LUTE

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas - 1 Timóteo 6:12

SE DEIXE TRANSFORMAR

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12:2

ACEITE O SACRIFÍCIO

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3:16

VÁ NA CONTRA-MÃO

Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês - Jeremias 25:5-6

REFLITA A LUZ DE JESUS

Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo - 2 Coríntios 4:6

Pesquisar

28 de março de 2004

LUDOV

Este é um post meio off-topic, mas é que não resisti.

Eu havia me esquecido do quão bom é a gente descobrir uma coisa nova que seja muito legal (é muito bom!). Hoje, totalmente sem querer, descobri esta banda, o LUDOV (www.ludov.com.br). E o mais bacana é que me apaixonei pelo som deles quase que imediatamente (eu não resisto muito à bandas com um som bonito e uma bela voz feminina fazendo os vocais)!!! Estava indo para o meu quarto quando vi na televisão um clip na MTV que era muito bonitinho: um desenho animado de um casal apaixonado que se reencontra após ficarem sem se ver por um tempo, já que ambos trabalhavam demais (imediatamente me lembrei de mim e da Cris, minha noiva). A música era fantástica (Princesa)! Muito bonita, cheguei a confundir com alguma música nova da Marisa Monte, mas era o tal do LUDOV.

Agora, é esperar para sobrar uma grana e comprar o CD deles, e se der, ir em um show quando eles vierem para perto daqui de Campinas! Minha noiva tem o JOTA QUEST, e eu agora tenho o LUDOV. Vida longa a eles! Se quiser ouvir as músicas, elas estão disponíveis em formato media player stream no site deles. É só ir até lá e ouvir as músicas!

P.S.: Vi "A PAIXÃO DE CRISTO" pela segunda vez ontem a noite (sábado). O filme é muito bom mesmo...

25 de março de 2004

A PAIXÃO DE CRISTO

Eu fui ver o filme na estréia, na sessão da meia noite de sexta-feira, aqui em Campinas, com um outro amigo meu, da Batista Central daqui de Campinas (o Marcio). Não podia deixar de deixar minha impressão sobre o filme, então ai vai, em formato de perguntas e respostas (apenas 10) o que eu achei do filme e minhas opiniões sobre seu potencial. Lembre-se que são minhas opiniões pessoais...

P1: O filme é fiel às escrituras?
R1: Até onde estudei a palavra de Deus, quase tudo condiz com a verdade sobre a paixão de Cristo. Existem alguns eventos que não são relatados na Bíblia, mas tratam-se de pequenas nuances para tornar o filme mais atraente como filme em si (para criar uma trama que ficasse melhor em um filme, ou seja, para dar um ar mais dramático e uma dinâmica narrativa mais adequada à mídia cinema). Mas tais coisas não prejudicam, influenciam ou contradizem a verdade do sacrifício de Jesus. Uma das passagens é até engraçada e provoca risos na platéia, parece que foi incluída na trama para quebrar a tensão e mostrar que Jesus era também um ser humano, tendo senso de humor.

P2: O filme é anti-semita?
R2: Todo crente em Jesus deve amar os judeus, pois são o povo escolhido por Deus assim como nós, que passamos a ser povo de Deus quando aceitamos à Jesus. Além dos judeus, devemos amar a qualquer povo e a qualquer pessoa por ser um dos mais importantes ensinamentos de Jesus, mas temos mais motivos para amar os judeus do que qualquer outro povo, afinal Jesus era judeu. O filme, no entanto, nos faz ficar com um pouco de raiva dos judeus sim. Não creio que tenha sido algo proposital do diretor e do roteirista, mas o envolvimento emocional que o espectador vivencia vendo Jesus sofrendo tanto (ao mesmo tempo em que os sacerdotes e fariseus armavam tudo aquilo para ele, manipulando o povo para ir contra Jesus) nos deixa com aquele sentimento maniqueísta de que todo filme tem que ter o mocinho e o bandido, e neste caso o mocinho é Jesus e os bandidos são os judeus, sendo que na verdade é Satanás o bandido. Me peguei pensando "desgraçados" quando os sacerdotes apareciam com aquele olhar raivoso e cuspiam na cara de Jesus, e quando o visitaram em sua cruz. Mas como disse, isso é pela emoção, pois pela lógica, compreende-se no final do filme que os sacerdotes perceberam a idiotice que fizeram quando o véu do templo é rasgado, mas não de todo (se não todos os judeus seriam cristãos nos dias atuais, o que infelizmente não é verdade). De fato, aquilo tinha que acontecer devido aos planos de Deus, Jesus mesmo disse isso várias vezes. Então, não se pode culpar o povo judeu pelo que aconteceu, seria como condenar todos os alemães atuais pelo nazismo... creio que o sentimento anti-semita tenha origem no fato do filme não explicar o que houve ANTES dos eventos que o filme mostra.

P3: O Filme é violento?
R3: Sim, mas os relatos bíblicos da crucificação já falavam desta violência. O que foi retratado no filme foi visceral, mas próximo da realidade brutal da tortura e morte de Jesus. Serve para termos uma noção do sofrimento físico que ele sofreu por nós, mas devemos nos lembrar que seu sofrimento espiritual foi infinitamente maior, afinal ele levou sobre si todos os nossos pecados (do mundo todo, em todos os tempos), e sofreu a coisa mais dolorosa do Universo, que é a separação de Deus.

P4: O que é aquele bebê-monstro no colo de Lúcifer?
R4: Não tenho muita certeza, mas creio que representasse para Satanás o que Jesus representava para Deus, ou seja, era seu filho, e portanto, era o anti-cristo destinado a combater Jesus no final dos tempos (e perder, como já está definido). Estas aparições do Diabo no decorrer da crucificação não são relatadas na Bíblia, mas é fácil imaginar que ele estava lá assistindo tudo, e que como no filme, se desesperou ao final da crucificação ao perceber que sua derrota já estava definida desde a fundação do mundo. Jesus venceu na cruz, nunca se esqueça disso. Sua ressurreição é a maior prova de sua vitória.

P5: O Filme é muito "católico"?
R5: Como disse antes, foi bem fiel às escrituras. Se Maria apareceu bastante no filme, não foi feita nenhuma sugestão sobre ela ser uma entidade mais santa do que qualquer outro crente em Jesus durante a história. Ela aparece bastante no filme sim, mas representando o que ela era de fato: uma mãe muito triste com o que acontecia com seu filho amado, que mesmo sabendo que ele era Deus e que tinha que passar por aquilo, sofria muito. Os apóstolos fazem aparições adequadas na história, se atendo ao que a Bíblia fala sobre o ocorrido, nem mais, nem menos, e não são retratados como seres perfeitos (pelo contrário, expõe seus defeitos) e sim como o que eram, seres humanos como todos nós. Só não entendi por que todos os apóstolos chamam Maria de "mãe"... seria este o único mote realmente católico do filme?

P6: O filme puxa a sardinha para Pilatos?
R6: O filme mostra que Pilatos enfrenta um dilema moral, mas provocado não tanto pela inocência gritante de Jesus, mas sim pelo temor de que enfrentaria a ira do César, já que uma crise política obviamente explodiria em rebeliões devido a aquele acontecimento. Ele se sente um pouco mal com o fato de ter que condenar um homem inocente, mesmo que "lavando suas mãos" e deixando o povo decidir, mas Jesus mesmo diz que seu pecado é menor do que os que lhe condenaram... ele não deixou de pecar assim mesmo, pois a verdade estava diante dele e ele se recusou a ser justo perante ela. Todos se sentiam tocados por Jesus, ele não foi exceção, mas de fato o filme o mostra como uma pessoa que busca a justiça, mas não a faz. Os únicos que permaneciam irredutíveis contra Jesus eram os sacerdotes, que estavam com seus corações endurecidos pela soberba, para que aquele ato, previsto em profecias feitas séculos antes se cumprisse.

P7: Que lições tiramos do filme?
R7: As mesmas que encontramos nesta passagem na Bíblia. Que Jesus morreu por nossos pecados (individualmente, pelos pecados de cada um de nós, os meus, os seus, o de seus parentes e amigos e de todas as outras pessoas do mundo, mesmo aquelas que não acreditam Nele). Mas que só somos salvos de fato se aceitarmos este sacrifício completamente, nos constrangendo tremendamente pelo amor do Pai, de dar seu único filho para expiação de nossos pecados. E esta aceitação envolve em crer e amar de fato à Jesus. Isto envolve ação. Aqueles que crêem e amam à Jesus e à Deus de fato procuram com todas as forças cumprir seus ensinamentos e preceitos, a aprender mais sobre Ele estudando a palavra de Deus, a ter uma vida de oração e a buscar a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida. É o mínimo que podemos fazer por aquele que já fez tanto por nós. Você não procura agradar e deixar feliz a uma pessoa muito querida, até mesmo se anulando por ela? É o que devemos fazer para com Deus e Jesus. Perdermos nossas vidas para ganhá-las de fato, ganharmos a vida eterna, que passaremos ao lado de Cristo.

Percebemos, ainda, o que aquele homen que estava em uma das cruzes ao lado de Jesus, na hora derradeira, percebeu: que nós é que mereciamos aquela morte, e não Ele, que nunca pecou. No entando, também percebemos como aquele homem que a verdadeira salvação da vida reside justamente em Jesus morrendo por todos nós na cruz, percebemos que aquele fora o derradeiro sacrifício pela expiação de nossos pecados, feito pela morte de Deus filho, mesmo que nós não tenhamos feito por merecer (daí a graça do dom da salvação).

P8: O Filme é uma boa ferramenta de evangelização?
R8: Por si mesmo, sozinho, creio que não (não assisti ainda, mas pelo que sei, o filme JESUS ainda é mais completo neste sentido por contar toda a história de Jesus, do começo ao fim). Mas se acompanhado de um estudo sobre Jesus, e usado como ilustração para contar a passagem de seu sacrifício, é uma ferramenta muito poderosa, capaz de ajudar muitas pessoas a compreender o amor de Deus. Falo isso por que o filme não se preocupa em explicar o por que daquilo tudo estar acontecendo, nem o por que dos sacerdotes terem aquele ódio todo (o que leva muitas pessoas a ter aqueles sentimentos anti-semitas que falei antes, fica parecendo que eles são maus sem um motivo). Não conta a história de Jesus como um todo, e vendo o filme simplesmente, os que não conhecem a história de Cristo razoavelmente não compreendem o significado daquela morte tão terrível, fazendo o filme ser um pouco vazio dentro de si mesmo. É verdade que o filme tem passagens em que mostra-se Jesus pregando, falando do amor e dando alguns de seus ensinamentos mais importantes, mas são poucos. Penso que, usado como ilustração no meio de um estudo bíblico, o filme pode sim ser muito poderoso. Mas com um estudo contando o que houve antes, usando o filme para retratar a paixão e depois, em seguida, dando-se outro estudo contando o que houve DEPOIS da sua ressurreição (daria uma boa continuação do filme se filmassem A RESSUREIÇÃO DE CRISTO, que começaria logo após o final do filme atual), levaria-se muitas pessoas a compreender o significado completo de Jesus, levando muitos a aceitá-lo como senhor de suas vidas. Mas sempre lembrando-se que a conversão não é feita por homens ou filmes, mas sim pelo Espírito Santo de Deus.

P9: Afinal, é o melhor filme bíblico de todos os tempos?
R9: Se não é o melhor, é um dos mais impressionantes. Falou-se pouco, mas "Deixados para Trás" (que não era bíblico mas era evangélico) e até mesmo "O Príncipe do Egito" foram filmes muito bons também, e que fizeram um relativo sucesso.

P10: O Filme serve para proclamar a palavra de Deus pelo mundo?
R10: Arrisco em dizer que sim. O filme é tão forte que, no mínimo, as pessoas que o verem e não conhecerem à Jesus vão se sentir muito desafiadas a conhecer mais de sua história, e isso os levará mais cedo ou mais tarde à Bíblia e ao conhecimento da verdade completa de Jesus e do plano de Deus para a humanidade, que é nada mais nada menos do que a salvação e o bem de todos os que nele crerem.

22 de março de 2004

GOOD NEWS!!!

Estou meio em estado de choque, mas quero... não, não só quero, na verdade PRECISO compartilhar com todos vocês uma coisa.

Na minha classe da EBD eu já havia pedido em alguns momentos de oração pelo concurso público que eu estava prestando na IM@, empresa de informática da prefeitura de Campinas. Pedia que se fosse da vontade de Deus que eu passasse nas provas, e se que não fosse da vontade Dele, eu não passasse (não queria ir para um lugar onde Deus não tivesse planos para mim). Decidi a algum tempo, mesmo antes de me inscrever neste concurso, entregar completamente não só isso, mas tudo o mais nas mãos de Jesus, e por mais que eu ficasse inquieto quanto ao que me aconteceria, nunca me arrependi, mesmo com tantas dificuldades e lutas (quem lê o meu blog de vez em quando sabe do que eu estou falando).

Eu perdi meu antigo emprego a uns 2 anos atrás, e de lá pra cá tenho passado muitas dificuldades, principalmente para poder concluir meus estudos universitários (estou com uma grande dívida junto à PUCC devido a esta situação) tendo como sustendo o que eu ganho como estagiário, o que não é muito, mas graças à Deus, é exatamente o suficiente para pagar a negociação da minha dívida na faculdade e assim poder tocar os estudos em frente. Além do mais, meus planos de me casar com a Cris foram completamente congelados. Mas fiquei esperando no Senhor, mesmo que vez ou outra eu ficasse deprimido com a situação, e muito preocupado com as dificuldades que eu vinha enfrentando. A Cris me apoiou muito neste tempo, Deus me abençoou muito através dela, e vai continuar a abençoar, assim espero.

Mas eu sabia que tudo aquilo tinha um motivo de ser, que Deus estava operando em minha vida algo que eu pedi a ele um mês antes de ser mandado embora do meu antigo serviço, em 2002: que ele me fizesse ser segundo o seu coração, mesmo que tivesse que me jogar no fundo do poço para tal, mesmo que como um vaso, me quebrasse para ser refeito. Dito e feito... Ele me tirou o emprego e me fez passar por dois anos de grandes dificuldades financeiras (não tão ruins quanto a que muitas pessoas vem passando em nosso país, mas para mim foram muito difíceis), mas que me aproximaram mais Dele do que todos os outros anos passados da minha vida.

Aprendi a depender de Deus de verdade, e a esperar Nele da melhor maneira que minha natureza humana podia suportar. Sempre falam que é bom a gente tomar cuidado com o que pede nas orações, por que Deus as atende... e de fato foi exatamente o que aconteceu, mas não me arrependo das dificuldades, desde que elas tenham servido para o firme propósito de me aproximar mais de Jesus. Por mais defeitos que eu tenha hoje, eu creio que eu tenha me aproximado mais do Senhor neste período, assim espero.

Pois bem, para concorrer ao concurso eu tive que doar sangue (não tinha dinheiro pra fazer a inscrição e doadores de sangue não precisavam pagar inscrições para concursos públicos, devido a uma lei municipal). Comecei concorrendo a 4 vagas, na segunda fase fui eliminado de uma e fiz prova para 3 vagas. Da segunda para a ultima fase do concurso eu fui eliminado em mais uma e concorri a 2 vagas na ultima fase. O resultado sexta-feira, dia 19/03.

Após medidas judiciais que atrasaram as provas em quase 2 meses, após denúncias de que houve maracutáia no processo de seleção, após o fato de eu não ter de fato estudado praticamente nada para as tais provas, e após ter orado muito e pedido que a vontade de Deus se realizasse no resultado, seja lá qual fosse... EU PASSEI, E EM PRIMEIRO LUGAR NA VAGA QUE EU CONCORRI!!!!!

Louvado seja o Senhor por ter me colocado lá dentro!!! Por que ficou mais do que claro nesta história toda que Ele me colocou lá pois foi da sua vontade, pois por minhas próprias capacidades, eu com certeza não teria passado nem da primeira fase (assim como se não fosse da vontade Dele).

Só queria compartilhar com vocês esta alegria tremenda!!! Não sei quando serei chamado para ocupar a vaga, mas passei na prova e isso é o que importa, poderei quitar minhas dívidas e poderei planejar novamente meu casamento com a Cris!!! Por favor, quando forem orar, dêem graças por isso, por que veio de Deus com toda certeza, assim como os dois anos em que passei apertos financeiros, para meu aperfeiçoamento, creio eu! O que eu quero agora é ser sempre guiado por Jesus, seja lá onde eu for, seja lá o que eu venha a fazer! E que ele continue sempre a trabalhar na minha vida e na vida de todos nós.

P.S. à Vi o filme "A Paixão de Cristo" na madrugada de sexta para sábado... quero fazer um post só sobre ele mais adiante (o próximo, provavelmente) portanto só vou fazer um comentário a respeito dele agora: ASSISTA, É MUITO BOM!

19 de março de 2004

VENTOS DE DOUTRINAS
Modismos e Heresias Ameaçam Igrejas Brasileiras

Antes de mais nada, gostaria de dizer que recebi o texto a seguir de uma pessoa extremamente séria da minha igreja, que por sua vez o recebeu de outra pessoa que deve tê-lo recebido do autor, o Sem. Francisco Belvedere Neto (eu não sei quem ele é). De fato algumas informações do texto conferem (chequei algumas delas nos sites relacionados no texto, para não correr o risco de publicar uma inverdade aqui). Da mesma forma, sei que algumas pessoas que lêem este blog fazem parte das igrejas relacionadas no texto. Gostaria de saber a opinião delas a respeito do que aqui será publicado, principalmente das argumentações, sempre lembrando que minha intenção em publicá-lo aqui é o de tirar dúvidas, e não o de acusar ou provocar discussões. Devemos nos unir todos em Cristo Jesus, mas aprendermos, observarmos e cumprirmos as sãs doutrinas que nos foram passadas por Deus atravéz da Bíblia é mais do que necessário para termos tal união. Segue o texto, na íntegra:

Não é nenhuma novidade que apareçam divulgadores de heresias no seio da igreja, mas nos últimos tempos a igreja brasileira tem sofrido a influência do grupo musical gospel Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha de Belo Horizonte " MG. Este grupo é o que mais vende CDs evangélicos no Brasil e tem influenciado fortemente a juventude evangélica brasileira, tendo fama de "ungidos". A Igreja Batista da Lagoinha tem se tornado referência a tal ponto de haver caravanas para ir assistir seus cultos e conhecer a igreja. Só que, tal igreja tem disseminado um festival de doutrinas antibíblicas . A IBL partilha dos ideais do MIR (Ministério Internacional de Restauração). Esse ministério tem sido o principal responsável pela disseminação do G12 em terras brasileiras e é presidido por seu fundador René Terra Nova, que afirma ser "Apóstolo". Umas das principais aliadas de Terra Nova é Valnice Milhomens do Ministério Palavra da Fé, uma pregadora da teologia da prosperidade, famosa por pregar heresias.

Entre as falsas doutrinas que o MIR e demais adeptos de sua visão tem pregado, estão doutrinas que assemelham às doutrinas: católico romanas, judaicas e mormonitas. A IBL já adotou, não só o G12, mas também a onda de "restauração do apostolado" ungindo Marcio Valadão, seu pastor presidente, "Apóstolo", além de ter cedido seu templo para a consagração de René Terranova "Apostolo" do Brasil e da América Latina, culto este que teve a presença da "Apóstola" Valnice Milhomens, já citada e do "Apóstolo" Mike Shea, conhecido por ministrar louvor de costas, características esta da igreja ortodoxa antioquina.

Vamos analisar algumas doutrinas e práticas propagadas por esses movimentos:

Teologia da Prosperidade
Essa é uma das doutrinas principais pregadas por todos esses movimentos. Trata-se de uma substituição do Evangelho da Graça, pelo "evangelho" da ganância. Oral Roberts, um dos principais pregadores dessa heresia, chegou a escrever um livro intitulado How I learned Jesus Was Not Poor ("Como aprendi que Jesus Não foi Pobre") É comum ouvimos da boca dos pregadores da prosperidade coisas do tipo: " Você é filho do Rei, não tem por que levar uma vida derrotada." Em principio uma frase dessas pode até pode parecer ortodoxa. Mas, o que muitos talvez não saibam, é que para esses pregadores, "vida derrotada" = ser pobre, ter dificuldades financeiras, ficar doente etc.T.L Osborn, ensina em seu livro Curai Enfermos e Expulsai Demônios, que Paulo jamais esteve doente contradizendo o seguinte texto:

" E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus".(Gal.4.13,14). É interessante saber que Osborn no começo de seu ministério se apoiou em líderes heréticos como William Marrion Branham.

T. L. Osborn, no folheto intitulado Um Homem Chamado William Branham, escreveu o seguinte:

"Esta geração está incumbida: uma geração na qual Deus tem caminhado em carne humana na forma de um Profeta. Deus tem visitado seu povo. Porque Um grande Profeta Tem-se Levantado entre Nós".

Osborn trata a pessoa de Branham como se fosse o próprio Deus. Em outro lugar no mesmo folheto, diz:

"Deus tem enviado o irmão Branham no século 20 e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos não o conheceram. Eles tampouco o teriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo."

A teologia da prosperidade une o fútil ao desagradável, ou seja, é uma mistura de ganância e comodismo. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo da soberania divina. Cito abaixo alguns textos bíblicos, que refutam esse evangelho falso, que promete ao homem uma vida de prosperidade material, atiçando-lhe a ganância.

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;(Mat.6.19,20)

É enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.(1Tim.6.4-11)

Alguns dias atrás, recebi um e-mail, que continha um material da pesquisadora de religiões Mary Schultz mostrando como terminaram alguns dos grandes pregadores da prosperidade e da saúde perfeita. observem:

1. E. W. Kennyon faleceu vítima de um tumor maligno.
2. John Wimber e seu filho Chris morreram de câncer.
3. A . A. Allen morreu de alcoolismo.
4. John Lake morreu de um colapso.
5. Gordon Lindsey morreu do coração.
6. O cunhado de Kenneth Haigin morreu de câncer.
7. O mesmo aconteceu à sua irmã
8. Sua esposa foi operada e o próprio Haigin usou óculos até morrer.
9. Kathryn Khulmann morreu do coração.
10. Daisy Osborne morreu de câncer, jurando que havia sido curada.
11. Jamie Buckingham morreu de câncer.
12. Fred Price conseguiu uma quimioterapia para a sua esposa.
13. John Osteen procurou ajuda médica para curar o câncer da esposa.
14. A esposa de Charles Capps fez tratamento médico de câncer e também Joyce Meyer.
15. Mack Timberlake está se tratando de um câncer na garganta.
16. R. W. Shambach fez quatro pontes safenas.
17. O Profeta Keith Greyton morreu de AIDS.

Isso é uma prova convincente não são bem assim como pregam entusiasticamente esses "profetas" do materialismo. Por aí percebe-se que não vivem o que pregam!



Restauração da igreja primitiva com apóstolos e profetas

Há mais de duzentos anos o mormonismo vem pregando uma "restauração" da igreja primitiva composta por Profetas, Apóstolos etc. Nesses últimos tempos uma doutrina parecida tem sido divulgada no Brasil por igrejas evangélicas em especial as adeptas do G12. Vale lembrar, que há séculos a Igreja Romana prega a doutrina da sucessão apostólica, tendo o Papa como sucessor de Pedro. O texto base de tais igrejas, normalmente é Ef.4.11, tirado de seu contexto. Jesus escolheu doze apóstolos, dos quais Judas Iscariotes se suicidou, ficando 11. Depois Matias foi acolhido apóstolo para ser junto com os onze testemunha da ressurreição do Senhor (At.1.21-26), posteriormente Paulo, foi chamado pelo próprio Senhor para ser apóstolo e mesmo assim se considerava um abortivo, como nascido fora de tempo por ter sido o último a ver o Senhor (1 Cor.15.7-9). Se a instituição de apóstolos na igreja fosse algo necessário até a vinda do Senhor, Paulo não teria razão para fazer tal afirmação. Depois que morreu o último apóstolo, nunca mais ninguém na igreja primitiva foi reconhecido ou ordenado Apóstolo. O dom de profecia é para a exortação edificação e consolação, não para dirigir a vida de ninguém ou para transmitir ordenanças à igreja, e muito menos para dar "autoridade" sobre quem quer que seja (cf.1Cor.14.3).


Confissão de Pecados aos Líderes

Tiago 5:16 "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Esse texto tem sido usado para tentar provar que, temos que confessar nossos pecados para sermos de alguma forma, libertos. Certa vez ouvi um dos integrantes de uma banda gospel, vinculada a uma comunidade que pratica o G12, dizer que quem não confessar seus pecados aos seus pastores ou líderes, para que eles liberassem a "benção do perdão", sofreriam ações diabólicas. Isso parece a doutrina católico romana da confissão auricular. O Texto Bíblico acima se refere ao ensino de Jesus, sobre perdoar o irmão que pecar contra nós. Tiago está exortando a igreja à reconciliação e ao perdão mútuo. Veja, que antes dele falar em cura, ele fala em oração..."orai uns pelos outros para serem curados" é a ação divina em resposta a oração que cura e restaura, física e espiritualmente e não a confissão auricular. Somente a Deus devemos confessar nossos pecados.



Práticas Judaizantes

Valnice Milhomens, em entrevista à revista Vinde declarou:

"Meu contato com Israel me mostrou várias coisas, como os dias proféticos, as alianças: seis' dias trabalharás e ao sétimo descansarás. Êxodo 31 declara que o sábado é o sinal de uma aliança perpétua e da volta de Cristo."

A Sra.Milhomens, contradiz frontalmente o ensino neotestamentário do fim da Lei mosaica em Cristo Jesus ( Rom.14.5, Col 2.16, Ef.2.15, Gal.3.23-25). Da mesma forma a circuncisão era uma aliança perpétua e nem por isso ela a instituiu em sua igreja ( Gen.17 10-14). Esta Sra, já chegou declarar que Jesus vai vir em um Sábado de 2007, sendo que o próprio Senhor Jesus, declarou que o dia e a hora de sua vinda ninguém sabe. (Mat 24:36,43,50. 25:13) [nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Acrescentado]



MIR

As festas bíblicas são ordens sagradas do Senhor. Elas não são apenas judaicas; são, antes de mais nada, do Senhor, declaradas como estatuto eterno (Lv. 23:1-44). www.mir.org.br

O Encontro de Levitas é um Encontro voltado para o resgate do Ministério Levítico dentro da Visão Celular no Governo dos 12. Esse encontro traz princípios e conceitos sobre os levitas, todo o histórico desde o seu surgimento até os nossos dias. www.mir.org.br

Com respeito a celebrar a festa dos tabernáculos veremos como era observada:

"Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias.

Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis.

Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; é reunião solene, nenhuma obra servil fareis.

São estas as festas fixas do SENHOR, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio," (Lev.23.34-37)

Resta saber se eles realmente observam a Festa dos Tabernáculos como está prescrito na Lei. Se eles não observam dessa forma, não estão observando o preceito. Se observam, estão anulando o sacrifício de Cristo, oferecendo holocaustos e sacrifícios. Isso mostra o grau de apostasia em que o MIR está envolvido O Apóstolo Paulo deixa bem claro que não precisamos observar os dias santos e cerimônias judaicas ( Col.2.16, Gal. 4.9-11).

Levitas? Que absurdo! Não existe mais ministério levítico nos dias atuais. O ministério levitico como o próprio nome já diz se refere aos integrantes da tribo de Levi. Portanto é heresia grosseira querer instituir esse ministério na igreja. O Novo Testamento ensina que o ministério levítico cumpriu sua função e foi substituído pelo ministério de Cristo. (Heb 7:5-28)



Atos Proféticos

Mais um modismo! Esses atos proféticos estão baseados na crença de que o cristão faz ou diz, tem repercussão no mundo espiritual. Alguns chegam a blasfemar ensinando que assim como Deus, pela sua palavra falada, trouxe todas a coisas a existência, da mesma maneira, nós como sua imagem, podemos trazer coisas a existência pelo poder da palavra falada. Esse ensino é uma blasfêmia idolátrica, que procura assemelhar o homem a Deus. Esses atos proféticos normalmente tem como objetivo, "conquistar" cidades ou nações para o Reino de Deus. A palavra de Deus nos ensina a ganhar almas para o Reino de Deus através da pregação do evangelho de Jesus Cristo, e não através de "declarações de posse" ou de "orações reivindicatórias." Líderes de diversas comunidades ligadas ao G12 e ao apostolado contemporâneo, estão planejando uma série de "atos proféticos" para a redenção do Brasil até 2007, o ano anunciado por Valnice Milhomens para o retorno de Cristo. O primeiro desses atos foi feito na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte e o último está marcado para ser em Porto Alegre. Sinomar Ferreira falando sobre esses atos proféticos declarou: "Os atos proféticos são extremamente importantes, por que aquilo que é feito aqui na terra tem repercussão no céu". Isso mostra o caráter herético de tais atos, pois insinua que podemos manipular o mundo espiritual. Crença parecida com as dos Bruxos da Nova Era que acreditam poder manipular as forças da natureza através de palavras mágicas e encantamentos. [Vide o livro "A Sedução do Cristianismo" de Dave Hunt]

Que Pastores, líderes e membros de Igrejas, estejam vigilantes, para que ventos de doutrinas não invadam suas comunidades eclesiais, causando divisão e confusão em seu meio. Fica aqui um alerta: Antes de convidar alguém para pregar em suas igrejas, acampamentos, retiros etc. Procure se informar bem, sobre a linha doutrinária seguida por essa pessoa, para evitar futuros problemas.

QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DA IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA!

Sem. Francisco Belvedere Neto

(NO SITE DA IGREJA BATISTA DA LAGOINHA ENCONTRAM-SE A PRÁTICA DO G12 E DO MINISTÉRIO "LEVÍTICO". OS ATOS PROFÉTICOS, IGUALMENTE, PRESENTES EM SEUS COSTUMES.

Devemos lembrar Ap3.3: "Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.") ---> acrescentando por pessoas que reenviaram o e-mail original

O texto original pode ser encontrado em: http://www.cacp.org.br/ventos_de_doutrinas1.htm
Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CACP - http://www.cacp.org.br

17 de março de 2004

QUE SITUAÇÃO...

Anteontem a noite comecei a cair novamente em um estado de depressão. Após estar em um estado de raiva por alguns dias (devido ao meu projeto final de curso) agora meu metabolismo neurológico injetou algumas substâncias que, ao meu entender, serviram para aliviar meu estresse (que estava alto). A depressão me deixa mais calmo. Fico triste, é verdade, mas ao menos as taxas de adrenalina na minha corrente sanguínea caem e eu não sofro o risco de infartar aos 26 anos.

Na verdade o sentimento de depressão se agrava pelo meu estado financeiro, que está muito ruim. Sabe o que é ter que passar o mês com R$30,00 no bolso, ou até menos as vezes? Ter que regular o que comer e o que não comer? Ter que abrir mão de comprar uma calça nova ou um tênis novo (que eu estava mesmo precisando)? Ter que deixar de dar o dízimo por não ter condição nenhuma de dá-lo? Deixar de ir ao cinema? E quando sair, ter que contar com a boa vontade da noiva para lhe pagar as coisas?

Não quero me desesperar, pois confio em Deus. Mas não ficar triste com a situação e até mesmo irritado com tudo pela qual venho passando, ao menos para mim, é impossível. Não digo que isso não seja uma falha, pode muito provavelmente ser até um pecado, mas não consigo ficar alegre com tantas dificuldades. Sei que elas tem seu sentido, e que vou aprender com tudo o pelo que venho passando. Mas está sendo muito difícil para mim ficar de cabeça erguida... nem dinheiro para andar de ônibus está me sobrando! E mais que isso, eu sei que tem muita gente bem pior do que eu, e me pergunto como estas pessoas fazem!

Paro para pensar e sempre chego à conclusão de que o meu problema imediato é esta maldita faculdade, que come e se engorda com 95% do meu dinheiro todo mês. O ensino é razoável, mas ainda acho que R$800,00 é muito dinheiro para uma faculdade, seja ela qual for. Queria que neste sentido o Brasil fosse como a Letônia, onde o ensino é 100% gratuito.

Depois, os políticos dizem que se preocupam com o futuro da nação! Se preocupam com o futuro deles e dos grupos que defendem, isso sim! Nenhum político defende o povo como um todo, eles defendem só segmentos deste povo, e normalmente são que não precisariam de muita ajuda para terem suas vidas confortáveis. Até uma tirania seria melhor, só por ser mais honesta em sua proposta.

Sabe, estou achando que vou fazer como aqueles chineses que estão lançando sites na internet e se tornando web-mendigos. Se quiser me ajudar, mande U$10.00 para minha conta... há há há... só rindo pra não chorar mesmo.

Não quero e não vou perder a fé em Cristo por causa disso tudo. A impressão que tenho é que cada vez mais eu percebo que o mundo está completamente perdido. Um amigo meu me disse anos atrás que não iria acreditar em Deus sem provas concretas (espero que ele as tenha encontrado para o bem dele).

Bem... queria que ele lesse isso agora. O mundo por si mesmo é a maior prova da existência de Deus. Se não por sua perfeita constituição regida pelas leis Universais da física (que parecem ter sido feitas especialmente para propiciar a existência da vida humana), que seja pela maldade, podridão e degeneração da sociedade mundial. Basta fazer um paliativo histórico de nações isoladamente ou de toda a aldeia global, e perceber que quanto mais os humanos se distanciam de Jesus, piores as coisas ficam. E isso não tem nada a ver com regras bíblicas de comportamento social. Isso tem a ver com fé verdadeira em Cristo, e a fé verdadeira nunca provêm do homem, mas sim de Deus.

Termino comentando uma coisa que li em um mangá ontem a tarde (aliás, os mangás tem sido minha única diversão nos últimos meses). O mangá em si trata-se do "Hyper Vision Future GUNM", uma história futurista recheada de ação e proibida para menores de 18 anos, devido a suas cenas de violência entre ciborgues, que se dilaceram em combates eletrizantes.

Bem, em uma cena, que me tocou muito ontem, enquanto lia a história, um personagem (o Zapan, que estava completamente louco, combatendo Gally, a heroína da história), teve uma visão. Ele carregava a culpa por ter ficado louco e ter matado sem querer a mulher que amava. Em sua visão, ele se via no braços dela, falando que temia matá-la (como se tudo aquilo que tinha acontecido até o momento fosse um sonho ruim do qual ele tinha acordado).

A mulher então, abraçando seu corpo de metal de forma muito terna, lhe diz algo mais ou menos assim: "Se algo de ruim acontecer, aceite as coisas que aconteceram, não busque culpados e se perdoe pelo que ocorreu. Se você ganhar ou perder na vida, não importa. Isso não vai mudar o valor que você tem para mim".

Fiquei pensando no amor de Deus para conosco. De fato, não importam os pecados que cometamos (desde que nos arrependamos deles e procuremos não repetílos para a felicidade do Pai), eles não mudam o valor que Deus nos dá, eles não mudam o amor que Ele sente por nós. Deus nos ama acima do pecado, e para que ele nos salve, basta que aceitemos a verdade de Jesus de todo o coração.

11 de março de 2004

VERDADE ABSOLUTA


"A verdade não deixa de ser verdade só por que você não acredita nela". Da mesma forma, uma mentira não se transforma em verdade se todos acreditam nela. Existe uma história que ouvi a vários anos atrás que tentava corroborar a idéia de que a verdade é relativa.

Um homem que morava em uma vila descobriu certa vez que a água do riacho do qual o local se abastecia seria envenenada dentro de 3 dias, e que permaneceria daquela forma por uma semana. O veneno deixaria a todos os que bebessem da água loucos. O homem então avisou toda a população para estocar água naqueles dias, lhes contando a história e lhes falando para não beber da água do riacho naqueles dias. O povo o taxou de bobo, e o ignorou. O homem então estocou água para si e ficou em sua casa naquele período. Ao final do período em que a água esteve envenenada o homem saiu de sua casa e viu no vilarejo que todos estavam loucos pela rua. Logo, ele foi pego pelo povo, que o jogou em um hospício. O homem então perguntou a eles no por que estavam fazendo aquilo com ele, já que os loucos eram eles! A resposta que lhe deram foi: "Nós não somos loucos. Louco é você! Olhe bem, você é o único que se comporta de uma forma totalmente diferente da dos demais!".

A moral da história é que a verdade é aquilo que a maioria define como verdade. Bem, trata-se de uma filosofia completamente errada, para não dizer satânica. Tudo o que o Diabo quer é que acreditemos nesta ideologia enganosa, para que depois, em um momento seguinte, deixemos de acreditar na verdade suprema do amor imensurável de Jesus. O mundo não quer acreditar mais em Deus e nem em Cristo, e conseqüentemente, pensa-se que se a maioria pensar assim, os demais se verão como minoria e terão que mudar de idéia, ou ao menos se verão forçados a mudar, ou tentados a tal, já que serão discriminados, como na verdade já somos, devido à nossa fé e amor por Jesus (ele mesmo nos disse que seriam bem-aventurados aqueles que fossem perseguidos por seu nome).

Lembre-se do que disse no começos deste post, que a verdade é verdade mesmo que nenhuma pessoa no mundo inteiro acredite nela. Algumas coisas não mudam mesmo que ninguém acredite nelas. Se as pessoas não acreditam nos buracos negros, eles continuarão a existir e ser uma verdade da mesma forma.

A verdade da qual falo é que Deus criou o Universo (inclusive você, detalhe por detalhe, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente) e que Jesus Cristo é Deus em forma de homem, vindo para nos salvar, dando sua vida para tal. Ele veio para nos salvar por que nos ama individualmente, a cada ser humano que existiu, existe e existirá. Ele veio por sua causa. Merecemos tal sacrifício? Não! E é ai que habita a beleza da graça de Deus, que deu seu único filho para salvar a aqueles que ama, mesmo que não sejam dignos de tal amor ou de tal ato. A maravilha, portanto, habita no Deus altíssimo, e não em nós.

Lembre-se desta verdade, e se agarre à ela mesmo que todos lhe digam que você é louco, só por que pensa diferente de todo este mundo pecador, perdido, fraco e errôneo. Não desista daquele que nunca desistiu de você, não desista de amar à Deus e á Jesus, em nenhum momento de sua vida.

9 de março de 2004

HUMANOS SÃO (nem todos) BOBOS

Ontem na hora do almoço eu estava comendo com dois caras com que costumo comer todos os dias aqui na empresa. Conversa vai, conversa vem, eles sempre falam sobre mulheres, sobre o que fizeram no final de semana... altas aventuras com várias garotas. "Temos que curtir" dizem eles. Converso com eles sobre isso, falo que é algo errado perante Deus, que Ele requer seriedade quanto aos relacionamentos, etc e tal.

Bem, começamos uma conversa sobre teológica a partir disso. Argumentei o melhor que pude, e a resposta que obtive deles é a que todo agnósticos dá: que religião é uma questão pessoal de cada um, que não existe uma verdade absoluta, estas coisas... bem, fiquei na minha e não disse mais nada. Não quiseram acreditar, então como achei que insistir naquele momento seria mais prejudicial do que benéfico, fiquei quieto.

Logo em seguida fomos até a banca de jornal. Um dos caras comprou uma água tônica, e eu contei pra ele aquela lenda boba de que o quinino (com o que é feito a água tônica) causa impotência. Ele nem me questionou! Ficou preocupado com aquilo (de leve, mas ficou) e, brincando, comprou paçocas de amendoim (segundo ele, pra neutralizar o efeito da água tônica, já que amendoim é afrodisíaco).

Fiquei com muita vontade de falar: "É... quando eu falo de uma coisa séria como da sua vida perante Deus vocês me ignoram, mesmo quando eu argumento muito sobre isso... mas quando eu falo uma besteira como essa, vocês acreditam sem nem parar para pensar".

Se você fizer esta experiência, vai constatar que a maioria esmagadora das pessoas é assim. Não sei se rio ou se choro... por que é algo tão ridículo e ao mesmo tempo tão trágico!

2 de março de 2004

QUANDO O AMOR SUPLANTA A DOR

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias"
Provérbios 31:10:



Havia certa vez um rapaz de boa índole que levava sua vida sem grandes problemas. Tinha um emprego razoável, acabava de entrar na faculdade, não bebia, não fumava e não tinha nenhum tipo de vício socialmente condenável. De fato, tinha uma vida, sob certo ponto de vista, muito tranqüila e reta. Porém, sentia uma tristeza que variava de intensidade de acordo com o dia. Uma tristeza que lhe fazia doer a alma, segundo suas próprias palavras. Uma tristeza que o fez ir até um psicólogo, que só serviu para lhe confortar por algum tempo. Seu problema não era totalmente psíquico. Era algo que ia muito além, mesmo que ele ou alguém que fizesse parte de sua vida na época não se dessem conta ou pudessem admitir.

No passado este rapaz havia feito algumas coisas erradas das quais se arrependia muito, mesmo que fossem coisas consideradas aceitáveis pela sociedade de uma forma geral. Naquele passado havia uma garota que estudava com ele, crente em Jesus, e que sabia disso. Ao invés de se distanciar dele, ela percebeu seu verdadeiro problema, e se dispôs a ajudá-lo, compartilhando de Jesus com ele. O rapaz, porém, tolo em seus anos de rebeldia juvenil, não deu muita atenção a "aquela conversa de crente" que ela lhe falou. Mas naquele instante, ele se apaixonou por ela, para nunca mais esquecê-la. Não teve coragem de lhe dizer isso, já que ela tinha namorado, e então guardou aquele forte sentimento para sí. Porém, o fato da garota ter se preocupado com ele a ponto de conversar sobre sua fé lhe demonstrou algo muito sério. Alguém de preocupava com ele de alguma forma boa. Alguém além de seus pais lhe queria muito bem. Mesmo não se dando conta, o rapaz outrora magro, de cabelos compridos e roupas de metaleiro de agarrou a aquilo de alguma forma, e após algum tempo deixou seus atos mais errôneos de lado (não necessariamente os cabelos e as roupas, mas sim suas atitudes e gestos).

Algumas semanas após o final das aulas no colégio (eles haviam se formado e não se veriam nunca mais, não fosse o projeto de Deus) ele resolveu escrever à aquela mesma garota, lhe dizendo que a amava. Obteve respostas frias, e foi ligeiramente cruel com sua resposta à ela. Decidiu não mais lhe escrever, portanto sua ultima carta fora repleta letras amarguradas. Tudo por que recebera por escrito a terrível frase de que ela queria ser apenas sua amiga. Ele ficou muito deprimido por mais de um ano, mas se recuperou da forma que pode. Endureceu seu coração para o amor e prometeu a si mesmo não se apaixonar nunca mais.

O tempo passou. Ele perdeu contato com a garota e naquela época já se fazia alguns anos que não a via. Levava sua vida da melhor maneira que podia agora, mas a mesma tristeza que o havia levado a cometer aqueles atos errados no passado vivia lhe rondando, lhe causando crises depressivas ocasionais. Achou que a tristeza era devido à falta de mulheres, e tentou conquistar várias, sem nenhum sucesso. Não conseguia se aproximar de nenhuma garota da forma certa, e sempre levava foras ou perdia a coragem de se aproximar. Ao mesmo tempo a imagem daquela garota que anos atrás lhe havia demonstrado tanto carinho e preocupação continuava a lhe ocorrer com certa freqüência naqueles mais de 3 anos.


Um dia, sentindo-se culpado pelo que havia escrito à ela anos atrás, escreveu-lhe uma carta (conseguindo o endereço com uma amiga em comum que preservavam daquela época). Contou-lhe que estava bem e fez um breve relato de sua vida (omitindo a parte da tristeza que lhe rondava, e contando somente as coisas boas e amenas), e por fim lhe pediu desculpas pelo que havia escrito naquela época. A resposta demorou, mas veio. A garota lhe escreveu de volta, contando que estava com outro namorado, e que estava muito feliz de receber uma carta dele e saber que ele estava bem. Ela lhe enviou seu e-mail e eles passaram a trocar mensagens. Começaram a reatar uma amizade a muito esquecida, e o rapaz, preocupado se inda a amava, propôs em sua mente: "não quero me apaixonar novamente, não quero me machucar outra vez".

A garota deixou de lhe responder os e-mails por um bom tempo. Um dia, enquanto ele almoçava perto de seu serviço, a encontrou. Notou que ela o viu e o olhava fixamente. Ele, tremendo, fingiu que não a viu. Não saberia o que lhe dizer depois de tanto tempo (eles não havia se reencontrado pessoalmente desde o colégio), e constatou, horrorizado de medo, que ainda a amava perdidamente. Ao voltar para o seu serviço, viu um e-mail dela em sua caixa postal. Ela perguntava o que ele fazia almoçando perto de sua casa. Durante este tempo todo, ele não havia se dado conta de que ela morava a apenas uma rua de seu serviço. Ele riu se achando um idiota, e combinaram de almoçar juntos.

A garota lhe disse que havia deixado de responder os e-mails por que seu avô havia morrido, e não estava com muito ânimo de fazer nada. O rapaz perguntou se seu namorado não achava mal de ela almoçar com ele. Ela disse que eles haviam terminado. O rapaz teve que conter seu sorriso de felicidade. Mas sua timidez incrível (e seu simancol) lhe impedia de dizer o que sentia. A garota estava triste pelo que vinha acontecendo com ela (perder duas pessoas que amava em um curto espaço de tempo), mas parecia gostar da companhia dele.

O tempo passou, e eles se viam ocasionalmente, já que a faculdade da garota estava em greve. Ele foi até a casa dela, conheceu seus pais e começou a ganhar intimidade com ela, mais ainda do que tinha no colégio. Foi convidado para ir até a igreja da garota para ir a uma atividade de natal, e compareceu ao evento. Ele sentia que o amor que nutria por ela crescia mais ainda, se isso era possível. Orou em sua casa, sozinho, dizendo à Deus: "Deus, se o senhor realmente existe e quer me provar isso, simplesmente me faz ficar com ela se ela é a mulher com quem você quer que eu fique pro resto da vida... ou tira ela do meu coração, por que não vou agüentar outro capote". Ele buscava, desde pequeno, um relacionamento assim, sólido. Procurava alguém para passar o resto de sua vida. Não desejava de fato aventuras com várias mulheres... ele queria apenas a mulher certa para ele.

Um dia, quando soube que a faculdade dela terminaria a greve, e que ela voltaria a ter aulas (e conseqüentemente eles não se veriam mais com freqüência), algo o moveu até a casa dela, e tomado por um sentimento de coragem que ele nunca havia demonstrado, ele conseguiu se declarar de uma forma coerente em seus sentimentos. A garota ficou tocada, mas não queria ter nada com ele além de amizade, e o comunicou isso de uma forma muito doce e gentil. O rapaz tentou entender, mas ficou se sentindo muito mal e ferido, e se dispôs a não mais procurá-la, afinal era a segunda vez que fazia aquilo, e para ele era o que bastava. Despediu-se com cordialidade, e foi-se embora com a idéia de nunca mais procurá-la.

A garota lhe escreveu depois de um tempo sem se falarem, lhe dando uma bronca por ele ter sumido. Ela insistia em manter contato. Combinaram de sair juntos, para ir ao shopping comprar algumas coisas. Algo aconteceu com a garota, que parecia estar cada vez mais interessada no rapaz. Um dia, ele resolveu lhe mandar flores, e ela lhe disse que queria conversar com ele. O rapaz foi até a sua casa com o coração explodindo. Continha sua ansiedade, mas estava aflito com o que estava acontecendo. A garota lhe disse que não conseguia tirá-lo de sua cabeça, mas que ela não se relacionaria com alguém que não fosse crente em Jesus Cristo.

O rapaz pediu um tempo para pensar. Disse o que achava daquilo. Disse que era algo muito importante, e que a decisão de fazer aquela mudança não deveria ser exclusivamente pelo que ele sentia por ela, mas sim pelo que ele sentia em relação à Deus. Não era crente de fato, mas acreditava e respeitava o mesmo Deus que ela. Não sabia se estava pronto para uma mudança como aquela, mas após um único dia pensando (impulsionado muito mais pelo que sentia pela garota do que por Deus na época) e se lembrando de sua oração e do que pedia à Deus nela, ele aceitou começar a freqüentar a igreja da garota, e eles começaram a namorar.

O rapaz veio a se converter à Jesus de fato mais ou menos um anos após entrar na igreja, se batizando após estudar e ter um encontro com Jesus, suplantando aquele sentimento que ele tinha de que estava ali apenas por causa de sua então namorada. Ele havia achado a Jesus de fato, e com tudo isso a tristeza que ele sentia o abandonou. Uma de suas causas era a falta que sua alma sentia de Deus. A tristeza era proveniente de problemas espirituais em parte, mas não completamente. Ele tinha uma personalidade melancólica, que pode ser agora controlada com uma namorada fenomenal ao seu lado e com Jesus em seu coração. Estava formado um trio imbatível.

A vida relativamente tranqüila do rapaz mudou então. Começou a enfrentar problemas que antes não enfrentava. Lhe explicaram a verdade então. Enquanto estava no mundo o inimigo, Satanás, não se preocupava com ele, pois estava seguindo sua vida sem Deus, e por si mesmo já cometia coisas erradas, que iam contra a vontade do Senhor. Mas no momento em que se entregou à Jesus, o inimigo começou a atacá-lo ferozmente. Com isso as dificuldades foram aumentando. Mas o relacionamento que tinha com sua namorada e com Jesus o mantinha forte e determinado a enfrentar tais dificuldades. Ele se via mais feliz do que nunca havia se sentido, mesmo em meio à tribulações. Aprendeu que nenhuma dificuldade é maior que Deus, e sua fé foi provada cada dia mais e mais, a fazendo crescer em conhecimento e amor por Cristo. Podia se abater vez ou outra, mas Jesus sempre lhe levantava daquela condição.

Hoje o rapaz ainda passa por dificuldades, principalmente financeiras. Ia se casar com sua namorada, e só não o fez ainda devido a estes problemas econômicos. Mas ambos caminham com Jesus suas vidas, e tem esperanças de que no momento certo, estipulado por Deus, as coisas acontecerão de acordo com a vontade perfeita do Senhor. O trio continua forte e unido, e assim ficará para todo o sempre, se Deus quiser.

Acho que ficou claro que o rapaz da história sou eu mesmo, e que tudo o que foi dito aqui é o que aconteceu comigo e com minha noiva nos últimos anos. Nos últimos tempos tenho visto pessoas que não acreditam mais em compromisso e que deturpam a idéia do relacionamento entre homem e mulher. Tenho visto muitas pessoas que ficam saindo com garotas diferentes ao mesmo tempo e que não acham haver problema algum nisso. Tenho visto pessoas que acham a promiscuidade uma coisa natural nos dias atuais. Tenho visto pessoas que não acreditam mais no amor e na fidelidade, coisas que Deus explicita para nós em sua palavra como sendo sua vontade para o ser humano. E tenho visto que muitas destas pessoas ainda dizer crer e amar à Deus. Todos cometemos erros, mas um comportamento destes espelha uma falta de fé e amor ou no mínimo um total desconhecimento da palavra de Deus. Sem dizer que espelha uma total falta de amor próprio e de anseio por suprir seus desejos: é portanto, egoísmo em um certo estado.

Gosto de pensar que Deus me guardou para minha noiva este tempo todo. Isso não ocorreu com ela por motivos que eu não conheço (quem sabe ganhar maturidade emocional ou dar valor a um homem sério quando o encontrasse, não que eu me ache muito sério, mas tento ser), mas eu tentei muito ficar com outras garotas em minha época de não crente, e nunca consegui nada, mesmo com tantas mulheres fáceis pelo mundo.

Sinto curiosidade de saber como são outras mulheres? Estaria mentindo se dissesse que não! Mas eu trocaria meu atual estado para matar esta curiosidade? Por nada deste mundo! Não preciso ficar com outras mulheres para saber o que já sei: que minha noiva é a mulher que Deus me enviou. Não preciso traí-la para saber o quanto a amo e no quanto quero estar com ela! Se a achei é por que persegui tal coisa junto à Deus, mesmo quando não era crente de fato.

Por fim, o que eu queria dizer é que não existe esta história de que todos os homens são iguais ou que todas as mulheres são iguais. O que existem são pessoas que optam pelo certo e pelo errado, e infelizmente mais e mais pessoas parecem optar pelo errado, e nem se sentem mal com isso. Mas existem pessoas por ai que ainda fazem as coisas da forma certa, que temem à Deus o respeitam. Se buscar à Deus, com certeza ele será fiel para lhe trazer a pessoa correta, no tempo correto, e nas circunstâncias corretas.

Acredite em Deus! Acredite no amor verdadeiro! Ele existe, basta ser perseverante e buscá-lo sem desistir ou tentar contê-lo.

1 de março de 2004

NOVAMENTE COMENTANDO SOBRE A VIDA...

Eu ia falar do acampamento de carnaval deste ano dos jovens da Nova Canaã, mas resolvi me ater a breves comentários. Foi muito bom, tomei muita chuva e aprendemos muito mais sobre Deus. Louvamos, oramos, rimos, nos divertimos, tivemos estresse (no futebol)... coisas comuns em acampamentos de jovens. Foram ótimos dias, principalmente pelos planos que estão surgindo para 2005, como campanhas de evangelização no período de carnaval e a formação de um coral de jovens para fazer apresentações em atividades evangelisticas. Coisas que existem em outras igrejas, mas que gostaríamos muito de ver em nossa igreja para aperfeiçoarmos nosso trabalho para o evangelho de Jesus Cristo. Mas que as coisas ocorram de acordo com a vontade Dele.

No mais, estou preocupado com minhas habilidades em tocar contra-baixo. Não tenho conseguido tocar no ritmo da bateria nos ensaios da igreja, e muitas vezes me perco lendo as cifras (ou seja, me perco todo e fico desesperado). Mas como disse no post passado, devemos ser samurais de Deus, e a perseverança deve ser uma de nossas maiores virtudes. Se o baixo é minha espada, a música é minha luta, e não vou desistir facilmente.

Tenho percebido que o problema que eu tenho é que não conheço muito bem as músicas que vem sendo tocadas ultimamente, e quando aparece alguma música conhecida eu até consigo tocá-la razoavelmente (sem as improvisações bacanas que o Bruno costuma fazer). Vou insistir até conseguir ou ficar claro para mim que Deus não me quer neste ministério. Aceitarei com alegria sua vontade.

Mas ainda assim fico cabreiro de pensar no por que é que músicas seculares eu consigo tocar relativamente bem e músicas gospel não. Será que elas são mais complexas, ou é por que eu costumo tocar as músicas seculares sozinho, ouvindo o CD? Na verdade não sei, só sei que o ritmo das músicas seculares que eu gosto de ouvir e tocar são um pouco mais ¿pesadas¿ e simples do que a maioria das que são tocadas na igreja. Heavy Metal, Hard-Rock, Punk e Rock´n Roll não estão dentre as mais pedidas nas igrejas, não é mesmo?

Com isso, posso dizer que estou sentindo falta de fazer aulas de baixo, quase tanto quanto estou sentindo falta de treinar Kung Fu. Mas se Deus me privou disso tudo, mesmo que temporariamente, creio eu, ele o fez por um motivo muito bem definido, e que tem como objetivo o meu bem.

Por ultimo, quero dizer que estou gostando muito do treinamento evangelistico pelo qual venho passando com o Milton. No primeiro encontro estudamos Jesus e quem ele é de fato (Deus, a figura filho da trindade). No sábado passado estudamos o que é a Bíblia, o seu propósito, questões de livros apócrifos e etc. Está sendo muito bacana, por que estou tendo a oportunidade de obter respostas para perguntas que pessoas que não tem contato com Jesus normalmente me fazem. Obviamente tirarei apenas uma fração das dúvidas, e sempre poderão me perguntar algo que eu não sei a resposta. Mas Estou me preparando da melhor forma possível.