremos obter são simplesmente fruto de nosso ego. 

É preciso ter uma consciência de fato cristã quando pedimos algo. Nossos pedidos tem que ser adequados a nossa condição de filhos de Deus, e devem ser feitos com responsabilidade e serenidade, além de um entendimento amplo do propósito do que pedimos ou, muitas vezes, deixamos de pedir. Jesus demonstra isso em Mateus 4, no período da tentação no deserto após seu batismo:

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Mateus 4:5-7

Muitas coisas que julgamos serem ruins em nossa vida possuem propósitos que não entendemos de imediato. E isso inclui muitas vezes o sofrimento. Jesus sofreu como nenhuma pessoa na história, e passou por tentações imensas, superando-as todas. Ele podia ter pedido o que Satanás lhe falou para pedir, e Deus o atenderia porque ninguém teve mais fé do que Jesus. Mas o plano de Deus não se manifestaria se ele pedisse aquilo.

Ele teve o discernimento de que havia um propósito para o seu sofrimento, que era a salvação de todos os que aceitassem seu sacrifício e passassem a tê-lo em seus corações, buscando comportar-se como Ele se comportou, seguindo seus ensinamentos e sua conduta.

Da mesma forma, há um propósito para os sofrimentos que cada um de nós enfrentamos, e consequentemente, o mundo passa: manifestar a glória de Deus, além de exercitar nossa fé e nosso amor.

Podemos exercitar nosso amor quando vemos uma pessoa em dificuldades e a ajudamos, não apenas falando de Jesus para ela, mas também a ajudando de formas reais, com companhia, amizade, atenção, auxílio matéria, ajuda médica e financeira, educacional, etc. Este é um chamado social que Jesus cumpriu e que nos chama a imitá-lo.

Podemos exercitar nossa fé ao nos comportarmos de forma humilde e confiante perante as dificuldades e montanhas da vida, e mesmo diante do suposto silêncio de Deus diante de nossos pedidos. É quando temos a oportunidade de não nos revoltar, mas sim nos render diante do Senhor e aceitar sua decisão, que é perfeita. Aquele que realmente entende e ama ao senhor pede as coisas como Jesus pediu, aflito, para ser livre do que teria de passar, logo antes da crucificação:

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 
Mateus 26:39

Por fim, o sofrimento ou desejo que temos manifesta a glória de Deus sendo cumprido ou não o pedido que fazemos. Sendo atendido, a glória se manifesta pelo atendimento, ao reconhecermos que aquilo partiu do Senhor. Não sendo atendido, manifesta a glória pelo resultado benéfico que o não atendimento gera posteriormente, seja evitando que a pessoa se prejudique o que prejudique a outros com aquilo que pediu, seja educando-a quanto a algo (humildade, submissão, etc), seja preparando o terreno para algo melhor mais adiante.

O que eu quero para mim é aprender a confiar cada dia mais no Senhor, aprendendo a pedir e esperar pelo que é certo, sempre colocando a vontade de Deus acima da minha em tudo. Porque hoje eu reconheço que sou falho nisso também, mas desejo mudar e melhorar.

0 comentários: