Pesquisar

4 de maio de 2004

UNIÃO

Tenho pensado na importância da união nos últimos dias. Minha igreja está passando por alguns problemas quanto a isso, mas confio no Senhor Jesus para que a situação se inverta e as pessoas voltem a cultivar uma confiança e uma comunhão que de fato nos proporcione uma verdadeira irmandade em Deus.

Hoje em dia a questão do compartilhar, do se ajudar, do se saber viver em grupo e acima disso, o de se unir estão sendo muito frisados no meio secular (ao menos no âmbito profissional), e isso acho que muitos crentes deveriam copiar.

Na empresa em que trabalho, o lema deste ano é a idéia apregoada na história dos Saltimbancos, onde animais diferentes, que eram até rivais, se unem para chegar a um objetivo comum. O lema é TODOS JUNTOS SOMOS FORTES. Um ajudava o outro, um fortificava o outro, por que em uma união destas, quando um se fortalece, todos se fortalecem, mas se um se enfraquece, todos se enfraquecem junto com ele, então não existem mais preferências ou politicagens. Em um grupo de verdade, não existe panela, existe comunhão total e uma visão focada firmemente em um objetivo comum, seja ele uma meta de trabalho, uma conquista social ou o reino de Deus.

As vezes acho que perdemos o referencial que deveria nos manter unidos. Perdemos o conceito de que JUNTOS e FORTES é como Jesus quer que fiquemos (amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo). Não deveria ser difícil, mas é. Porém, como ouvi hoje na palestra que falava sobre a união das pessoas lá na minha empresa, algumas coisas envenenam a união. A arrogância (achar que sabe mais que os outros), a prepotência, a discriminação (achar que é melhor que os outros) e tantas outras coisas negativas estragam a comunhão. Como meu amado pastor citou na pregação de ontem, existem outros agravantes, como a fadiga física e emocional, e também, os ataques do Diabo. Mas, na minha opinião, a maior parte dos problemas atualmente são causados pelo próprio homem, o Diabo só fica rindo em seu covil, vendo os homens se trucidarem. Vivemos a era da intolerância. Eu mesmo tenho andado muito intolerante com tudo.

Mas quem é meu Senhor para que eu tema algo? Quem é meu Pai, para que eu perca as esperanças? Posso sofrer e ficar triste, mas as esperanças nunca as perco, mesmo que elas diminuam devido à minha natureza pecaminosa (e tenho percebido cada vez mais e mais que pecamos muito por falta de fé em Jesus). Tudo por que minhas esperanças são depositadas em Jesus.

Antes que perguntem, meu relacionamento com minha amada noiva está muito bem, como sempre! E nosso desejo de nos unirmos definitivamente nunca esteve tão acesso em nossos corações. Mas isso à Deus pertence o destino, o que podemos fazer, fazemos.

Para terminar, vou citar o ditado chinês que o palestrante citou:

Se dois homens vem por caminhos diferentes e cada um carrega um pão, e ao se encontrarem eles trocam os pães, cada um vai embora com um pão. Mas se dois homens vem por caminhos diferentes e cada um carrega uma idéia, e ao se encontrarem eles trocam as idéias, cada um vai embora com 2 idéias...

Se cada irmão puder respirar profundamente antes de dar uma resposta, e ponderar suas ações pelo Espírito Santo de Deus, acho que não só a situação da minha igreja mas a de toda a sociedade iria melhorar muito. Suportar as cargas uns dos outros e se ajudar são ensinamentos de Jesus. O que é isso se não a origem do termo TODOS JUNTOS SOMOS FORTES? Um ajudando o outro, um suprindo a deficiência do outro, de forma que os obstáculos sejam ultrapassados, obstáculos estes que as pessoas solitárias, arrogantes e mesquinhas, nunca poderiam ultrapassar sozinhas.

0 comentários: