Pesquisar

15 de junho de 2007

DIRIGIR PRA QUE?

Pode até ser coisa de nerd, mas me interessa profundamente (afinal eu sou um nerd):

Quem me conhece sabe que eu não dirijo. Tenho carteira há anos, mas não pego um volante nem que me paguem. Detesto trocar marchas e lidar com trânsito, sinto até medo. Eu não tenho prazer em guiar, mas tenho prazer em ir rapidamente de um lugar a outro, com segurança e conforto. Então eu sempre tive fascinação por aqueles filmes de ficção científica que mostravam as pessoas andando em carros sem que ninguém os estivesse guiando.

A idéia de trafego automatizado parece não ser apenas o futuro da aviação mundial, mas também dos veículos. Pensava que para isso seria preciso um enorme sistema de controle wireless que tomasse as decisões de cada unidade de modo a manter o todo em estado de homeostase. Mas as vezes soluções mais simples são melhores...

Acabo de tomar conhecimento do DARPA Urban Challenge, uma prova estilo rally criada e mantida pela Agência de Pesquisas e Projetos Avançados do Departamento de Defesa Norte-Americano. O detalhe é que ninguém dirige estes carros. Parece coisa de ficção científica, mas não é. São carros robôs que tomam decisões independentemente. Alimentados com informações de leis de transito, eles conseguem parar em um semáforo vermelho, diminuir na lombada, parar para um pedestre atravessar a rua, desviar de obstáculos e todo o resto que uma pessoa faz.

Não são carros especiais mas sim carros comuns transformados em robôs. Só falta mudar de forma para ser um Transformer, que aliás, parece que vai ser o filme que mais vai me empolgar este ano, já que Homem-Aranha 3 não me agradou muito.

É claro que a NSA está financiando o projeto para criar veículos militares autômatos para zonas de conflito perigosas (instalar minas, recolher feridos, levar suprimentos, etc) mas a tecnologia acabará chegando às ruas mais cedo ou mais tarde. É fato que dirigir não é algo seguro, dada a quantidade de mortes no mundo inteiro (mais de 1 milhão todos os anos).


O site do DARPA URBAN CHALLENGE pode ser acessado em http://www.darpa.mil/grandchallenge/index.asp

0 comentários: