LUTE

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas - 1 Timóteo 6:12

SE DEIXE TRANSFORMAR

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12:2

ACEITE O SACRIFÍCIO

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3:16

VÁ NA CONTRA-MÃO

Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês - Jeremias 25:5-6

REFLITA A LUZ DE JESUS

Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo - 2 Coríntios 4:6

Pesquisar

23 de março de 2006

RECONHECENDO A GRAÇA DE DEUS


Cansado, ouvindo 91X, naquele momento que precede ao ato de se fazer algo muito chato e complicado no trabalho, já tendo feito outras coisas chatas antes... eu já não tenho mais paciência para uma série de coisas, e esta é uma delas: reuniões e definição de processos. Há dias em que é difícil querer fazer qualquer coisa além de se espreguiçar no sofá.

Fora isso, a vida que Deus me proporciona é muito boa. Sei que é difícil me ouvir falando isso, mas afinal de contas, ela é!

Eu fico doente e logo fico bom, brigo mas logo faço as pazes, derrapo na estrada da vida caindo de cara na lama, mas logo a mão de Cristo me ajuda a levantar. Claro, este "logo" pode varia entre dias, meses ou anos, mas sempre é logo na minha visão, pois é sempre no momento certo. Sofrer é ruim, mas as vezes é necessário para que possamos crescer, não é mesmo?

Então por que tem certas coisas na minha vida que parece não ser tão bacanas? Bom, acho que essa é a vida, afinal: intercalar coisas boas e ruins é o que acontece com todo mundo.

Já disseram que o ser humano precisa experimentar o sofrimento para entender o que é o prazer, e viver o tormento para reconhecer a paz. A Bíblia diz que Adão e Eva, o ser humano no início de tudo, não tinha conhecimento do bem e do mal. Eu acho que naqueles dias, perante Deus, eles viviam plenamente o bem, mas não se davam conta do que aquilo era até o mal os tocar por meio da serpente.

É preciso conhecer ao máximo possível todas as possibilidades e pontos de vista para então se identificar o que é melhor. Pessoas limitadas por seus preconceitos e inseguranças são portanto privadas da possibilidade de melhora.

Quanto a mim, quanto mais vejo, quanto mais conheço, quanto mais penso, pondero e medito, mais e mais percebo no quão certa é a minha fé em Deus e em Jesus. Sejam dúvidas que o mundo tenta me incutir, sejam pontos de vista diferentes, sejam discussões, conversas e debates. Cada vez mais o mandamento máximo de Cristo faz mais sentido: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

O amor, que tanta falta faz neste mundo, que é tão difícil de cultivar, é definitivamente a coisa que mais faz sentido no Universo.

21 de março de 2006

PISANDO NA BOLA


Nesta segunda-feira foi o aniversário da Cris. Ela ficou chateada comigo por que a gente devia ter feito algo romântico no final de semana devido a esta data tão importante. Mas eu fiquei muito doente (e quem me conhece sabe que é bem difícil eu ficar doente assim) e o nosso programa romântico foi ela vir ficar comigo em casa, me comprando club social e coca-cola (um dos sintomas, dentre tantos, era uma forte diarréia) e assistindo a um filme espanhol super maluco (INTACTO).

Temos nossos quebras, nossos estresses e nossos problemas, Cris. Você ficou chateada comigo mesmo eu não tendo culpa de estar daquele jeito, doente, mas eu entendo que seja devido ao seu problema de DDA (mesmo querendo do fundo do coração que você pare de agir assim em ocasiões como essa)... eu não quero falar disso agora.

O que eu quero falar é que eu dou muito valor ao seu ato de ter vindo aqui ficar comigo. Você sabe o quanto isso foi bom para mim, mesmo com a sua reação inicial. Depois que passou aquilo, foi ótimo.

Obrigado, e parabéns pelo seu aniversário! Eu te amo demais da conta, minha gata tatuada instável como nitroglicerina e quente como um forno cheio de biscoitos da sorte...

9 de março de 2006

LEITURA DA BÍBLIA



Vou comprar uma Bíblia na linguagem de hoje e me esforçar para retomar aquela leitura diária que eu fazia alguns anos atrás (notadamente na época em que eu mais me sentia seguro e tranqüilo com Deus)... abaixo está um texto que achei "passeando" pela Internet, retirado de http://www.cacp.org.br/codigobiblia.htm, aonde falava sobre o Código da Bíblia e onde percebi a falta que o contato com a palavra de Deus está me fazendo, já que muito do que ele fala no final do texto tem acontecido comigo:

Caro amigo, eu gostaria de fazer um grande desafio à você, aliás, o mesmo que foi feito pelo pastor britânico, chamado J.C. Ryle, há cem anos e que é inteiramente relevante para sua vida: "Tu vives num mundo onde tua alma corre um perigo constante. Os inimigos te cercam por todos os lados. O teu próprio coração é enganador. Os maus exemplos são numerosos. Satanás está sempre trabalhando para desanimar-te. Acima de tudo, porém, abundam as falsas doutrinas e os falsos mestres de todo tipo. Esse é o teu grande perigo.

Para permanecer em segurança, precisas estar bem armado. Precisas tomar nas mãos as armas que Deus te deu para tua defesa. Precisas entesourar na mente as Sagradas Escrituras. Isso é estar bem armado.

Arma-te, pois com um completo conhecimento da Palavra escrita de Deus. Lê a tua Bíblia com regularidade. Torna-te familiar com a tua Bíblia. Negligencia a tua Bíblia, e nada do que conheço pode guardar-te do erro, se algum convincente defensor de falsos ensinos porventura te abordar. Estabelece como regra não acreditar em coisa alguma, exceto naquilo que pode ser provado nas Escrituras. Somente a Bíblia é infalível... Tu realmente usas tua Bíblia, tanto quanto deverias?

Hoje em dia, há muitas pessoas que crêem na Bíblia, mas que a lêem muito pouco. A tua consciência segreda-te que és uma dessas pessoas?

Se isso acontece contigo, então és uma daquelas pessoas que provavelmente, obterão bem pouca ajuda da parte de Deus em tempos de necessidade. A provação é uma experiência esclarecedora... Tua reserva de consolos bíblicos, algum dia desses, pode estar muito baixa.

Nesse caso, tu és a pessoa que provavelmente não conseguirá firmar-te na verdade. Eu não ficaria surpreso se viesse a ouvir que andas perturbadas com dúvidas e indagações acerca da segurança da salvação, da graça, da fé, da perseverança... O diabo é um antigo e astucioso adversário. Ele é capaz de citar as Escrituras com grande prontidão, quando quiser. Por enquanto, não estás suficientemente preparado para combater o bom combate contra Satanás.. . A espada pende frouxamente na tua mão.

Se isso acontece contigo, és a pessoa que provavelmente cometerá muitos erros na vida. Eu não ficaria surpreso se me contassem que tens enfrentado problemas no teu casamento, com os teus filhos, com a tua conduta de teus familiares e com as pessoas com quem te associas. O mundo pelo qual guia o barco da tua vida está cheio de rochas, baixios e bancos de areia. Tu não estás suficientemente familiarizado com rotas marítimas e com faróis.

Se esse é o caso, tu és a pessoa que provavelmente acabará sendo desviada, durante algum tempo, por algum falso mestre. Eu não me admiraria se ouvisse que uma dessas pessoas espertas e eloqüentes, capaz de fazer uma convincente exposição de suas idéias, está te desviando para o erro. Tu estás precisando de lastro (a verdade de Deus); e, nesse caso, não me admirarei se fores lançado para cá e para lá, como um pedaço de cortiça sobre as ondas.

Todas essas são situações desconfortáveis. Quero que escapes de todas elas. Aceita o conselho que estou te dando aqui. Não fiques apenas lendo a Bíblia aos poucos " mas lê em grande quantidade... Lembra-te dos teus muitos inimigos. Arma-te!" (Extraído Revista DF número 18 ).

8 de março de 2006

JACK JOHNSON




Graças aos meus primos de Santos eu acabei conhecendo mais o Jack Johnson, de quem eu já havia visto um clip mas não havia me despertado muito interesse. Depois que ouvi mais algumas músicas dele na 91X, eu fiquei viciado nesse som que hoje eu admito ser um dos mais maneiros que eu já escutei nos ultimos tempos, ao lado de Ludov e The Darkness. É música de praia, é música pra relaxar, é música pra deixar tudo pra lá e lembrar que ainda podemos ser felizes.

As músicas dele que eu mais gosto são do disco "It Between Dreams". "Banana Pancakes", "Siting, Waiting, Wishing" e "Breakdown" são minhas preferidas. Principalmente Breakdown: essa música tem o poder de me arrancar do meu escritório e me transportar imediatamente para um lual maravilhoso e tranquilo em uma praia linda de areia bem fofa e branca, só com pessoas legais, em meio a muito suco, frutas e risadas, sentado perto de uma fogueira, abraçado com a Cris, curtindo o Jack Johnson tocando só no violão rodeado de pessoas felizes...

6 de março de 2006

MUDADO



Neste final de semana eu fui ao casamento de um antigo amigo. Fazia um bom tempo que eu não o encontrava, e neste casamento reencontrei algumas pessoas que já havia alguns anos que não via (inclusive minha antiga chefe e alguns antigos colegas de trabalho).

Todos foram categóricos: eu estava muito diferente, e eles quase não me reconheceram. E o fato de eu ter engordado uns 20kg de lá pra cá é a causa.

Não houve maldade nas palavras deles: em uma foto que a Cris tem na cabeceira da cama dela, eu estava bem diferente com os meus 82 ou 83Kg (2001). Hoje, nos quase 100kg, eu estou bem diferente mesmo.

Ai eu comecei a entrar naquela velha e conhecida espiral de auto-análise idiota que eu insisto em fazer comigo mesmo (mais uma compulsão): por que eu comecei a engordar tanto assim?

Me lembro que com uns 82kg ou 83kg eu já estava me sentindo bem gordinho lá pelos idos de 1999 e 2000. Hoje então, com esse peso todo, eu me sinto uma pessoa meio deformada. E por que eu tenho lordose e escoliose, e as coxas grossas (que fazem minhas calças rasgarem rapidamente) a visão que eu tenho de mim mesmo é pior ainda. Imagine agora que eu estou sem poder fazer exercícios então? Eu acho que eu sou uma pessoa digna de pena...

Em conversa com a Cris, tentando entender o que aconteceu, eu comecei a perceber que na verdade eu comecei a engordar muito mais depois que eu comecei a namorar com ela, e mais ainda quando fiquei desempregado por 6 meses e depois fiquei pingando em estágios mal remunerados por 2 anos.

Eu sou compulsivo. Eu como por compulsão, em busca de equilibrar a minha anciosidade por tudo o que enfrentei e enfrento. E isso não é só com a comida, sou compulsivo em outras coisas também, como se eu me atirasse à estas compulsões em busca de uma fuga da realidade, de uma auto-satisfação que me desse um pouco de prazer no meio da loucura que, constato, é a minha vida. Poderia ser até mesmo um viciado em drogas, o que graças a Deus não sou. Mas nem por isso minhas compulsões me fazem menos mal. Eu busco compensações.

Minha vida era mais tranqüila antes por que eu não tinha compromissos. Eu não me preocupava tanto com as coisas mesmo, como a Cris me disse. Hoje eu sou mais sério e responsável, mas a que custo? Ao custo da minha saúde... eu tenho medo de falhar por que hoje vejo que muita coisa depende de mim, e por isso me empenho. Só que o empenho para mim é uma via de duas mãos, se por um lado me tornou mais comprometido, por outro me levou a esta situação atual. Em busco compensações!!! Compensações pelas coisas que eu tenho que fazer mesmo sem querer!

Eu vivo cansado por que vou dormir tarde. Me sinto sem energias por que sou sedentário... na verdade tem dias que eu me sinto fora de órbita, meio que amortecido, flutuando no espaço, sem entender bem por que faço as coisas que faço ou por que tenho que fazer tanta coisa que eu simplesmente detesto.

Pela milionésima vez, vou me empenhar em mudar a situação, mas já estou começando a acreditar que sozinho não vou mudar nada. Sei que nada é impossível para Deus, mas eu não sei se sozinho com Ele eu serei capaz de mudar minhas condutas. Falta de fé em em Deus? Não... falta de fé em mim mesmo.

Amanhã começo em mais uma academia, aonde vou fazer natação, alongamento e musculação leve pra perder peso. Em paralelo, tenho que tentar comer menos, o que para mim é muito difícil, principalmente com doces. Vou para a batalha com um gosto amargo na boca...

Sei o que está acontecendo, mas o conhecimento não está me servindo de nada neste momento. Pensava que a consciência do problema era meio caminho para a solução, mas na verdade a vida é muito mais complexa do que isso, e as vezes ter a consciência do problema se torna um problema a mais. Por que se antes eu só tinha a conseqüências do problema, agora eu também tenho o sentimento de culpa pelo que está acontecendo comigo.

Que Deus tenha misericórdia de mim. Se antes apenas a minha alma inspirava cuidados, agora também a minha carne sofre pelo meu estado psicológico, emocional e espiritual. Misericórdia, Jesus... eu nunca pensei que eu fosse tão fraco quanto sou.

1 de março de 2006

PARA ONDE QUE EU VOU?


A tristeza me mandou um recado neste feriado, deixando claro que ela aparentemente nunca vai desistir de mim. Ela me ama, me adora, e só vai abrir mão de mim quando eu morrer. E enquanto meu coração bater, ela sussurra ameaças de que vai me torturar sem piedade, me espancando, me machucando, a ponto de me levar ao meu limite.

Fazia tempo que eu não me sentia tão atordoado assim. A vontade de chutar o balde e dar uma guinada total em minha vida é muito grande, e se não o faço, é pelo mesmo motivo que faz com que muitas pessoas me achem lerdo para tomar qualquer tipo de decisão: medo das conseqüências.

Metade de mim quer ir para o norte, enquanto a outra metade quer a todo custo ir para o sul. Minha mente me diz para fazer uma coisa, enquanto meu coração me diz para fazer outra. Nesta agonizante situação, eu simplesmente não saio do lugar, aparentemente esperando que algo externo me indique para qual lado devo ir, já que eu por mim mesmo sou incapaz de decidir. Por que eu não sei o que é o certo a ser feito.

Ambos os caminhos apresentam vantagens e desvantagens, mas ambos são caminhos sem volta. Ambos são rumos que, uma vez tomados, não farão apenas parte da minha vida: serão eles mesmos a minha vida.

Piedade, Senhor Jesus... por que nesta hora obscura, mais do que nunca, preciso do seu perdão e da ajuda: o que devo fazer em um momento tão pesado de minha vida? Para que lado devo ir nesta bifurcação tão triste, penosa e importante?