Pesquisar

17 de outubro de 2012

SER HOMEM

Depois de assumir diante de uma pessoa meus erros e pedir perdão, a resposta que me veio foi para que eu virasse homem.

O primeiro sentimento foi de mágoa, depois de abandono (ninguém ficou do meu lado), mas depois veio a reflexão. O que é ser um homem afinal de contas? Quando digo homem, é ser masculino mesmo, excluo desta reflexão portanto as mulheres. Não sou mulher, nunca saberei o que é ser uma e nunca me atreverei a fazer qualquer comentário sobre isso. Assim como uma mulher nunca saberá o que é ser um homem e também deveria se abster de comentários a respeito.

Sejamos francos, nos dispamos da arrogância de nossa suposta sabedoria infalível, nos livremos de nossos pré-conceitos, de nossas "certezas", de nossa espiritualidade, de nosso egoísmo de achar que o que achamos é o certo e o que os outros acham é errado - o contrário também se aplica.

Isso inclui a todos os que dizem "não sou eu quem acha, é Deus, olhe o que diz a Bíblia". Meu amigo, pare. É claro que é o que você acha. Você interpretou o que está escrito na Bíblia com base nos seus conceitos pessoais, apenas isso, não fosse assim haveria apenas uma só igreja cristã no mundo e todos os cristãos pensariam da mesma forma.  O que você quer é ter o prazer pecaminoso de julgar. Todo mundo quer julgar a todos, o tempo todo. O mundo é pura loucura e se agarrar a pequenas certezas é tentar por ordem no caos e não pirar de vez. O que é melhor do que você ditar as regras?

Muitos dizem que um homem é um macho responsável, heterossexual, forte, firme, inabalável, justo, cortes, temente a Deus e crente fiel, santificado, honesto, amoroso, bondoso, másculo, perspicaz, equilibrado, participativo, que toma a iniciativa e é maduro em seus pensamentos e atitudes. Além disso é bonito, divertido, trabalhador, socialmente estimulante, cheio de amigos, influente, não tem vícios, nem problemas emocionais ou psicológicos, sabe liderar, é esforçado, higiênico e estudioso. Os adjetivos positivos podem ser complementados por você mesmo, leitor.

Ou seja: só é homem quem é perfeito.

Mas perfeito aos olhos do avaliador. Cada avaliador tem seus conceitos. Ser um homem para uma pessoa não é o mesmo que ser um homem para a pessoa ao lado. Portanto, o conceito de homem é absolutamente relativo.

Mas o que é ser um homem aos olhos de Deus? Alguém que não peca? Difícil isso heim? Todos somos pecadores. Como disse, só Deus julga. Quem é você para achar que entendeu o suficiente sequer para se sentir seguro que está praticando o que é certo aos olhos de Deus, quanto mais para dizer aos outros o que é correto aos olhos Dele? Diga logo que é aos seus próprios olhos, assuma que é humano arrogante de uma vez! "O que eu acho que é certo é o que é certo, o resto é besteira".

Cada vez mais fica a minha sensação pessoal e particular (e eu nem sequer afirmo que isso é uma certeza minha) de que "ser homem" é caminhar sozinho em meio a multidão e não se sentir um coitado por isso. É viver apenas consigo mesmo depois de entender que ninguém sabe como é ser você além de Deus (se é que você crê em Deus). Nem seus pais, nem sua mulher, nem seus amigos, nem sua terapeuta, nem seu pastor. Muitas vezes nem nós mesmos sabemos bem, mas ainda assim somos os que mais sabem.

Um amigo me falou algo semelhante e eu concordei porque penso atualmente de forma semelhante. Amanhã estarei pensando assim? Não sei. Simplesmente me dou o direito a esta liberdade, de pensar nas coisas sem a prisão de considerá-las mais absolutas.

Homem que é homem caminha sozinho em meio a multidão que o cerca. Não se isola, mas se mistura. Sem esperar que o entendam, veste uma máscara para não mostrar quem na verdade é (afinal isso não interessa a ninguém mesmo), e a cada pessoa que aparece na sua frente, coloca uma máscara nova, adequada a aquela pessoa.

Não é falsidade, veja bem. Não é agir de forma leviana, nem interpretar. É simplesmente se modular para aquilo que as pessoas querem que você seja, porque sendo quem você é, nunca estará bom para os outros, sempre tentarão te transformar para aquilo que elas anseiam. As pessoas não querem saber quem você é na verdade. Elas não querem saber do que você precisa, de suas necessidades, de sua dor. Elas apenas querem que você as ouça, que você dê a elas o que elas querem, que você concorde com elas e se comporte como acham que é certo. Pode ser um sorriso. Um "bom dia". Dinheiro. Compreensão. Um ouvido amigo. Falar algo tranquilizador e agradável. Ter uma atitude qualquer. Qualquer coisa! Mas elas não querem saber de você na verdade. Esta é a solidão do homem. Este é seu "caminhar sozinho".

Você se torna um doador. Se você não tiver nada para doar, você não é homem. Se estiver triste, você não é homem. Se estiver irritado, deprimido, se não concordar com a pessoa, você não é homem.

Homem, portanto, nada mais é do que um excelente ator. Ou não. Depende do que você achar.

0 comentários: