PLACA: Seminario de hoje - motivando sua equipe LEGENDA: Francamente, eu esperava por algo um pouco mais sofisticado... |
Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
Mateus 6:1-8
Deus manifesta-se neste texto, assim como em muitos outros textos das escrituras. E o que eu entendo que Ele quer manifestar aqui é algo muito simples.
Deus deseja ter intimidade conosco. Deus anseia por ser nosso confidente. Deus espera que sejamos humildes. Deus quer que sejamos vazios de nós mesmos e cheios do Espírito Santo. Deus quer que façamos coisas boas não porque é apenas o certo, não apenas para saciarmos nosso ego e obtermos elogios, tapinhas na cabeça, reconhecimento publico e provação das pessoas pelos misericordiosos atos de bondade que desempenhamos.
Deus não quer que apontemos os holofotes para nós mesmos, mas sim para Ele, que é a quem pertence de fato dora honra e toda a glória.
Ele simplesmente espera que desempenhemos o amor, a justiça e a bondade para com todos porque isso se tornou orgânico em nosso modo de ser devido a presença dEle em nossas vidas de uma maneira constante, devido ao reinado de Jesus em nossos corações e devido a nossa transformação constante em seres cada vez mais parecidos com Cristo.
Desta forma, realizar obras de bondade, misericórdia e caridade torna-se consequência de nossa conversão a Deus, e não causa. Somos bons porque somos salvos por Jesus mediante reconhecimento total, aceitação e compreensão de seu sacrifício na cruz, e não o contrário.
Não que isso impessa que pessoas que não creiam em Jesus sejam boas. Elas existem, inúmeras, e sou grato por isso porque de alguma forma elas tornam o mundo melhor. Ser bom não é exclusividade de nenhum grupo.
Mas ser bom não lhes garante absolutamente nada perante Deus, porque a motivação de nossa bondade é mais importante do que ela própria.
0 comentários:
Postar um comentário