Pesquisar

19 de maio de 2009

KINGS OF LEON - ONLY BY THE NIGHT


Sou ouvinte da rádio 91x desde... sei lá, desde uns 2 anos atrás mais ou menos. É uma rádio muito boa, e creio que não é pelo fato de ser uma das maiores FM´s da costa oeste dos EUA.

Ainda bem que eles tem esse streaming. Já “descobri” algumas boas bandas ouvindo esta rádio. A última é o Kings of Leon. Já conhecia de nome, mas ao ouvir as músicas tocadas umas 6 vezes por dia, virei fã. O vocalista inclusive eu pensava que era negro, porque tem uma voz muito forte, com um timbre bem característico. Qual não foi meu espanto ao ver que o cara é branco, quase ruivo.

As músicas do último disco deles sempre me pareceram ter uma atmosfera bem específica: uma cidade grande, cheia de prédios altos e bonitos, de noite. É como se eu estivesse andando de carro em uma cidade como São Paulo, de madrugada, saindo de algum lugar aonde eu tenha feito algo legal (uma festa, um jantar, etc) e indo para outro lugar fazer algo tão legal quanto, ou até mais. Algo urbano, limpo e “cool”. Procure as músicas “Closer”, “Sex on Fire”, “Use Somebody” e “Notion” para conferir o que quero dizer.

Fiquei impressionado ao ver que o nome do disco é “Only by the Night”. Respeito bandas que conseguem fazer isso em um disco. Não precisei saber sequer o nome do disco para entender a atmosfera que eles queriam passar com a música, e esse é o caráter universal que a música tem e que faz dela uma arte. Aliás, acho que arte é exatamente isso: algo entendível além da linguagem falada e escrita.

Isso significa que um livro não é arte? É claro que é! As palavras em um livro são apenas uma técnica, uma ferramenta. O livro é sua idéia, sua história, e não suas letras.

1 comentários:

Legal Fontes essa rádio 91X e o som da banda Kings of Leon realmente faz a gente viajar para muitos lugares imaginaveis legal o som dos caras