Pesquisar

8 de novembro de 2010

SOBRE DORES ABDOMINAIS E COLONOSCOPIA

Só tenho uma coisa a falar sobre as dores absurdas que eu estava e ainda estou sentindo: nunca menosprese o poder doloroso dos gases. Eles podem até te fazer pensar que você está infartando.

Aparentemente as dores são só isso mesmo. Não fui a nenhum médico ainda, mas o alívio veio hoje quando eu voltava do almoço: umas peidolas bem soltadas enquanto caminhava de volta ao escritório e as dores quase se foram.

Espero que isso me alivie no futuro, pois sei que estas crises deverão voltar nos próximos anos, já que deve ser uma predisposição do meu organismo para esta condição. Então deixo esta mensagem para mim mesmo mais adiante: devem ser apenas gases, coma fibra e espere pelos peidos.

O que provocou isso? Bem, alguns dias antes do início da crise comi hamburgueres que eu mesmo fiz em casa, e eles tem bastante gordura. Deve ter sido isso provavelmente...

Ainda bem que isso passou. Eu estava morrendo de medo de ter que fazer uma colonoscopia. Aliás, por falar nela, teve uma notícia interessante a seu respeito hoje no site da:

Novo teste de câncer colorretal pode evitar colonoscopia
Menos invasivo, obtêm índices de detecção mais confiáveis
por Katherine Harmon - Scientific American Brasil
iStockphoto/Eraxion

A colonoscopia pode ser uns dos exames mais incômodos a que podemos nos submeter. No entanto, atualmente ainda é uma das melhores maneiras de detectar sinais precoces de câncer colorretal, doença que atinge mais de 142 mil americanos a cada ano e mata mais de 51 mil. [No Brasil, segundo dados de 2006, são atingidas cerca de 25 mil pessoas por ano.]

Pesquisadores anunciaram recentemente sucessos iniciais de um teste não-invasivo com excelente precisão na detecção do câncer. "Esse teste superou nossas expectativas", relatou David Ahlquist, professor de medicina da Mayo Clinic, e colaborador do estudo. O teste, que está sendo desenvolvido pela Madison, Wisc., detecta sinais reveladores de metilação do DNA cancerígeno em amostras de fezes.

Em um estudo com cerca de 1.100 indivíduos, o teste obteve uma taxa de precisão de 8% em detectar o câncer – que ainda pode ser removido cirurgicamente. "Seria difícil encontrar um outro teste não-invasivo nesse intervalo", disse Ahlquist. Outros métodos de seleção, como exames fecais e de sangue, podem detectar o câncer, mas geralmente faltam indícios de lesões pré-cancerígenas. O novo teste também registra mais de metade (cerca de 64%) das lesões pré-cancerígenas.

E, ao contrário do método convencional de teste baseado em pequenas câmeras (inseridas, através de um tubo, pelo reto) para detectar sinais de câncer, o novo teste é muito menos invasivo. A colonoscopia notoriamente deixa de constatar pistas precoces do câncer do lado direito do cólon, porque atua mais acima no trato digestivo.

O novo teste tem atualmente uma taxa de falso-positivos de cerca de 10%, mas pode coletar muito mais informações do que o necessário para os exames. Embora muitos adultos desenvolvam pólipos, menos de 10% acabam se transformando em câncer. Um estudo adicional do teste deverá ser realizado antes que ele possa ser submetido à aprovação da FDA.

0 comentários: