Pesquisar

16 de julho de 2010

TRABALHAR COM COMPUTADORES ENGORDA, DIZ ESTUDO

Isso explica muita coisa sobre meu problema com peso.

fonte: TERRA


Os pesquisadores acreditam que o estresse mental proporcionado  pelo trabalho no computador desencadeia mudanças no nível de açúcar e  hormônios Foto: Getty Images

Os pesquisadores acreditam que o estresse mental
proporcionado pelo trabalho no computador
desencadeia mudanças no nível de açúcar e hormônios
Foto: Getty Images

Uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhagen revelou que trabalhar no computador faz engordar. Segundo o estudo, olhar para a tela desperta o apetite em doces como bolos, biscoitos e chocolate.

Os pesquisadores acreditam que o estresse mental proporcionado pelo trabalho no computador desencadeia mudanças no nível de açúcar e hormônios que enganam o cérebro e nos fazem pensar que já está na hora de repor calorias. Jogar videogame e assistir TV também apresentam o mesmo efeito.

Para Jean Phillipe Chaput, os trabalhadores que usam computadores poderiam sair algumas vezes da frente da tela, para relaxar, podendo até digitar um pouco em pé.

Dr. Chaput, autor do estudo, começou a investigar o assunto depois de notar a rotina do seu supervisor que regularmente comia biscoitos de chocolate enquanto estava no computador.

A pesquisa envolveu 90 estudantes do sexo feminino. Chaput pediu para que 45 delas digitassem um resumo no computador e levou as outras 45 para descansar por cerca de 45 minutos.

Após os trabalhos iniciais, todos foram para um buffet, onde ficou constatado que quem ficou no computador comeu muito mais - aproximadamente 230 kcal - do que quem descansou. Chocolate e alimentos mais gordurosos eram os mais populares.

Cientificamente falando, os experimentos mostraram que o trabalho no computador faz com que os níveis de açúcar no sangue variem descontroladamente e os hormônios da fome aumentem. Como resultado, mesmo satisfeitas, as pessoas acabam comendo o que não precisam. Neste caso, o exercício físico acaba apresentando uma variação menor nos níveis de açúcar, o que significa que comemos menos depois da prática de um esporte do que quando estamos trabalhando em um computador.

O próximo alvo do pesquisador é o videogame Wii, o qual "incentivaria" o usuário a comer mais.

0 comentários: