Pesquisar

15 de maio de 2003

ESTADOS EMOCIONAIS DA MENTE - CRISE PARTE 2 - UMA ANÁLISE

Hoje já estou um pouco melhor. Um pouco menos triste, um pouco mais cansado. Sem noção do que aconteceu. É estranho se sentir assim, tão distante de si mesmo...

Momentos de crise são momentos cruciais na vida de um ser humano. É na crise que o material do que somos feitos realmente aflora, o nosso verdadeiro eu se manifesta e tudo o que somos é exposto. Saímos de nossa casca e aquilo que lutamos para mudar, ou esconder, fica bem visível para todos. Como resultado da minha crise, expus minha tristeza, meu temor da vida e minha insegurança.

Fiquei e fico mais triste ainda em ver que a luta, a nossa luta, muitas vezes não surte efeito algum. As melhoras que eu supunha ter alcançado em relação ao meu Eu se mostraram falsas. Daí percebo que, mesmo conscientemente sabendo, eu não aceitava o fato de que ninguém consegue mudar a si mesmo. As pessoas tem que se deixar mudar pelos eventos que acontecem a nossa volta, eventos estes que eu creio, em sua grande maioria, serem providos por Deus para aprendizado e aperfeiçoamento. Mente aquele que diz que identificou um problema seu e o acertou sozinho. Na primeira crise isso vai aflorar, como aflorou comigo. Se não acredita, espere uma crise para ver o que vai acontecer...

Algumas coisas fazem parte de nós mesmos. Algumas características nós confundimos com defeitos. Existem características boas e ruins em todo ser humano: algumas podem ser mudadas, outras não, isso da forma natural, por que Deus pode agir sobrenaturalmente em uma pessoa e alterar algo que normalmente não seria alterado. Mas o que importa é que Deus nos ama mesmo com todos estes defeitos, meus amigos... nos ama mesmo, como um pai que ama a seu filho mesmo que este filho seja problemático! É um amor real e profundo!

A grande dificuldade que eu tenho e, acho que a maior parte das pessoas tem, é de se aceitar. Eu particularmente, se não for aceito como sou pelas pessoas que me rodeiam (pais, irmãos, amigos, sogros, noiva) passo automaticamente a não me aceitar também. Só que as expectativas das pessoas são diferentes das expectativas suas e de Deus. Na grande maioria das vezes, as pessoas exigem demais uma das outras, e isso não é bom, pelo menos ao meu ver. Isso gera tristeza e auto rejeição em pessoas com personalidade compatível com a minhas, pois tem pessoas que não se importam realmente com a opinião que os outros tem sobre ela, esta é uma características destas pessoas que eu gostaria de ter, mas não tenho.

Tenho me odiado nestes dias. Por que tem gente que acha que eu deveria ser capaz de arrumar um bom emprego em um estalar de dedos, ou que eu sou infantil, ou que eu sou irresponsável, ou gordo (que eu estou mesmo mas não gosto que me joguem isso na cara por ter um trauma de infância). É muito fácil atacar alguém. Gera até um certo prazer, é algo que todo humano gosta de fazer, por que acho que alimenta nosso lado negro, nosso cão preto, como disse alguns blogs atrás.

Para mudar algum defeito seu, você deve permitir que Deus trabalhe isso em você por meio de Jesus Cristo. Abra sua mente e seu coração para aprender com as coisas que acontecem em sua vida. Até mesmo aquelas ruins, que te fazem sentir ódio, raiva e desejo de morrer... agüente as pontas e quando estiver mais calmo, pare e pense naquilo, analisando a coisa e vendo o que Deus queria te mostrar com aquilo. Creia, tudo o que acontece em sua vida tem um sentido de aprendizagem. Você só não pode se cobrar para que seja uma nova pessoa em pouco tempo. Isso demanda anos, creio. E sempre com seu esforço para aprender mais.

Outra coisa que eu tenho percebido é que Deus sempre providencia uma porta de escape para "diminuir a pressão" em meio à crise. Podem ser diversas coisas, comigo o que ajuda a aliviar esta crise pela qual venho passando a mais de 6 meses são, por exemplo, me pesar e ver que perdi alguns quilos, ou ver que tirei uma boa nota na faculdade, ou dormir muito bem um dia, ou ter uma conversa agradável com um amigo (normalmente Deus usa o João Paulo nestes casos, mas ontem Ele usou a Joseane lá da faculdade para me animar com uma conversa inteligente sobre como as pessoas são) ou passar momentos agradáveis com minha amada Cris (a qual reconheço que venho maltratando a algum tempo devido a esta crise pela qual venho passando).

Gosto de chamar isso de crise, por que crise é um momento ruim que tem fim, para dar lugar à situação normal. O normal para mim seria ter novamente um emprego que permitisse-me levar adiante meus estudos, pagando-o, e que me desse esperanças novamente. Esperanças para planejar novamente meu casamento e minha vida, por que atualmente não tenho planejado nem o que fazer na semana que vem...

Para terminar, gostaria de comentar algo: no mundo existem pessoas de diferentes tipos. Algumas parecem que percebem quando você está ruim e das duas uma: ou te avacalham para te fazer ficar maus ruim ainda, ou tentam te trazer para cima de novo, nem que seja só com um sorriso (que já é uma coisa maravilhosa de se receber). Quero ser uma pessoa que trás os outros para cima, mesmo quando estou por baixo.

Tenho um marcador de livros do Smilinguido (um personagem evangélico que é uma formiguinha preta) lindo, que parece ter sido feito para mim neste momento, e para você que pode estar passando por algum momento de crise. No final de semana vou tentar scanear e colocaqr aqui, mas em suma, ele mostra o Smilinguido triste, no fundo de um buraco, olhando para o topo deste, em que existe uma flor amarela. O Texto do marcador diz algo mais ou menos assim: "Não importa onde você esteja: Deus está sempre presente"

Você pode estar desanimado, "no fundo do poço"... mas Deus está presente, ao seu lado, pronto para te abençoar, mesmo que você não seja capaz de reconhecer isso. Deus sorri quando você sorri por motivos justos, e chora quando você é injustiçado. Deus esta contigo se você deixar ele estar. Lembre-se sempre disso.

0 comentários: