Pesquisar

13 de janeiro de 2012

HOUSE E O DESEJO DE SER BABACA


Dificilmente você não sabe quem é o Dr. House. Caso não saiba, a Wikipedia diz o seguinte:

House, M.D.,[1] também conhecida como Dr. House ou simplesmente House, é uma aclamada série médica norte-americana, criada por David Shore e exibida originalmente nos Estados Unidos pela Fox desde 16 de Novembro de 2004. Já recebeu vários prémios, entre eles dois Globos de Ouro.[2]
O personagem principal é o Dr. Gregory House, interpretado pelo ator inglês Hugh Laurie.
House é um infectologista e nefrologista que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau humor, ceticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, comportamento anti-social (misantropia), já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles.

Como série, HOUSE é muito boa. As histórias são interessantes, os personagens são elaborados, as interpretações são convincentes, a produção é de alto nível. Mas de qualquer forma, eu parei de assistir anos atrás porque enjoei. Séries que não tem uma história muito cronológica não me atraem por muito tempo, e a fórmula deste tipo de série é sempre a mesma, todo capítulo é um ou mais casos de doenças que ninguém sabe qual é, vários diagnósticos errados, piadinhas sarcásticas, e então o diagnóstico final. Não foge muito disso, salvo os momentos em que a vida pessoal dos personagens aparece. E ai vemos um House com a vida pessoal em frangalhos, viciado em analgésicos, quase sem amigos, sem a esposa, etc.

Se você tem Twitter, Orkut ou Facebook, é quase certo que já viu pelo menos algumas pessoas de sua lista de contato publicando fotos como a acima, ou então a esta aqui:


Sabe, que as pessoas queiram ser aceitas como elas são é legal. Que as pessoas aprendam a aceitar os outros como são é uma coisa muito bacana e bonita. Ser autêntico é muito bom, ser verdadeiro, melhor ainda.

Mas achar que é legal ser chato, antipático, grosso, cruel, mal, sem educação e não pensar nas pessoas a sua volta é uma estupidez, é uma babaquice, é perverso. Não pensar na consequência de seu comportamento é imaturidade pura. Vivemos em relacionamento um com os outros, e para que ele sejam agradáveis devemos nos esforçar para torná-lo leve, agradável e harmonioso. Mesmo que tenhamos que mudar nosso comportamento, a forma como falamos, nossas atitudes, etc.

Uma coisa é ser fiel a suas convicções, como eu sou em minha convicção sobre Jesus e sobre Deus. Outra coisa é ser babaca. E o que as pessoas querem não é defender suas convicções (porque como eu disse no post passado ter convicções é praticamente um pecado mortal para a sociedade atual), mas sim serem babacas. Só isso.

Sei que nem todos pensam assim, mas cada vez mais as pessoas acham o House um exemplo a ser seguido, um modelo de comportamento adequado ao mundo em que vivemos. Caramba, o cara é um personagem fictício! Você acha mesmo que um médico como ele conseguiria ficar mais do que algumas semanas trabalhando em um mesmo hospital? Ele é muito competente no trabalho dele, mas é intragável como pessoa e como profissional! Você acha que uma coisa justifica a outra? A genialidade dá  a ele uma licença para ser babaca? Porque o que me parece é que todo mundo quer ter uma licença dessas.

O que mais me chama a atenção nessa história toda é que a adoração ao House me parece ser fruto do próprio conjunto de valores da sociedade atual. Pode observar, House tem todos os atributos que se vê em maior ou menos grau na sociedade.

  • É bom ser grosseiro porque ser gentil é sinal de fraqueza.
  • É melhor não ligar para o que os outros pensam porque refletir e possivelmente mudar meu comportamento da trabalho e não é o que eu quero fazer. Os outros é que tem que mudar e se adaptar a mim.
  • É melhor ser ingrato do que reconhecer a ação de outras pessoas em meu benefício porque isso me torna dependente delas.
  • É melhor acreditar só no que eu vejo e analiso porque o resto é apenas fé, e a fé é algo errado.
  • É melhor as pessoas me aceitarem chato como sou porque se elas se distanciarem, quem perde mais são elas.
E por ai vai.

Não se vê mais as pessoas reconhecendo os antigos valores, defendendo a bondade, a gentileza, a educação, a colaboração, a inserção, a doação, o amor, a paz, a cordialidade e a honra (nossa, honra é um conceito praticamente medieval para a sociedade atual). Tudo o que se vê são as pessoas dizendo que o mundo precisa aceitá-las como elas são.

Paulo nos diz em Romanos que o reino de Deus vem ao mundo por meio da transformação não do outro, mas de nós mesmos:
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:1-2
Como elemento transformador interno a religião de uma forma geral tem um papel muito grande. Mas a religião tem sido combatida fortemente pelo movimento humanista secular. E conforme eles ganham terreno as coisas acontecem de uma forma totalmente oposta ao que eles pregam.

Dizem que o secularismo traria a paz ao mundo, mas ao contrario, o mundo nunca esteve tão violento e em crise, porque o conceito de transformação e submissão a um ente maior, a algo transcedental, não pressiona mais o ser humano à mudança para adequação, e o resultado disso é puro conflito entre as pessoas.

Finalizando, gostaria de compartilhar uma letra de música. Um dos poucos artistas contemporâneos que eu vi falando sobre o assunto e entendendo a realidade desta questão foi Micheal Jackson em sua canção "Man in the Mirror":


Man In The Mirror

I'm gonna make a change
On once in my life
It's gonna feel real good
Gonna make a difference
Gonna make it right

As I turn up the collar on
My favorite winter coat
This wind is blowing my mind

I see the kids in the streets
With not enough to eat
Who am I to be blind?
Pretending not to see their needs

A summer disregard
A broken bottle top
And a one man soul

They follow each other on the wind, ya' know
'Cause they got nowhere to go
That's why I want you to know

I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I've been a victim of a selfish kind of love
It's time that I realize
That there are some with no home
Not a nickel to loan

Could it be really me
Pretending that they're not alone?

A willow deeply scarred
Somebody's broken heart
And a washed-out dream

They follow the pattern of the wind, ya' see
'Cause they got no place to be
That's why I'm starting with me

I'm starting with the man in the mirror (Oh!)
I'm asking him to change his ways (Oh!)
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

I'm starting with the man in the mirror (Oh!)
I'm asking him to change his ways (Oh!)
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make that CHANGE!

I'm starting with the man in the mirror
(Man in the mirror - Oh yeah!)
I'm asking him to change his ways (Better change!)
No message could have been any clearer
(If you wanna make the world a better place)
(Take a look at yourself and then make the change)

(You gotta get it right, while you got the time)
('Cause when you close your heart)
You can't close your, your mind!
(Then you close your mind!)

That man, that man, that man, that man
With the man in the mirror
(Man in the mirror, oh yeah!)
That man, that man, that man
I'm asking him to change his ways (Better change!)
You know... that man

No message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make the change

I'm gonna make a change
It's gonna feel real good

Come on! (Change)
Just lift yourself, you know
You've got to stop it, yourself!
(Yeah! Make that change!)

I've got to make that change, today!
(Man in the mirror)
You got to, you got to not let yourself, brother
(Yeah! - Make that change!)

You know, I've got to get
That man, that man... (Man in the mirror)
You've got to, you've got to move!

Come on! Come on! You got to...
Stand up! Stand up! Stand up!
(Yeah! - Make that change)
Stand up and lift yourself, now!
(Man in the mirror)

(Yeah! - Make that change!)
Gonna make that change.
Come on! (Man in the mirror)

You know it! You know it
You know it! You know it
(Change) Make that change

Homem No Espelho

Eu vou fazer uma mudança
De uma vez em minha vida
Vai ser bom de verdade
Vou fazer uma diferença
Vou fazer isso direito

Enquanto eu dobro a gola
Do meu casaco de inverno favorito
O vento assopra em minha mente

Eu vejo as crianças nas ruas
Sem o suficiente para comer
Quem sou eu para estar cego
Fingindo não perceber suas necessidades

Uma indiferença de verão
Uma tampa de garrafa quebrada
E a alma de um homem

Eles seguem uns aos outros no vento, você sabe
Porque eles não tem nenhum lugar para ir
É por isto que eu quero que você saiba

Estou começando com o homem no espelho
Estou pedindo a ele que mude seus modos
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça uma mudança

Eu tenho sido vítima de um tipo de amor egoísta
É hora de eu compreender
Que existem alguns sem casa
Nenhum centavo para emprestar

Seria realmente eu
Fingindo que eles não estão sozinhos?

Um salgueiro profundamente marcado
O coração partido de alguém
E um sonho desanimado

Eles seguem o rumo do vendo, você vê
Porque não tem lugar para ir
É por isso que estou começando comigo

Estou começando com o homem no espelho (Oh!)
Estou pedindo a ele para mudar seus modos (Oh!)
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça uma mudança

Estou começando com o homem no espelho (Oh!)
Estou pedindo a ele para mudar seus modos (Oh!)
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça uma mudança

Estou começando com o homem no espelho
(Homem no espelho - Oh, sim!)
Estou pedindo a ele que mude (É melhor mudar!)
Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
(Se você quer fazer do mundo um lugar melhor)
(Olhe para si mesmo e faça a mudança)

(Você tem de fazer bem, enquanto tem tempo)
(Porque quando você fecha seu coração)
Você não pode fechar sua, sua mente!
(Então você fecha sua mente!)

Aquele homem, aquele homem, aquele homem...
Com o homem no espelho...
(Homem no espelho, oh, sim!)
Aquele homem, aquele homem, aquele homem...
Estou pedindo a ele para mudar ( É melhor mudar!)
Você sabe... aquele homem

Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça a mudança

Eu vou fazer uma mudança
Vai ser bom de verdade

Vamos! (Mude)
Apenas levante-se, você sabe
Você tem de parar isso, você mesmo!
(Sim! Faça aquela mudança!)

Eu tenho de fazer aquela mudança, hoje!
(Homem no espelho)
Você tem de não deixar seu próprio irmão
(Sim! - Faça a mudança!)

Você sabe, preciso entender
Aquele homem, aquele homem... (Homem no espelho)
Você precisa, você precisa se mexer!

Vamos! Vamos! Você tem de...
Levantar-se! Levantar-se! Levantar-se!
(Sim! - Faça aquela mudança)
Levante-se e eleve a si mesmo, agora!
(Homem no espelho)

(Sim! Faça aquela mudança!)
Vou fazer aquela mudança
Vamos! (Homem no espelho)

Você sabe! Você sabe como!
Você sabe! Você sabe como!
(Mude) Faça aquela mudança

0 comentários: