Pesquisar

20 de dezembro de 2002

SAGUIS SOBRE O CABO TELEFONICO

Bem, depois do devaneio desabafado de ontem, voltemos um pouco às coisas belas deste mundo maravilho, que Deus criou e o homem estragou. Como diria o Dr. David Banner (o Hulk), "o mundo não será um bom lugar enquanto o homem aqui fizer morada"...


Hoje de manhã fui andar de bicicleta. Não tenho dormido bem ultimamente devido a uma forte dor nas costas, e depois de treinar luta na quarta feira, meu braço direito não pode se esticar, já que meu "bíceps" esta aparentemente inflamado devido ao esforço. Mas fui andar de bike assim mesmo. Se o leitor é de Campinas, já deve ter ao menos ouvido falar da trilha que existe para se andar em Joaquim Egídeo, que vai sair lá no começo para a estrada das cabras, que leva até o observatório de Capricórnio. Como moro em Sousas, um distrito vizinho de Joaquim, andei um bom bocado (12Km ida e volta). O caminho inteiro é repleto de vegetação nativa, e hoje fazia um belo dia de Sol...

Na volta, de frente ao condomínio Colinas do Ermitage (só quem já foi a Joaquim deve conhecer) existe um cabeamento telefônico que atravessa a pista. De um lado, o condomínio, com uma área verde considerável, e do outro lado, vegetação nativa. No exato momento em que eu vinha ali me arrastando com minha bike de volta para minha casa, eis que me aparece o seguinte animalzinho atravessando a pista pelo cabeamento telefônico:

Um sagüi! Um sagüizinho! E depois dele, vieram mais 3 ou 4!!! Sei lá... tem gente que já cansou de ver estes bichinhos em zoológicos ou coisas do tipo, mas sempre me emociono em ver qualquer animal do tipo, principalmente livres na natureza... me fazem lembrar do plano original que Deus tinha para a humanidade. De como era a vida nos tempos antigos... sem computadores, sem stress, sem a agitação pela qual temos que passar hoje em dia, sem as expectativas fúteis que nos impomos, sem o desespero muitas vezes inexplicável que sentimos... Deus nos criou para sermos livres como estes sagüis. Livres para não nos preocuparmos com mais nada além amá-lo. Mas cegos, nos preocupamos com mais e mais futilidades... muitas vezes gostaria de ser como um daqueles sagüis atravessando um cabo telefônico. Não sei de onde vieram e nem sei para onde vão. Não sei aonde dorme e nem o que comerão. Só sei que Deus lhes deu uma natureza, e enquanto eles a seguirem, pelas vias normais Deus os sustentará. O Homem pode até acabar com seu habitat ou matá-los. Mas do início ao fim, os sagüis foram fiéis ao propósito que Deus lhes reservou quando os criou no início dos tempos. E isto faz de cada um deles mais nobres do que muitos homens que já conheci.

0 comentários: