LUTE

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas - 1 Timóteo 6:12

SE DEIXE TRANSFORMAR

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12:2

ACEITE O SACRIFÍCIO

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3:16

VÁ NA CONTRA-MÃO

Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês - Jeremias 25:5-6

REFLITA A LUZ DE JESUS

Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo - 2 Coríntios 4:6

Pesquisar

31 de janeiro de 2003

SERVIDÃO E LIBERDADE

Antes de mais nada, olha ai um desenho que eu fiz de mim mesmo. Estou empolgadão para começar minhas aulas de contra-baixo amanhã de manhã!



Bem, estou muito feliz por que meu amigo João Paulo leu este Blog e gostou. Espero que outras pessoas que o leiam gostem dele também, mas principalmente, espero que Deus goste disso e do resultado que espero alcançar com estas palavras aqui postadas. Estou feliz também por que hoje tive a oportunidade de conversar sobre Jesus com um instrutor da minha academia de Kung Fu! O Jean! Que bom! Espero ter a oportunidade de conversar mais sobre Deus com ele e com outros da academia e de qualquer outro lugar aonde eu for. Mas para isso, tenho que pedir a Deus que ponha as palavras em minha boca, e que eu fale aquilo que deve ser dito para aquela pessoa em específico, pois se depender de mim só...

Bem, tem um aspecto na vida cristã na qual estive pensando hoje. Conversei bastante com meu amigo João Paulo, e este assunto apontou em minha mente, mas não cheguei a mencionar nada a ele naquele momento.

Devemos anunciar a toda a criatura, conforme a palavra de Deus nos orienta, que Jesus é o messias e que Deus é nosso senhor, e também devemos dizer a todos, com você incluindo, que Jesus nos liberta, e que com Deus somos verdadeiramente livres. Mas por outro lado, somos orientados que quando aceitamos à Jesus, devemos nos tornamos seus servos.

Ai aparece a dúvida que tive por algum tempo: como ser livre se ao mesmo tempo em que sou um servo de Deus? E a resposta é que somos livres justamente por que somos servos de Deus!

Ouvi dizer em uma pregação a algum tempo que antigamente, na Israel dos tempos Bíblicos, após um determinado número de anos como escravo, uma pessoa poderia exigir sua liberdade de acordo com as leis judaicas, ou o dono do escravo poderia libertá-lo após alguns anos, não me lembro bem qual dos dois é. O caso é que quando o mestre do escravo era muito bom para com ele, o escravo pedia a seu mestre para continuar a servi-lo, passando assim da condição de escravo para servo, uma pessoa que aceita sua condição de viver para servir a uma outra pessoa de bom grado. Assim, o mestre dessa pessoa colocava-o em uma parede e furava uma de suas orelhas com um prego para mostrar a todos que ele havia escolhido permanecer como servo, podendo ter escolhido a "liberdade". Me corrijam de eu estiver errado, mas era mais ou menos isso ai.

Nossa servidão para com Deus não é tão diferente disto. Somos escravos, não dele, mas do pecado. Encontramos nele um bom Senhor, amoroso, misericordioso e cheio de graça, o qual desejamos servir, e ai passamos a ser seus servos. E onde se encontra nossa liberdade? Na servidão à Deus!

Servindo a Deus temos a escolha de fazermos o que quisermos, mas sendo escravos do pecado, somos obrigados a pecar cada vez mais. Em nossos impulsos pecaminosos, entramos em um ciclo do qual não podemos sair sozinhos, pois somos escravos de nossas próprias paixões e desejos. O individualismo que impera hoje na sociedade é enorme. Você tem que ser bem sucedido, tem que ter muitas posses, tem que ter seus desejos satisfeitos! Tudo você é o centro! Ai esta a diferença entre os crentes e os não crentes. Os não crentes pensam em si mesmos e muitos ainda dizem pensar nos outros (e muitos fazem isso na verdade pensando em si mesmos, se vangloriando de suas obras vazias achando que isso por si só os salva de alguma forma). O crente não pensa em si mesmo ou nos outros. Pensa em Jesus e naquilo que ele nos ensinou e ensina pelo Espírito Santo de Deus. Se pensamos nos outros e os ajudamos não é para nos gloriamos ou por que somos boas pessoas (somos todos pecadores, esta é nossa natureza), mas sim por que Jesus nos orientou a fazer isso, para que tivéssemos comunhão e união uns com os outros! E ainda nos diz em Efésios 2:8-9 que : "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Perante Deus o mais justo dos homens nada é. As justiças humanas são como trapos perante a justiça divina. Nenhum homem se salva por si mesmo e por suas "boas obras". Os homens se salvam por que isso é dom de Deus, concedido a aqueles que aceitam a Jesus e o recebem como seu salvador e seu amigo, aquele que morreu para nos libertar, na cruz do calvário.

Voltando ao ponto, um servo de Deus anula suas paixões, toma sua cruz e segue a Jesus. A liberdade, insisto em dizer, está justamente ai. Por que como escravos do pecado não temos discernimento sobre o que é certo e o que é errado perante Deus, tão pouco temos meios ou desejo de servir a este Deus, que não conhecemos verdadeiramente até este momento. Mas uma vez feitos servos que amam a Deus, tomamos conhecimento não só do mal que já praticávamos, mas tomamos também conhecimento do bem e do desejo que Deus tem de que pratiquemos tal bem. A liberdade é o conhecimento do bem e do mal, que Adão e Eva inseriram na humanidade em seu pecado original. E a liberdade que Deus nos dá é essa, a de que nós escolhamos qual caminho seguir, o do bem, ou o do mal. E creia, você é livre para escolher qual dos dois vai seguir. Porém, uma liberdade muito maior do que aquela que podemos imaginar existe nos caminhos de Deus. Um caminho de vida e alegria eterna!

"Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta. Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte." - Provérbios 8:34-36

Não arrisco a dizer que identificar o que é bom e o que é mal seja tão simples assim. Muitas vezes o mal se disfarça de bem, e este é o mal mais perigoso, pois é enganador. Veja o que Paulo fala em sua carta de II aos Corintios, versículos 13 e 14:
"Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz."

Porém, como sempre digo, confie no Espírito Santo de Deus. Ore pedindo discernimento para identificar o que é bom a Deus e o que é mal. Por que o mal tem muitas artimanhas para enganar a aqueles que buscam a verdade e não são firmes. Seja firme, ame a Jesus de tal forma que seu desejo em conhecer sua vontade para a sua vida só seja menor do que o amor que você nutre por nosso salvador! Ame a Cristo! Ele te ama, muito! A ponto de não nos considerar mais seus servos, mas acima disto, seus amigos.

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer." João 15:15

Termino pedindo desculpas. A você e a Deus. Pois não sou tão conhecedor assim da palavra para afirmar o que é certo e o que é errado. Falo por mim com base no que conheço, na esperança de que Deus me use aqui para falar algo a seu coração. Gostaria muito de convidá-los a ir à igreja que freqüento um domingo destes às 19:00hs aos domingos. Como digo, a presença de Deus naquela igreja é evidente durante os cultos de adoração, e lá, um servo de Deus muito mais bem preparado do que eu (meus amados Pastores, entre eles o Leandro e o Cesar), falará sobre Jesus e Deus.

Igreja Batista Nova Canaã - Rua Almirante Richard Bird, nº 364
Chácara da Barra - Campinas - SP - Tel.: (19) 3255-7593

Fica perto do Correio Popular na Avenida Norte-Sul, no cruzamento com a Orozimbo maia. Suba a rua Mogi-Guaçu e após a clínica Valin, vire na primeira a esquerda.

Um grande abraço! E que Deus lhe abençõe!

28 de janeiro de 2003

PECADOS E COMPORTAMENTO

Me sinto frustrado porque, mesmo amando a Jesus, continuo pecando. Todo dia tem algo que eu faça de errado, todo dia tenho que pedir perdão por algo, quando não é pela mesma coisa de ontem e anteontem. Aliás, ai está um dos motivos para que muita gente ataque a crença em Jesus, dizendo que isto para nada serve, a não ser criar um complexo de culpa sobre as coisas que fazemos e que desrespeitam a palavra viva contida na Bíblia, que eles acreditam não passar de escrituras idealizadas por homens e para finalidades perversas. Quão enganados estas pessoas estão!

Realmente nós que cremos em Jesus nos sentimos muito culpados quando fazemos algo que desagrada a Deus. Se eu fizesse algo errado e não me importasse isso seria mais saudável ou correto? Para mim seria mais cômodo, mas e para Deus? Tais pessoas arrumam desculpas para fazer aquilo que querem, que é cuidar de suas vidas de forma egoísta, dando as costas para um Deus que deseja seu amor acima de tudo! E como amar a Deus sem querer e ansiar do fundo de seu coração seguir aquilo que ele deseja para você? Se você ama a Deus, você se preocupa em saber o que ele quer para a sua vida? Se não, você deveria começar a procurar tal vontade, orando, lendo e estudando sua palavra. Creia, ele nos deixou sua palavra, a Bíblia, com esta finalidade. Ele idealizou as escrituras! Como vi em um estudo bíblico estes dias na Escola Bíblica Dominical de minha igreja, no Séc. XX a bíblia foi questionada e posta a prova por autoridades humanistas de todo o mundo, pelos ditos "modernistas", seguidores da filosofia pós-moderna. Se a Bíblia é falsa, com certeza ela já teria sido descartada de nossa civilização, definitivamente comprovada como um embuste de proporções épicas. O cristianismo foi perseguido mais do que qualquer outra "religião" do mundo, e até hoje os crentes não são vistos com bons olhos pela sociedade. Por que vamos contra o que a sociedade quer, que é que abandonemos nosso amor e dedicação à Cristo e a seu evangelho. Se a Bíblia é falsa ou se foi manipulada pelos homens no decorrer dos tempos, tais homens teriam uma mente divina, tamanha a coerência que as escrituras apresentam. Veja, é impossível que os homens tenham alterado ou escrito a Bíblia por si mesmos, pois todo o seu conteúdo é extremamente coerente, sem nenhuma brecha ou contradição! Como isso seria possível, tendo a Bíblia vários autores diferentes espalhados por vários séculos? Somente Deus poderia proporcionar isso, e foi o que ele fez, também cuidando para que suas escrituras não fossem manipuladas. Um dos últimos versículos da Bíblia, no livro de Apocalipse, atenta para uma maldição a aquelas pessoas que alterassem ou mudassem a mensagem daquela profecia, mas creio em meu coração que isso não se aplica somente ao livro de Apocalipse, mas a toda a Bíblia:
"Apocalipse22:19 : e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro."


Voltando ao assunto inicial, meu pastor me explicou certa vez que ser crente em Jesus não acarreta deixar de pecar. Afinal todos (crentes e não crentes em Jesus) somos pecadores perante Deus e carecemos de seu perdão e de sua salvação, que nos vem somente pela graça e misericórdia mediante nossa aceitação de Jesus Cristo como nosso salvador. Ser crente é, acima de tudo, reconhecer que pecamos, e ter a humildade de ir diante de Deus em oração e confessar tal pecado, pedindo perdão por ferir a aquele que nos criou e que nos ama.

Não entenda, com isso, que se você aceitar a Jesus você estará livre para pecar o quanto quiser, podendo pedir perdão por isso e assim arrumar um sistema para ser salvo sem nenhum esforço. Primeiro por que se você crê em Jesus, você desejará parar de pecar. E quando cometer um pecado, se entristecerá, a tal ponto de sentir-se pesado, doente e fraco. O verdadeiro crente, ao pecar, se sentirá como o rei Davi, que retrata no versículo 3 do Salmo 38 seu sentimento estando em pecado: "Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado."

No mesmo Salmo 38, versículo 18, Davi ainda completa: "Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado."

Em um ato de humildade Davi se entristece por ter pecado contra Deus e confessa seus pecados a Ele. Davi foi um dos maiores, se não o maior Rei de Israel. Um homem que foi um guerreiro ferrenho, que cometeu inúmeros pecados, mas que amava a Deus e que o obedeceu da melhor maneira que pode, sendo crente em Deus, que o havia escolhido dentre todos os filhos de Israel para ser Rei pois ele tinha um coração segundo sua vontade: "agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. " I Samuel 13:14

"E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade." Atos 13:22


Sempre que me entristeço por meus pecados tento me lembrar de Davi e de sua história, e oro para que, assim como ele, eu seja um homem segundo o coração de Deus, mesmo com os pecados que eu venha a cometer. Oro a Deus para que me perdoe e que me dê forças para não mais cometer tal pecado. E espero também que o incômodo que Deus coloca em meu coração possa mover meu querer, a ponto de que eu abandone meus maus caminhos para que eu possa desfrutar da "boa, agradável e perfeita vontade de Deus.", e espero que você também possa desfrutar disto em sua vida. A seguir fique com o capítulo 12 da carta aos Romanos, do apóstolo Paulo. Que Deus se faça presente em sua vida durante todos os teus dias nesta Terra.

Caso tenha dúvidas quanto a alguma passagem bíblica aqui citada, se ela se enquadra ou não no significado que a inseri, por favor, leia o capítulo todo aonde ele se encontra, ou se possível, todo o livro no qual o versículo se encontra, para que possa compreender o significado daquela passagem conforme Deus inspirou seu autor.


ROMANOS [12]
1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;
11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;
15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;
17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

24 de janeiro de 2003

UMA LEITURA EDIFICANTE











Tenho lido avidamente os livros da série "Deixados para Trás", de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins. Já estou no quinto livro da série, e no momento, estou lendo "Estamos Vivendo os Últimos Dias?" também dos dois. Este livro é uma tentativa de explicação para as profecias sobre o final dos tempos da Bíblia, contidas em sua maior parte no livro de Apocalipse, mas também espalhadas pelo restante da Bíblia, parte em Daniel, outra parte em Joel, e outras partes em livros de outros profetas e de apóstolos, no novo e no velho testamento.

Os livros da série "Deixados para Trás" contam uma história fictícia sobre o fim dos tempos. Mas esta história é embasada pelas profecias bíblicas, de forma que é o mais fiel possível a elas, se tornando muito próximo do que possivelmente poderá acontecer. Tudo tem início quando aqueles que amam a Jesus serão arrebatados da Terra e levados aos céus para estarem para sempre com Deus, isso todos ao mesmo tempo, em uma fração de segundos (segundo profecia sobre o arrebatamento). Aqueles que não crêem em Jesus serão deixados para trás aqui na Terra. Muitas desgraças acontecem já que motoristas desaparecem e seus carros desgovernados causam acidentes, pilotos desaparecem e aviões caem, operadores de indústrias somem e as máquinas não tem quem as controlem, e por ai vai.

A história se enfoca em um grupo de pessoas que se convertem após o arrebatamento. Inclusive um pastor que foi deixado para trás por que possuía uma falsa fé. O que acontece é que este grupo se une para enfrentar a pior época da história humana segundo a Bíblia, que seriam os anos de tribulação, onde o anticristo dominaria a Terra, e cujo final seria a batalha do armagedom. Bilhões de pessoas se converteriam a Jesus nesta época de sofrimento inimaginável, mas outros bilhões lhe dariam as costas e adorariam ao anticristo. Como os autores dizem em uma nota, esta não será apenas uma época de tribulação, desgraças e sofrimento (ira de Deus), mas será acima disso uma época de bondade, graça e misericórdia de Deus. Por que ele levará no arrebatamento aqueles que o amam e que amam a Jesus, mas mesmo após isso, até o ultimo instante, ele estará de braços abertos esperando que as pessoas se arrependam de seus pecados e que passem a reconhecer a Jesus como única esperança para suas vidas. Somente Deus, segundo os autores, seria capaz de manter de forma equilibrada estes extremos.

É uma história muito envolvente, principalmente pelo cuidado que os autores tem de seguirem fielmente as escrituras Bíblicas e as profecias. É um livro que me tem feito pensar mais sobre minha fé e meus objetivos como cristão e meus deveres para com Jesus. Me tem feito amar a Jesus mais e mais a cada dia. Se você é um daqueles que quer saber como vai ser o fim dos tempos segundo Deus, leia o livro. Ou veja o filme!

Comprei o DVD do filme "Deixados para Trás" que é a história do primeiro livro (até onde eu saiba vai haver mais de 12 livros). Alguns detalhes insignificantes (onde alguns personagens trabalham, algumas relações de amizade, etc) são mudados, mas o cerne da história é o mesmo. Nos EUA já esta em cartaz o segundo filme, "Comando Tribulação", que não deve demorar para aparecer aqui no Brasil, assim espero.

Escrevi sobre isso por que realmente sinto que, assim como meu pastor e minha comunhão com meus irmãos, este livro tem feito com que eu me aproxime cada dia mais de Jesus, despertando mais curiosidade e fome de saber sobre a palavra de Deus. Tem me aproximado mais de Deus!

Ainda sobre o livro "Estamos Vivendo os Últimos Dias?", só como exemplo, li uma parte em que os autores afirmam que a cidade de Babilônia, segundo as escrituras, deveria ser reconstruída até o final dos tempos, e que Saddam (a Babilônia fica no atual território do Iraque) a estava reconstruindo desde 1980. Fiquei com a pulga atrás da orelha, por que se isso fosse verdade, deveria ser algo noticiado em larga escala. Qual não foi minha surpresa ao constatar que não achava nada a respeito dessa notícia na Internet? Procurei e procurei e nada... até resolver dar uma pesquisada no site da CNN. Qual não foi minha surpresa ao descobrir em um site de notícias indicado pelo site da CNN que Saddam não estava reconstruindo a cidade de Babilônia... por que ele já a havia reconstruído! Em 1999 já estava pronta! Por isso não achava nada noticiando oi assunto, por que era uma notícia de 4 anos! O mesmo espanto tenho ao ver que a Bíblia falava, a mais de 1500 anos atrás, sobre um governo mundial único, sobre uma economia mundial única, e sobre uma religião mundial única! Não se parece com nossa odiada Globalização? É para se pensar...

Não pense que quando eu leio estas coisas eu as leio e aceito o que ali está escrito. Quando tenho dúvidas sobre algo eu oro, converso com outras pessoas sobre o assunto, leio minha Bíblia e procuro confirmar ou não o que está escrito. Ou no caso dos cumprimentos das profecias, como no caso da reconstrução da cidade da Babilônia, eu procuro confirmar a veracidade ou não da informação. Isso é muito importante, por que se não a gente fica alienado e ninguém mais acredita na gente, por que a gente aceita tudo o que nos dizem sem verificar! E precisamos ser críticos quanto a aquilo que chega até nós por meio do mundo. Por que Deus deseja que vivamos a verdade!

22 de janeiro de 2003

LOUVAR A DEUS NA DIFICULDADE

Tenho enfrentado problemas financeiros. Tinha um emprego onde eu ganhava R$1.600,00 por mês até 6 meses atrás. E agora em fevereiro vou começar um estágio onde vou ganhar R$500,00, ou seja, ¿só¿ 3 vezes menos, e isto depois de 5 meses parado procurando emprego que nem um louco. Isso me afeta de diversas formas, sendo as duas mais importantes minha faculdade, que não vou mais poder pagar, e meus planos de casamento estão sendo remanejados para daqui a 2 anos, no mínimo.

Com um orçamento mensal de R$500,00 não dá para fazer muitas das coisas que eu fazia antes, e também não dá para fazer muitas das coisas que eu queria e precisaria fazer agora. Não consigo mais arrumar um bom emprego por que não sou formado (apesar de ter muito conhecimento e experiência) e meus antigos ¿contatos¿ para o famoso Q.I. (quem indique) estão bem antigos, quase não os vejo mais.

Nesta sinuca de bico, ainda tenho que fazer a faculdade (não dá para ficar sem). Não vou pagá-la (pois não possuo mais condições) e tentarei uma bolsa de estudos que será parcial. Ainda terei que pagar uma parte, e adivinhem! Não vou ter grana para pagar nem mesmo esta metade!!! Que legal, não? Ainda tenho que pagar uma Van para me trazer de volta, tenho que pagar a Internet e tenho que pagar aulas de contra-baixo (que eu preciso fazer para aprender a tocar alguma coisa). Com isso, se eu não pagar a faculdade, vai me sobrar uns R$250,00 por mês, que provavelmente vou ter que dar na faculdade para me manter em dia por lá. Ou seja, não vai me sobrar nem o dinheiro para ir de vez em quando no cinema, nem para comprar uma revista, nem para comprar um drops no semáforo.

Sei que não posso pensar assim, mas para um homem de 26 anos isso é difícil. Fico pensando que sou um homem fracassado. Afinal quase todos os homens de 26 anos que eu conheço estão em situação financeira melhor do que a minha! Sei que o país está passando por uma crise, mas fico pensando que o problema esta comigo! E quer saber? Está mesmo...

Quero compartilhar uma coisa com vocês. Uma verdade absoluta que descobri em meu relacionamento com Deus. Se você pedir algo para ele do fundo do seu coração em nome de Jesus, ele atenderá. Considero isso um milagre! A primeira vez que isso me ocorreu foi quando Deus me permitiu ser correspondido pela minha noiva, a Cris.

Neste aspecto, minha pindaíba também é um milagre... calma! Vou explicar. Mais ou menos em Maio ou Junho eu orei a Deus pedindo que ele trabalhasse fortemente em minha vida, me tornando o homem que eu queria que eu fosse, e que para isso ele fizesse o que julgasse melhor, mesmo que para isso eu tivesse que ir até o fundo do posso, ou que eu perdesse muitas coisas, como por exemplo, meu emprego, que eu andava não dando muita bola. Nem um mês se passou, e me veio a notícia bombástica de que haveriam muitos cortes em minha empresa , que passava por momentos financeiros difíceis. Realmente muita gente foi mandada embora, e eu estava no meio desta galera.

Inicialmente isso não me afetou muito, mas passados 3 meses sem nenhuma oportunidade de emprego a vista, meu otimismo foi se enfraquecendo. Sei que isso é necessário por que PEDI POR ISSO. E posso afirmar, mesmo sofrendo como estou, que esta valendo a pena. Deus foi bom, e é bom, por me fazer passar por isso. Hoje creio que eu dê mais valor a um emprego que me pague o que eu recebia no meu antigo emprego. Que eu dê mais importância à Deus, que vem me consolado por meio do Espírito Santo. Tenho sentido a mão de Deus sobre mim, me ajudando a ser uma pessoa melhor a cada dia que se passa, por causa disso tudo o que venho sofrendo.

Não sei se o processo já chegou a fim e agora esta na hora de começar minha escalada para cima novamente. Mas sei que Deus estará ao meu lado quando chegar o momento, assim como sei que ele está ao meu lado neste momento de dificuldade! Percebi que isso não é tudo na vida, que possuir bens, ter dinheiro não me valerá nada quando chegar o momento de minha morte. Mas Deus sabe que precisamos comer. Que precisamos estudar, para ter um bom emprego, ganhar de forma satisfatória e ter aonde morar, o que vestir e como sustentar nossos filhos e nosso lar. Para que possamos casar! Mas existe uma promessa de Deus na qual tenho me apegado muito nesta situação que tenho vivido. São palavras de Jesus Cristo no evangelho de Mateus, capítulo 6, de 24 a 34, e promessas de Deus sempre se cumprem para aqueles que nele crêem e que o amam:

24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Assim, digo que mesmo sendo difícil a beça, não tenho como deixar de louvar a Deus por tudo o que me vem acontecendo neste sentido financeiro, que vem me abalando em outras áreas também. Por que sinto Deus operando neste assunto, e fazendo aquilo que eu havia lhe pedido lá no ano passado: me transformando no homem que ele quer que eu seja. Para sua glória e louvor, Deus!

16 de janeiro de 2003

FUZUÊ SOBRE HARRY POTTER

A algum tempo tenho ouvido o meio evangélico levantar questões preocupantes quanto a alguns filmes e livros, mais precisamente à Harry Potter. Os discursos tanto pró como contra Harry Potter vão desde acalorados (para não dizer extremistas) até os mais razoáveis. Em conversa com minha prima, via e-mail, ela me enviou uma matéria sobre o assunto, cujo autor (que não tenho o nome) defende ardentemente que Harry Potter é uma ferramenta na mão de satanás para atrair crianças para o ocultismo e assim desviá-las de Deus. Creio que nesta conversa com minha prima eu consegui formular minha opinião sobre o assunto.

Creio, da minha humilde e pueril percepção, que a grande preocupação destas pessoas que dizem para se tomar cuidado com literaturas como Harry Potter (preocupação da qual eu até compartilho) é que milhões de crianças, jovens e adultos pelo mundo inteiro preferem, por exemplo, ler livros como Harry Potter e Senhor dos Anéis, se aprofundar neles (já ouvi falar de algumas pessoas que estudam a língua elfica criada por Tolkien, ou que procuram estudos de ocultismo e magia "só de brincadeirinha", mas de brincadeira ocultismo não tem é nada) do que saber mais sobre Deus. Creio que elas não saibam se expressar direito, ou a idéia que elas tem acerca disso não bate com a minha. Ser Trekker (fã de Jornada nas Estrelas) e estudar a língua Klingon (língua de um povo alienígena guerreiro que era inimigo da humanidade e passou a ser amigo) faz parte disso também, mas ninguém acusa Star Trek de ser instrumento satânico... o fato é se deixar levar pela coisa e transportar aquilo pelo que você é fanático (gostar e ser fanático são coisas bem diferentes) para sua vida real!

O grande Q da questão é esse. O problema não esta no Harry Potter em si. Esta no mundo! A gente prefere se ocupar com leituras que não tenham nada a ver com Deus! Afinal, o que muita gente acha é que ler a Bíblia é chato, ir à igreja é chato, ouvir o pastor ou padre pregar é chato... isso acontece dentro da própria igreja! Você não sabe o quanto é frustrante para os líderes de igrejas verem que seu povo não lê (e pratica) a Bíblia com o mesmo entusiasmo do que se lê a página de esportes do Jornal. Ai o jornal passa a ser o vilão! A culpa é do jornal? Não! A culpa é da pessoa que não consegue entender que ter um relacionamento intimo com Deus por meio de Jesus Cristo é mais importante do que qualquer jornal, livro, filme ou pessoa neste mundo! Como Harry Potter atrai muito mais crianças, e elas não sabem discernir isso, tentam fazer com que as crianças sintam medo de lê-lo, ou melhor, que façam seus pais terem medo de que seus filhos leiam aquilo, e ai eles proíbem seu filhos. Não por que aquilo substitui o foco das crianças em Deus, mas simplesmente por que é coisa "do demo".

O grande escarcéu que se fez com o Harry Potter é que ele é atrativo demais para as crianças, é muito sedutor! Tanto quanto O Senhor dos Anéis é para mim, por exemplo! Ou quanto futebol é para outros... Não me pergunte se tem algo satânico naqueles livros ou filmes, primeiro por que nem li e nem vi os filmes, e segundo por que não sei reconhecer insinuações satânicas nas entrelinhas, só o pouco que conheço, e confio no Espírito Santo de Deus para que dê discernimento quando uma coisa destas aparecer na minha frente e eu possa agir. Pode até ser que tenham mesmo elementos do oculto, mas que são parte da história. Não é possível se contar uma história de um mago sem mencionar o oculto. Então não deveria ter diferença no tratamento dado a outras histórias envolvendo magos e magia em geral. Por isso este gênero se chama fantasia, é algo fantástico que não condiz com o mundo real. Nós crentes sabemos que muitas coisas neste tipo de literatura é perigosa, mas desde o instante em que desejemos copiá-la, desde que tragamos isso para nosso dia a dia. Eu li O Senhor dos Anéis e sei que não devo brincar de imitar o Gandalf (um dos magos da história), primeiro por que no geral as pessoas deveria entender que isso não condiz com a vida normal que levamos, segundo por que sei que isso não agradaria a Deus (me envolver com o oculto). Mas só o fato de ler e gostar da história significa que estou me envolvendo com o oculto? Posso estar errado, mas acho que não, desde que eu mantenha meu olhar crítico em relação ao que eu vejo e ao que eu leio.

Já sobre o Senhor dos Anéis, eu vi em um catálogo de uma livraria evangélica nos EUA um livro que se chamava "Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis" que explica as metáforas e citações que o autor faz sobre Deus em sua história. Se você ler "O Silmarillion" vai ver dezenas de menções à Deus na história. Não sei se seria possível fazer isso com Harry Potter, por que não li.

O lance é convencer os pais sobre isso! Não de que seus filhos não leiam mais isso ou aquilo, mas sim de que eduquem seus filhos! Ensinem a eles acerca de Deus, a identificar o que é certo e o que é errado! Conversem com seus filhos para eles entenderem que realidade é realidade e que ficção é ficção! Só isso, sem complicação! Uma criança que conhece e vive a palavra de Deus saberá (ou o pai saberá e lhe falará) o que é certo e o que é errado. Saberá que é impossível voar, que invocar demônios é errado e que não se brinca com o oculto, por que é perigoso, e por que desagrada a Deus, que nos ama! Mas isso não deverá impedi-la de ler um Harry Potter e se divertir com uma literatura de forma um pouco crítica. Mas como fazer isso se muitos pais não querem saber de Deus também? Ai a sociedade entra em um ciclo vicioso, entende? Ai sim é perigoso que as crianças leiam um Harry Potter. Por que elas não terão a orientação da qual falei. Não terão a palavra de Deus para se espelhar. E poderão sim tentar imitar "seu herói", e se aprofundar "de brincadeirinha" no oculto e no sobrenatural. Tudo por que não conhecem o verdadeiro e único herói da humanidade: Jesus Cristo.

Espero que, assim como minha prima, você possa ter compreendido minha opinião sobre este assunto. Se quiser me escrever para comentar o assunto, sinta-se a vontade. Um abraço e fique na paz do Senhor Jesus.

13 de janeiro de 2003

DIZER ADEUS É ALGO TRISTE

Esta é a 4ª tentativa de escrever isso. Na primeira esbarrei em uma tecla que apagou tudo. Na segunda, chutei o cabo de força e o computador desligou. Na terceira, meu editor de textos apresentou problemas e eu tive que desinstala-lo e instalá-lo novamente. Espero que agora eu consiga escrever.

Ontem a noite (domingo, 12/01/2003) nosso pastor deu uma notícia à congregação da Nova Canaã. Uma notícia muito triste, porém alegre. Ele recebeu o convite de uma igreja no estado de RJ para assumi-la como seu pastor, e esta orando pedindo a Deus que lhe mostre o que fazer: aceitar o convite e assumir aquela congregação ou ficar conosco.

Digo que foi feliz por que, se Deus assim optar, aqueles irmãos poderão desfrutar das bênçãos de ter um pastor tão bondoso e capacitado quanto o Leandro. Poderão, assim como nós na Nova Canaã, passar a ter um relacionamento realmente profundo com Deus mediante Jesus Cristo. Não por que o Leandro seja bom, mas por que ele é um servo de Deus, a quem Deus usa fortemente para fazer a sua obra.

Mas se ele for, ficaremos muito tristes por nós. Não posso falar por todos, só por mim. Perderei não só meu pastor. Perderei um confidente, um conselheiro de primeira linha, perderei um amigo que conquistou minha total confiança, coisa que os que me conhecem sabem ser muito difícil! Dificilmente conseguirei me relacionar com outro pastor da forma com que me relaciono com o Pastor Leandro. Suas pregações me tocam de uma forma direta, como se a mensagem fosse diretamente para mim. Nossas conversas eram animadas, profundas, verdadeiras!

Talvez a palavra "perder" seja muito forte. Não o perderei, assim como toda a igreja não o perderia. Mas não o verei mais com tanta freqüência, talvez uma ou duas vezes no ano, se ele vier para Campinas para nos agraciar com sua presença. Ele já está ganho, e esta ajudando a outras pessoas maravilhosas serem ganhas para Cristo. Esta é sua missão, a qual ele tem realizado de forma fantástica.

Mas tudo isso é somente um "se". Deus ainda não mostrou a direção para ele e para sua esposa, Claudia. De férias em sua cidade natal, ele pediu orações para que Deus lhe revelasse o que fazer. Estarei orando, não para que ele fique, mas para que a vontade de deus seja feita neste assunto.

Caso Leandro e Claudia fiquem conosco, ficaremos extremamente felizes! A igreja se transformou quando eles chegaram, e para melhor! Muitas obras fantásticas tem sido feitas ali, e se Deus permitir que eles continuem a nos liderar, será maravilhoso! Mas teríamos que orar muito para que esta outra igreja pudesse receber de Deus pessoas tão boas quanto eles.

Creio que isso é o chamado altruísmo. Nosso desejo é que Leandro e Claudia fiquem, mas ao mesmo tempo sabemos que outras pessoas podem estar precisando mais deles do que nós. Quem decide isso é Deus, e temos que aceitar sua decisão e mais, louvá-lo por isso. Deus capacitará e enviará outra pessoa para ocupar o lugar de líder na Nova Canaã caso o Pr. Leandro e sua esposa realmente partam, e esta pessoa será aquela que levará adiante a vontade de Deus para nossa igreja. Por que Deus é fiel.

Caso realmente partam, saibam que as saudades serão imensas, e que estarão incluídos em nossas orações por seu ministério. Caso fiquem, também estaremos orando, e mais, ajudando cada vez mais.

6 de janeiro de 2003

NINGUÉM É MELHOR DO QUE NINGUÉM


Tem algumas pessoas que se acham melhores do que outras. Crentes que se acham mais crentes do que outros. Crentes que se acham melhores do que os não crentes.

Em verdade, a única diferença que existe entre crentes e não crentes é que nós temos consciência de nossos erros e pecados. Nos arrependemos e compreendemos que somos imundos perante Deus. Que somos salvos apenas mediante sua graça.

Estou lendo o romance "Nicolae", 3º da série "Deixados para Trás" de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, que retrata o mundo após o início do Apocalipse, com o evento inicial sendo o arrebatamento da igreja de Jesus Cristo na Terra. Neste livro o Anticristo, Nicolae, esta com o mundo em suas mãos. Em uma das passagens deste livro, um dos heróis da história, um convertido à Cristo após o arrebatamento, diz o seguinte:

"Se alguém tivesse perguntado ao povo na rua, cinco minutos antes do Arrebatamento, o que os cristãos ensinavam acerca de Deus e do céu, nove entre dez pessoas teriam respondido que a igreja esperava que eles tivessem uma vida boa, fizessem o bem, pensassem nos outros, fossem bondosos e vivessem em paz. Que idéia boa, se não fosse tão errada e afastada da verdade! A Bíblia diz claramente que todas as nossas justiças são como trapos da imundícia. Não há nenhum justo, nenhum. Todos nós desviamos do caminho. Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus. Aos olhos de Deus, somos todos passíveis de castigo de morte".

"Jesus já pagou o preço. A obra está feita. Devemos ter uma vida boa? Devemos fazer o bem? Devemos pensar nos outros e viver em paz? Claro! Mas com isso ganharíamos a salvação? A Bíblia diz claramente que somos salvos pela graça mediante a fé, e que isso não vem de nós nem de obras, para que ninguém se glorie. Devemos viver da maneira mais justa que pudermos, agradecidos a Deus pelo dom inestimável que Ele nos concedeu, ou seja, a nossa salvação, cujo preço Cristo pagou na cruz".

Obviamente ninguém beberia na frente de Deus como a tirinha do Laerte retrata. Mas a questão que quero abordar não é essa. A questão é que, ao meu ver, existem coisas as quais as pessoas discutem agradar ou não agradar a Deus. Vou dar um exemplo. Eu pratico Kung Fu a 3 anos. Minha noiva não vê nada demais nisso (até gosta de me ver fazendo algum esporte), mas minha sogra vê problemas. Fiquei muito triste com isso, e fui conversar com meu pastor. Sabe a qual conclusão eu e ele chegamos? Que minha prática de Kung Fu não desagrada a Deus. Desagradaria se esta prática me desviasse Dele. Como? Por exemplo, se eu deixasse de ir à igreja para ir à academia treinar, ou se eu desse mais importância ao treino do que ao meu relacionamento com Deus, ou se eu me deixasse influenciar pelas companhias (por que muita gente sem muita coisa na cabeça treina isso também). Ao invéz disso, tento eu ser uma influência para as pessoas que comigo treinam, tentando lhes mostrar o quanto Cristo pode fazer diferença na vida de alguém.

Se o Kunf Fu tomasse, em meu coração, o lugar que Cristo deve ocupar e ocupa, ou se ele me levasse à práticas erradas, como à violência ou ao ocultismo, ai sim isso desagradaria à Deus, e muito! Minha sogra não é capaz de abrir sua mente para isso, e eu respeito sua posição. Mas resolvi que eu não pararei de treinar artes marciais por causa disso. Posso incomodá-la, mas sinto em meu coração que não incomodo à Deus. O dia em que sentir que isso o incomoda, pararei imediatamente.

Então, o que eu digo é que, se uma pessoa ama a Deus e quer seguí-lo, obviamente vai querer saber se algum das coisas que ela faz são ou não do agrado Dele. Beber moderadamente ao meu ver não tem problema algum. Já fizemos um estudo na classe de jovens da escola bíblica dominical da minha igreja acerca desse assunto e chegamos à conclusão de que o consumo de bebidas alcoólicas de forma moderada não é pecado. Mas nem todos podem beber, já que algumas pessoas possuem pré-disposição genética ao álcool, a metabolizando de forma diferente em seus organismos. Estas pessoas não conseguem se controlar com a bebida e bebem muito, passando da conta.

Mas muitas pessoas, crentes em Jesus, acham que beber uma gota sequer de álcool é pecado. Isso é generalismo indiscriminado! Eu bebo de vez em quando, e nunca consigo passar de 1 latinha de cerveja, por que perco a vontade de beber e vou logo para os sucos e refrigerantes!

É claro que isso é apenas um exemplo. Existem muitas outras coisas que geram este tipo de divisão de opiniões entre crentes. Mas não pense que, como na tirinha, haverá divisão nos céus. Isso não, essa idéia é errada! Estaremos todos juntos, adorando e louvando a Deus eternamente, em uma vida de paz eterna.

O que a gente não pode ter dúvida é que temos que amar a Deus, aceitar a Jesus como nosso salvador e orar, pedindo que o Consolador, o Espírito Santo, testifique em nossos corações o que devemos fazer para agradar à Deus. Se fizermos isso sinceramente, Deus não nos desamparará.

4 de janeiro de 2003

BALANÇO



Muito inspiradora esta tira do Laerte, não? Mas falando sério, sempre tive o habito de parar para pensar nas coisas da vida, no que eu fiz, no que eu deixei de fazer. Tenho percebido que o que o Pr. Marcílio (o pastor que me batizou), assim como qualquer outro pastor sério que exista pelo mundo, dizia aos novos convertidos em Cristo, que nossas vidas não iriam ser uma maravilha por que aceitamos a Jesus, mas que as coisas tenderiam a ficar piores, já que vivemos em um mundo onde o errado é certo e o certo é errado. Realmente muitas coisas pioraram em minha vida depois que me converti. Ai você poderia me dizer que eu sou louco por que o que eu deveria procurar era algo que facilitasse minha vida, que eu deveria procurar um meio de vida que fosse menos complicado.

Ai existe um porém. Cristo disse para aqueles que quiserem segui-lo tomar suas cruzes e segui-lo. Seguir a Cristo não significa deixar de ter problemas, mas sim em entender que não os enfrentamos sozinhos, e ao mesmo tempo, que eles não são importantes, uma vez que nossa vida terrena é tão infinitamente pequena comparada com nossa vida eterna, que passaremos ao lado de nosso salvador, ai sim, sem enfrentarmos nenhum problema sequer. Por isso o lugar se chama paraíso, não é verdade? A "arte" da coisa é conseguir que os problemas não influenciem nosso caráter e nosso modo de agir justamente perante nosso amado criador.

O fato de se passar por dificuldades também é bem relativo. Muitos crentes em Jesus não tem problemas sérios em suas vidas, muitos outros tem. Isso se deve ao que Deus quer trabalhar em nossas vidas. Ele faz o necessário em nós para que nos tornemos aquilo que ele quer que sejamos. Alguns orgulhosos precisam ter sua vida massacrada pelo mundo para reconhecerem que sem Deus nada somos, outros já não precisam disso para reconhecer isso. E por ai vai...

Algumas vezes nos desesperamos pois somos humanos. Isso é normal, faz parte. O lance é nunca esquecermos que nada acontece por acaso. Tudo tem um motivo. De tudo tiramos lições para o futuro, tudo é oportunidade de louvar a Deus. Louvá-lo nas dificuldades é difícil mas correto, pois nas dificuldades e problemas é que temos a oportunidade de mostrarmos o quanto cremos em Deus, de aperfeiçoar nossa fé e nosso amor para com Cristo.

3 de janeiro de 2003

O ANO É NOVO MAS MUITO CONTINUA IGUAL

Feliz ano novo! Eu e minha noiva fomo à Santos para a passagem de ano, na casa de meus tios. Na verdade passamos a virada no Guarujá. Olhe algumas fotos ai:















Foi muito jóia! Calor, praia e comida, quase todo dia. Maravilha!!!

Dia 14 começa meu estágio na Sanasa aqui em Campinas. Espero que tudo dê certo este ano. Mas infelizmente o ano novo não é capaz de apagar algumas coisas do passado, e o pior, com ele aparecem algumas coisas que deveríamos esquecer.

Tenho passado por um momento conturbado. No meio do ano passado orei para que Deus trabalhasse em minha vida para que eu me tornasse o homem que ele queria que eu fosse, mesmo que para isso eu tivesse que ir para o fundo do poço. Um mês depois eu estava sendo demitido (a empresa em que eu trabalhava quebrou). Isso desencadeou uma série de coisas na minha vida, coisas que foram me detonando cada vez mais e mais. Ninguém é de ferro, então eu comecei a ficar triste, abalado emocionalmente, duvidando se eu poderia levar a cabo meus sonhos de vida. E isso tem envenenado meu relacionamento, chegando a este ponto em que eu estou tão confuso que nem sei direito o que eu sinto em relação à minha noiva e à minha própria vida. O estranho é que não tenho dúvidas quanto a Cristo operando em minha vida. Então entrei em um conflito brabo, por que sempre pedi a Deus que me enviasse a mulher com quem eu passaria o resto da minha vida junto, aquela que ele havia separado para mim, para ser minha esposa até a minha morte. E ele me enviou minha atual noiva. Então por que este sentimento conflitante? Por que este sentimento de querer ficar sozinho e ao mesmo tempo querer ficar com ela? Sim, ela age imaturamente em várias situações, assim como eu me comporto também. Mas me pergunto se eu agüentaria estar casado e passar o resto da minha vida do lado de alguém imaturo como ela, pois ela age de forma espantosa quando é contrariada... pode até ser um defeito meu achar que só eu faço sacrifícios, pois sei que ela também faz os dela... me acho egoísta e mesquinho por pensar assim, então fiquei pensando que se o problema não é com ela (e parece-me que não o é) então o problema é comigo e eu não sei o que fazer, pois me sinto ferido, machuco a ela e ninguém esta feliz. E ela me ama... me ama mais do que qualquer outra pessoa... como eu sou estúpido por me sentir assim. estúpido, mas 100% humano.

Creio que, como eu disse à minha noiva, o tempo irá se encarregar de curar estas feridas, assim como nos ensinará a não nos machucarmos tanto. Mas para isso, precisamos de sabedoria e maturidade. Estes são dons dados por Deus... que ele nos dê isso, pois não sei se por amor (espero que sim), por temência a Deus (por ser minha noiva uma benção de Deus em minha vida) ou por teimosia própria (traço marcante de minha personalidade) é que continuarei com minha noiva, se Deus permitir e ajudar, até o final de nossos dias. Que seja pelo amor, assim espero. Sei que um relacionamento envolve sofrimento também. Mas que o prazer e a felicidade sejam mais abundantes em nossos corações do que a tristeza e a dor