LUTE

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas - 1 Timóteo 6:12

SE DEIXE TRANSFORMAR

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12:2

ACEITE O SACRIFÍCIO

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3:16

VÁ NA CONTRA-MÃO

Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês - Jeremias 25:5-6

REFLITA A LUZ DE JESUS

Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo - 2 Coríntios 4:6

Pesquisar

28 de fevereiro de 2007

AUTOCONTROLE

"Aquele que reina dentro de si próprio e governa suas paixões, desejos e medos, é mais do que um rei"
John Milton, poeta inglês.

Existe um meio de controlar a si mesmo, domando seus impulsos e sacrificando suas vontades?

Todo ser humano se ama. Mesmo aqueles que dizem que se odeiam, se amam. Porque a carne fala alto, e o instinto de bem-estar é maior do que tudo. Até mesmo o suicida se ama, pois não aguenta mais sofrer e quer se dar o "presente" de não mais sentir dor, medo, vergonha ou o que quer que seja. Não suporta sofrer.

A cada dia que passa me decepciono mais comigo mesmo e com minha conduta. De maneira particular, devo dizer. É uma bronca pessoal comigo mesmo.

Certa vez li um ditado que dizia que "Não existe espaço para Deus naquele que está repleto de si mesmo". Pode-se até mesmo pensar em outra forma de frase caso a pessoa não seja cristã: "Não existe espaço para a Virtude e o Amor naquele que está repleto de si mesmo".

O ego é muito sacana. Egoísmo é uma palavra que provém dele, e traduz muito bem sua natureza. As pessoas são, em maior ou menor grau, egoístas. E é por egoísmo que se faz o mal, porque na maior parte das vezes a pessoa não pensa em praticar o mal ao outro, mas sim o bem a si mesma. São coisas que muitas vezes então em conflito, pelo menos em nossa cabeça: o meu bem-estar e o bem-estar dos demais.

De que forma então conquistar o auto-controle? Como desligar seus impulsos egoístas? Se o egoísmo é estar cheio de si mesmo, a resposta parece ser simples: se esvaziando e se enchendo dos outros.

A Bíblia nos compara a vasos em muitos momentos. Vasos espirituais. Vasos repletos do Espírito Santo, ou repletos de demônios, ou repletos de nós mesmos ou ainda repletos de amor.

O Budismo Zen exercita a meditação que tem por objetivo esvaziar a mente. Alguns cristãos dizem que isso é perigoso pois abre oportunidades para possessões, mas eu sinceramente não acredito muito nisso. Imagino ser uma ferramenta mental e não espiritual. E se permitir que se esvazie de si mesmo, é válida. Porque não quero me encher de mim mesmo novamente, e nem de coisas ruins. Quero me encher de amor pelos outros e por Deus.

O caminho para o auto-controle é duro, difícil e penoso, pois passa pelo ódio a si mesmo. Não o ódio de querer se infligir mal ou prejuízo, de se flagelar e ferir. Mas sim o ódio de não mais atender aos seus prazeres e impulsos sem critério.

A luta entre seu ego e você é a maior luta que pode travar. Nenhuma batalha é tão épica e complexa quanto esta, e nenhum guerreiro pode vencê-la rapidamente. É uma guerra que perdura toda uma vida.

26 de fevereiro de 2007

MOMENTO SILVER SURFER

Cá estou, preso a este corpo impulsionado por paixões, desesperado como alguém trancado em uma carruagem sem condutor que se precipita ao abismo. A tristeza inunda meu coração tal como o lastro de um navio. Frio e incerto é o destino daquele que sem controle caminha sobre a face da Terra...

Não posso mais sonhar pois meus sonhos nunca foram sequer sonhados. Não posso perder minha identidade porque descobri que nunca tive face. Como o infortúnio pesa e como a aurora se transforma em crepúsculo...

Que sentimento é esse de iminência de conflito? Denunciado pelo gosto ocre em minha boca, vislumbro terra embebida de sangue e o silêncio encharcado de gemidos fracos e constantes. Cada pedaço que me cai é como barro se desfazendo em água, sendo diluído por toda essa imensa e inconcebível constatação de que não sei mais quem sou.

Me sinto oco, apenas uma casca fina e quebradiça repleta de nada. Um engodo para mim mesmo. Eu me sinto perdido em uma terra estrangeira, incomodado comigo mesmo por entender que não tenho de fato nenhum desejo genuíno, nenhuma aspiração própria, nenhuma vontade nobre.

Eu me sinto tão descartável quanto minha mente pode conceber. Inseguro, incerto, instável e incapaz, sem forças para andar, pensar e respirar. Preso a uma existência pobre da chama de ser alguém. Insanamente descontente por ser um não ser.

22 de fevereiro de 2007

CINEMA E CARNAVAL

Carnaval bom é carnaval aonde não se tem encheção se saco e nem aborrecimentos. Enfim, este carnaval foi bem sossegado. Campinas estava admiravelmente ordeira nestes dias, e agora sei o que os paulistas sentem ao ficar em sua cidade nestes feriados. É muito bom andar em um transito bem menos pesado, ir ao shopping sem esbarrar nas pessoas e não encontrar filas aonde normalmente encontrava.

No sábado eu estava cansado e não queria fazer nada além de ver um filme e ir dormir. Fui com a Cris ao cinema então, assistir "O Mestre das Armas" (Fearless) com o Jet Li. Havia lido uma crítica ao filme aonde dizia que ele seguia o caminho comum dos filmes de artes marciais/filosofia chinesa sem correr muitos riscos, e isso é verdade. Mas isso está muito longe de significar que o filme é ruim. Com grandes cenas de luta e uma história de aprendizado de vida, é um filme muito bacana para quem gosta de artes marciais e histórias de moral.

Bem, já sobre o casamento, mandamos fazer os convites e vamos pegar as provas dele no dia 3 de março. E o apartamento está enrolado de sair. Tudo devido à falta de um documento que a prefeitura tem que emitir. Só falta isso, e estou preocupado de que isso não saia a tempo de ajeitar o lugar até o casamento. Caso isso ocorra, temos um plano "B", mas não gostaria de recorrer a ele. Gosto de fazer as coisas certas.

Ainda tem tanta coisa pra ver... estou começando a notar a urgência das coisas. Mas vai valer muito a pena, se Deus quiser.

6 de fevereiro de 2007

ÔNIBUS MALDITO

Porque andar de ônibus é um dos maiores desprazeres da minha vida? Não devia ser assim! JustificarEu andei de ônibus a minha vida toda, portanto devia ser algo com o qual eu estou acostumado, mas sinceramente acho que nunca vou me acostumar, porque cada dia acontece uma coisa nova ou um aborrecimento a mais.

Hoje mesmo, fiquei plantado no ponto esperando aquela lotação idiota aparecer e nada! Tive que vir andando para o trabalho e cheguei meia hora atrasado porque nessa cidade estúpida não se tem um sistema de transporte decente, fora que só parei de transpirar a uns minutos atrás! Campinas tem muitos problemas, mas seu transporte público é uma piada de mal gosto.

Se estes problemas fossem raros eu não daria bola. Mas este tipo de coisa acontece o tempo todo! Odeio pegar ônibus, mas não tenho escolha! Não tenho grana para comprar um carro, e nem terei aonde colocá-lo depois já que no apartamento terei apenas uma vaga na garagem.

Estive vendo a possibilidade de ir trabalhar de bike depois de me casar, e pelo Google Earth eu medi 2 percursos do apartamento até meu trabalho: um deu 4,5Km e outro deu 5,5Km. Ambos são curtos para bicicleta, o problema é que estes percursos tem muitas subidas e decidas. Como não tem vestiário nem chuveiro no meu serviço, e como seria muito ruim trabalhar pingando de suor e fedendo, vou ter que esquecer... e continuar usando esses ônibus miseráveis!

Outro dia mesmo, semana passada, peguei um ônibus quebrado. Um percurso que o filho da mãe levaria 10 minutos para fazer foi feito em mais de meia hora e com isso perdi um tempo louco! Foi o mesmo hoje, perdi mais de 15 minutos da minha vida ali parado. Se tem uma coisa que eu odeio, mas odeio mesmo, é ESPERAR A TOA! Em vista disso é simplesmente ridículo ter preguiça de INVESTIR 10 minutos por dia para orar.

Hoje eu sonhei que comprava uma moto (muito sugestivo, não?). Registro sobre este céu minha forte intenção e determinação de que, em 2008, vou tirar carta de moto e vou comprar uma YBR pra eu nunca mais ter que depender destas desgraças de ônibus em Campinas!

A foto acima é a cereja do bolo: sempre cruzo com gente alegre, feliz e faladora mesmo nos ônibus mais apertados e mesmo na mais desestimulante das manhãs. Sei que é preciso ter calma, e sei que eles podem ver a vida mais colorida do que eu. Mas eu tenho vontade de esganar aquelas pessoas que conversam alegremente e gargalham alto mesmo quando a gente está tão apertado no ônibus que quase não da pra respirar. Sem falar de que 99% das pessoas que andam de ônibus são um bando de mal-educados sem noção, que não perguntam se você quer que eles segurem sua bolsa, ou que fazem questão de esbarrar em você e te empurrar, ou que passam na sua frente sem pedir com licença...

Acho que 15 anos andando de ônibus todo dia já deu, né? Se quiser me ajudar no projeto YBR 2008 me escreva que eu te passo minha conta para depositar sua doação.